A abertura de uma loja virtual é uma prática cada vez mais comum entre os comerciantes dos mais variados ramos. Atualmente, é difícil ver uma empresa que não tenha suas operações no e-commerce, o comércio eletrônico.
Afinal, com o mundo cada vez mais conectado, tudo ocorre com maior frequência nos meios digitais, incluindo a venda de produtos e serviços.
Se você está prestes a abrir a sua loja virtual ou iniciou as operações da sua empresa no e-commerce há pouco, fique atento, há alguns erros que devem ser evitados ao máximo no início dessa trajetória.
Dito isso, vamos conhecer 5 dos erros mais comuns no início de uma loja virtual e como você pode evitá-los para que o seu negócio tenha um melhor desempenho.
Lojas virtuais
Como dito anteriormente, hoje, praticamente toda empresa aposta nas lojas virtuais para crescer as suas operações. Isso porque o e-commerce cresce cada vez mais no mundo todo, inclusive no Brasil.
Segundo dados da Ebit Nielsen, empresa de pesquisa de mercado virtual, o faturamento das lojas digitais no Brasil no ano de 2021 foi de R$182,7 bilhões. O número, que é já é gigantesco, representa um crescimento de 27% com relação ao ano anterior, 2020.
É possível encontrar as mais diversas lojas em ambiente virtual, de todos os tipos de produtos. Você pode achar uma loja de roupas, de sapatos, de equipamentos eletrônicos e até mesmo uma construtora industrial que ofereça seu catálogo de serviços online.
Por isso, é altamente recomendado se adaptar a essa tendência e adaptar o seu negócio às plataformas digitais. O problema é que muitas empresas tentam fazer essa implementação sem se preparar da maneira correta.
5 erros mais comuns no início de um e-commerce
É comum cometer alguns equívocos, sobretudo no início de um projeto. Dito isso, conheça agora os 5 erros mais comuns, que normalmente são encontrados no início de lojas virtuais, sejam elas varejistas ou até mesmo empresas de orçamento móveis sob medida.
Dessa forma, você também saberá como evitar tais práticas ao iniciar as operações da sua marca no ambiente digital.
Não ter boas estratégias de marketing
O primeiro erro da lista é um dos mais comuns, e também um dos principais a se evitar. Muitas empresas quando iniciam suas operações no e-commerce não traçam boas estratégias de marketing.
Atualmente, o marketing digital é uma das principais maneiras de atrair, reter e conquistar novos clientes. Dentre as principais estratégias de marketing que você pode adotar, lembramos das seguintes:
- Marketing de conteúdo;
- Marketing de atração (Inbound Marketing);
- Marketing de relacionamento;
- Marketing orgânico;
- Marketing de recompensas.
É essencial que você estude qual das estratégias mais irá se adequar ao seu comércio, produtos e serviços disponibilizados. Então, você deve pensar na forma mais eficiente, traçando um plano completo sobre como suas campanhas irão operar.
Por exemplo, se você tem uma empresa que administra condomínio que acabou de iniciar suas operações com uma loja virtual, pode ser interessante investir em estratégias de marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo, resumidamente, foca em produzir um material de qualidade sobre tudo o que uma marca oferece, com artigos completos, vídeos, imagens, postagens interativas e muito mais.
É essencial que as pessoas saibam o que a sua empresa oferece e, sobretudo, como ela pode atender às necessidades dos potenciais clientes.
É essencial que você procure entender os problemas dos consumidores e mostre como seus produtos e serviços podem ser a solução que eles buscam.
Não definir um público-alvo
O segundo erro, também muito comum e que deve ser sempre evitado é a não identificação e adaptação ao seu público-alvo. Afinal, quem serão os seus clientes? Qual nicho de consumidores irá se interessar pelos seus serviços?
No exemplo que citamos anteriormente, seria necessário focar no mercado de administração predial, conhecer os potenciais consumidores do meio e, principalmente, adaptar-se a essa clientela.
Se você não tem um público-alvo definido, fica difícil traçar estratégias de marketing, para atingir o nicho desejado. Ademais, seus produtos e serviços podem parecer confusos quando tentam atingir muitos mercados diferentes.
Não adaptar o seu preço ao mercado
Outro erro comumente verificado em lojas virtuais iniciantes é a falta de adaptação aos preços do mercado, isto é, quando as empresas não têm preços competitivos. Esse erro, muitas vezes, está relacionado com o anterior.
Afinal, se você não identificou o seu nicho no mercado, pode ser mais difícil adaptar os valores de seus produtos se orientando pelo meio.
Pense, por exemplo, em uma empresa que ofereça serviços diversos de arquitetura. Ao se identificar e adaptar-se ao nicho de potenciais clientes deste meio, será necessário moldar o preço dos serviços ao padrão do mercado.
Evidentemente, se o seu produto oferecer grandes diferenciais, o projeto arquitetônico preço cobrado pela sua empresa pode ser maior. Caso contrário, a maior competitividade se dará comparando os valores de empresas concorrentes.
Mas lembre-se também de calcular corretamente os custos. Você não deve tentar se adaptar aos valores do mercado se, no final das negociações, tiver prejuízos. É necessário calcular os valores de custo dos serviços.
Não fazer um bom planejamento financeiro
O quarto erro tem relação com o último parágrafo do tópico anterior. Muitas empresas que estão iniciando não fazem os cálculos corretos dos gastos com relação aos ganhos, ou seja, não possuem um bom planejamento financeiro.
É essencial realizar todos os estudos e cálculos dos processos que farão a sua loja virtual funcionar. Primeiramente, você deve calcular qual o valor para produzir cada produto ou oferecer os serviços disponíveis.
Também é necessário fazer as contas de quanto custa para manter a plataforma da sua loja virtual online, principalmente se estivermos falando de um site com domínio próprio.
Ademais, outros valores entram na balança, como quanto é investido nas estratégias de marketing e no valor de frete dos produtos.
Outro valor que deve ser calculado é o custo para manter o espaço físico da sua empresa. Se a sua companhia fosse um escritório de arquitetura Feira de Santana, que iniciou as operações online, por exemplo, é essencial ver o quanto é gasto periodicamente para manter o escritório operando.
Ou seja, para que a sua loja virtual tenha um bom desempenho, desde o começo, é importante realizar um bom planejamento financeiro, completo, com todos os fatores citados e outros que forem averiguados.
Não ter um diferencial
Por fim, o quinto erro da lista, extremamente comum e relativamente grave, a falta de um diferencial para destacar a sua empresa das demais.
O e-commerce é um ambiente cada vez mais amplo e competitivo, já que engloba um número cada vez maior de empresas diferentes, se a sua loja não tiver nenhum destaque, algo que a diferencie, fica difícil crescer em meio às concorrentes.
Como citamos anteriormente, uma empresa sem nenhum produto ou serviço que seja especial irá competir quase que exclusivamente em valores, o que torna as vendas mais difíceis.
Você pode se diferenciar de diversas formas. As principais, que costumam trazer mais destaque e resultado são a diferenciação em produtos e serviços. Inove naquilo que você oferece, busque sempre disponibilizar o melhor, com qualidade e eficiência.
Uma empresa construtora, por exemplo, pode oferecer um serviço completo de construção de um forro de gesso acartonado estruturado, produto complexo com diversas vantagens a outras estruturas mais simples.
Mas você também pode ter o seu destaque na forma de se comunicar com os consumidores, por exemplo, criando uma relação mais próxima entre sua marca e seus clientes.
O importante é não ser apenas mais um, caso contrário, a competitividade fica muito mais difícil.
Quanto menos erros, maior a chance de sucesso
Em conclusão, é sempre importante ter em mente essa frase, quanto menor o número de erros que você cometer na sua empresa, maior a chance da sua marca crescer positivamente no mercado.
Pode parecer uma lógica simples e um tanto quanto óbvia, mas é muito comum vermos alguns empreendedores tentando fazer cada vez mais atividades variadas e perdendo o foco nas operações de suas empresas.
Uma loja virtual deve ter o seu planejamento feito passo a passo, item por item, de maneira cuidadosa que vá gerar resultados positivos e valiosos.
E, para evitar os 5 principais erros que listamos, encontrado no início de muitos e-commerces, faça o oposto das práticas descritas.
Estude, escolha e aplique as estratégias de marketing que melhor atendem às necessidades da sua marca.
Desta forma, um potencial cliente que pesquise por um produto online, como “empresas de engenharia civil em curitiba”, por exemplo, encontrará sua loja especializada.
Entenda qual o seu público alvo, após defini-lo, adapte-se a compreender suas necessidades e saiba como sua loja virtual pode supri-las da melhor forma.
Tenha o melhor planejamento financeiro possível, para equilibrar todos os gastos mensais da empresa com os seus ganhos, afinal, o lucro é essencial. Ademais, tenha preços que possam competir no mercado com a concorrência.
Por fim, invista em maneiras de fazer com que sua empresa tenha um diferencial, para se destacar e tornar a sua marca uma referência no mercado.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.