Saber promover a sua empresa na internet é muito importante para o sucesso, evitando o risco de cometer erros que se mostram comuns no processo de divulgação de empresas.
Os erros prejudicam a lucratividade e até as ações voltadas para divulgar o seu negócio. Se o objetivo para a empresa é obter resultados mais específicos, bem pensados e otimizados, ter um planejamento para divulgação é importante.
Ao pensar e criar o planejamento de marketing e publicidade, se os processos não foram bem estruturados, erros na parte de divulgação podem ocorrer e comprometer o resultado, impactando o sucesso do posicionamento da marca, das campanhas e até o seu desenvolvimento.
Sendo assim, entender como divulgar, as melhores práticas de marketing e os erros que devem ser evitados são maneiras do seu negócio crescer e ter ótimos resultados.
Como fazer uma boa divulgação
Seja nos meios tradicionais ou na internet, uma boa divulgação é crucial para posicionar seu negócio e converter clientes.
Independentemente do empreendimento, seja uma empresa de paisagismo ou uma loja especializada em objetos de decoração, é necessário se posicionar corretamente, de maneira a conseguir que seu negócio seja bem-visto.
Pensar nas principais estratégias que podem ser implementadas com qualidade é o modo de conquistar excelentes resultados. As mais utilizadas são:
- Marketing de conteúdo
Que o marketing digital é importante para promover os negócios, isso não é novidade.
Ao combiná-lo com técnicas de marketing de conteúdo, é possível aumentar o número de leads (potenciais clientes), o reconhecimento da marca e ter mais credibilidade no mercado, oferecendo soluções úteis.
Por meio da produção de materiais relevantes, em diferentes formatos, as empresas de cabeamento estruturado, por exemplo, podem investir na criação de artigos, vídeos, infográficos, e-books e outros conteúdos diferentes para chamar a atenção do público.
- Redes sociais
As mídias sociais são muito mais do que um espaço para compartilhar fotos e vídeos.
Isto posto, as empresas podem aproveitar todo o poder das plataformas para se relacionar com os potenciais clientes ao criar páginas da marca, compartilhando informações, interagindo com os usuários e fortalecendo a imagem do negócio e a presença no digital.
- Mídia paga
Os motores de busca (Google, Bing, Yahoo, entre outros) são utilizados diariamente pelos internautas para pesquisar termos e solucionar dúvidas.
Os buscadores apresentam boas oportunidades no marketing digital e a melhor maneira de aproveitar é investir em links com anúncios pagos nos ambientes.
Sendo assim, os resultados patrocinados que aparecem em destaque no topo da página, acima dos resultados orgânicos, em todas as buscas são anúncios.
Estas são apenas algumas das estratégias e oportunidades que podem ser aproveitadas nos negócios, seja em uma pizzaria Assis ou em outros segmentos.
Erros comuns no processo de divulgação de empresas
Apesar das estratégias citadas acima serem muito eficientes e impactantes, as empresas podem cometer erros durante o processo de divulgação, erros estes que podem colocar a credibilidade e sucesso da marca em jogo.
Assim, dedicar tempo para entender e corrigir potenciais falhas são maneiras de ter ótimos ganhos, se diferenciando dos concorrentes, além de conquistar excelentes resultados.
Desta maneira, conhecer os erros cometidos na divulgação é um jeito de evitá-los. Os principais são:
- Uso de linguagem inadequada
No momento de fazer a divulgação, não é incomum ter empresas que utilizam uma linguagem inadequada com o público com o qual deseja se comunicar, seja por não conhecer sua audiência ou só considerar a rede em que a divulgação é realizada.
Esse é um dos erros mais comuns entre empresas e demanda bastante atenção, pois a comunicação correta é necessária para que os objetivos sejam alcançados.
Isso acontece principalmente com empreendimentos em fase inicial que costumam utilizar, por exemplo, uma linguagem engessada demais. O inverso não é incomum e pode comprometer a credibilidade do empreendimento.
Considerando que o propósito geralmente é o de atrair leads qualificados e interessados nas soluções que a sua empresa oferece, não ter uma linguagem adequada pode interferir nos resultados.
Deste modo, estude o público do seu negócio, seja ele um fornecedor de revestimento 3d para sala ou uma loja de roupas, e coloque em prática uma linguagem estratégica para conquistar os futuros clientes.
- Copiar fórmulas sem adaptá-las à realidade do negócio
Esse é outro erro muito comum durante a divulgação, a cópia de fórmulas de sucesso pensando que por terem funcionado, automaticamente trarão resultados ao negócio também, independentemente do segmento, público, necessidades e características específicas.
É muito comum que as empresas se inspirem no logotipo de outra marca ou em alguma ação, seja por admirarem esses negócios ou por conta dos resultados alcançados.
No entanto, isso é um equívoco, pois, em primeiro lugar, o que está em alta pode não se encaixar no perfil da sua empresa e público.
Implementar o que está na moda, sem ter um contexto pode levar a marca a perder sua identidade.
O interessante é ficar de olho nas tendências e tentar adaptá-las à realidade da sua consultoria empresarial, visando obter o melhor que estas possibilidades têm a oferecer.
- Falta de métricas e objetivos
É comum ver empresas que começam a atuar no mercado sem definir os seus objetivos com clareza.
Isso é um erro que pode fazer com que qualquer resultado alcançado não seja realmente bom para o empreendimento, além de dificilmente poder ser considerado.
A ausência de métricas é outro fator que pode atrapalhar nas análises. Não identificar os pontos positivos e negativos de cada ação, por exemplo, pode tornar complicado o processo de ter dados confiáveis e consistentes para tomadas de decisão.
Isto posto, a falta de objetivos e métricas não possibilita identificar tendências ou reconhecer o que pode funcionar no seu empreendimento de forno de lastro com vapor.
- Não ter uma equipe profissional
Muitos empreendedores sabem da importância de ter uma equipe de profissionais qualificados para o marketing e divulgação.
Ainda assim, alguns decidem realizar essas ações, seja por conta dos custos ou por não entenderem a importância de um marketing qualificado.
A atuação de forma amadora pode comprometer o sucesso do negócio, pois não agrega resultados positivos, estratégicos ou qualificados para alcançar as metas da empresa.
Além disso, podem comprometer o posicionamento e visibilidade da marca, com o público vendo a empresa de maneira menos profissional.
O ideal é ter uma equipe de marketing especializada ou investir na contratação de uma agência que possa ajudar a planejar as ações de divulgação, visando gerar excelentes resultados ao seu negócio.
- Esquecer do conteúdo
Falar dos produtos e serviços da sua empresa e não pensar no conteúdo do hotel em Caetité Bahia é um erro.
Empresas que tendem a postar conteúdos somente focados nos produtos e serviços podem perder seguidores nas redes sociais.
Isso acontece porque a internet é um universo interativo. Os usuários não querem apenas receber conteúdo, querem interagir e participar.
O público não quer só informações sobre as soluções da empresa, precisam entender como elas soluciona suas dores.
Mais ainda, eles desejam opinar e contribuir com as discussões. Esse movimento também é importante, pois ajuda a alinhar o que a sua marca oferece com as necessidades e desejos dos consumidores, alcançando outras pessoas.
Você pode e deve divulgar os produtos e serviços da sua empresa, mas não se limite a isso. Investir em conteúdos de qualidade e diversificados são formas de atrair mais leads e ter mais oportunidades de vendas.
- Falta de frequência nas postagens
Criar um calendário para as postagens e segui-lo é muito importante para o sucesso dos negócios.
A fidelização de clientes, por exemplo, é um dos ganhos que o empreendimento pode ter ao investir em um bom calendário.
Quando o cliente percebe que não há uma movimentação nas redes sociais da marca, isso pode causar uma estranheza e, consequentemente, um afastamento, que pode dar preferência aos concorrentes.
Além disso, o próprio algoritmo pode entender que o site/perfil não tem tanto valor, reduzindo a entrega dos materiais.
Deste modo, a falta de frequência é considerado um erro que compromete as vendas e aproximação dos clientes.
- Não ter um planejamento
No sentido contrário, alguns empreendedores têm a ideia de que postar vários conteúdos pode fazer com que as pessoas conheçam mais a empresa.
No entanto, o que muitos não sabem é que o marketing digital exige boas estratégias. Conhecer bem o público-alvo, definir formato e pontos específicos das publicações e ações cruciais para evitar erros.
Outro ponto importante é identificar o tipo de mensagem, a frequência e os melhores horários para as postagens, além de identificar as palavras certas para as mensagens.
Como corrigir erros do processo de divulgação?
Os erros podem ser evitados investindo em boas estratégias, colocando em prática procedimentos como:
- Definição de metas;
- Contratação de colaboradores experientes;
- Desenvolvimento de um bom planejamento;
- Acompanhamento dos resultados;
- Uso de dados e informações;
- Limites de tempo para as campanhas;
- Definição de métricas, metas e objetivos.
Com estes passos, negócios como o de vending machines e de outros setores podem ter ótimos resultados na parte de divulgação.
Portanto, evitar erros nos processos de divulgação são maneiras de se destacar no mercado com um bom desempenho no marketing digital, ter a confiança dos clientes e muito sucesso.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.