Marketing Digital

5 passos importantes para aumentar o movimento na sua loja virtual

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Provavelmente você deve se perguntar sempre como aumentar o movimento da sua loja virtual, e essa dúvida não é exclusivamente sua. Afinal, muitos empreendedores também se questionam como se destacar no mundo dos negócios online para se manterem em franco crescimento. 

Enquanto o desenvolvimento de uma loja virtual pode ser feito de forma fácil, devido a modernos modelos disponíveis em plataformas digitais especializadas, o lançamento com sucesso pode ser um pouco mais complicado, assim como atrair os leads – os clientes em potencial. 

Para empreendedores inexperientes, isso pode ser uma batalha a ser trabalhada, mas com as estratégias certas, é possível aumentar o movimento da sua loja virtual e obter mais vendas enquanto presta serviço como adm condominial residencial e empresarial, por exemplo.

Como aumentar o movimento da loja virtual?

A evolução contínua da internet, e todas as tecnologias envolvidas, reflete nos hábitos de consumo da sociedade, levando a mais pessoas dispostas a comprar em uma loja virtual por diversos motivos, entre os quais:

  • Disponibilidade ampla de produtos e serviços;
  • Entrega facilitada;
  • Preços competitivos;
  • Sites e-commerce dedicados para nichos.

Com tanta variedade de lojas virtuais que podem ser encontradas, é necessário que a sua se destaque com estratégias próprias do marketing digital, como a prática de SEO (Search Engine Optimization) e do marketing de conteúdo.

Dessa maneira, é preciso trabalhar o movimento da sua loja virtual de forma efetiva e qualificada, atraindo e nutrindo os clientes em potencial, pois o futuro do seu negócio online depende dessa ação contínua. 

O tráfego de leads e clientes formais justifica uma classificação mais alta nas SERPs (Search Engine Result Page), as páginas de resultado do motor de busca, principalmente no Google, que responde pela maior parte das pesquisas em todo o mundo. 

O uso de plataformas de rede social para falar sobre projetos de arquitetura também é uma recomendação de profissionais da área de marketing digital. 

Além disso, você deve garantir que o seu público-alvo encontre soluções para os problemas, desejos e anseios na sua loja virtual. 

Isso significa entender as necessidades dos seus clientes em potencial e decidir se o tráfego deve ser de curto ou longo prazo. 

Outro ponto que você deve entender é que ao definir o ROI (Return Over Investiment, o retorno de investimento) sobre o marketing digital, é fundamental ter clareza sobre os objetivos propostos, o total que pode ser investido e qual porcentagem de retorno definirá uma estratégia eficaz.

Somente com esse planejamento claro, e o devido acompanhamento dessa métrica, é que todas as estratégias empregadas ao longo do tempo poderão ser avaliadas e as melhores ações identificadas.

Assim, é possível determinar um orçamento seguro e todo o esforço que pode ser empregado para contribuir no alcance de metas e objetivos definidos. 

Com isso estabelecido, seguem 5 passos importantes para aumentar o movimento da sua loja virtual.

  1. Publique conteúdo valioso e interessante

A intenção dos consumidores dita o que você pode ou não publicar, e isso pode ser reconhecido a partir de perguntas que os clientes fazem e quais os problemas que exigem solução.

Dessa forma, você e sua equipe de marketing digital podem produzir um conteúdo orientado a soluções e propostas que a sua loja virtual pode oferecer. 

Esse primeiro ponto exige lembrar que os clientes estão em uma jornada de compra, e passam algum tempo avaliando as vantagens e desvantagens em adquirir junto a sua marca, realizando comparações com a concorrência.

Desse modo, o primeiro passo é promover um conteúdo valioso e interessante para o público-alvo, respondendo às dúvidas dos leads com profundidade, de modo a mostrar seus diferenciais e a expertise na área – conquistando mais relevância e credibilidade.

O conteúdo valioso também é educacional, devendo ser de fácil leitura, compreensível, prático e, de todas as maneiras, útil. 

Outro ponto fundamental quanto ao conteúdo é compartilhar experiências e histórias pessoais em canais como o blog e redes sociais, pensando que, se um cliente chega à sua loja virtual procurando ajuda, ele pode se colocar na posição de um consumidor satisfeito com a sua marca e se identificar com as histórias contadas.

Nesse quesito, ainda, o Google classifica o conteúdo altamente valioso, pois as pessoas querem materiais genuínos e que possam ajudá-las de alguma maneira a entender, por exemplo, sobre laudo técnico engenharia civil, o que reduz a taxa de rejeição de forma significativa.

Essa é uma prática de SEO essencial para a sua loja virtual, pois sinaliza que o marketing de conteúdo ajuda os usuários e, por isso, merece uma posição de classificação mais alta, inclusive nas páginas de produto.

  1. Atualize seu conteúdo da loja virtual

Há determinados conteúdos que valem a pena receber uma atualização regular, para que assim você não caia no ranqueamento do Google. 

Um conteúdo desatualizado pode contar com estatísticas incoerentes para o momento em que o usuário faz a pesquisa, por exemplo, com uma afirmação desatualizada ou equivocada, prejudicando a experiência do usuário.

Com isso, o conteúdo pode perder o interesse ou se tornar irrelevante, ou pode estar relacionado a um produto ou serviço que não está mais disponível na sua loja virtual pelos mais variados fatores, o que não é interessante para se manter competitivo.

Deste modo, além de conteúdo atualizado e a monitoria desses materiais, vale apostar também em textos, vídeos e podcasts perenes, ou seja, com temas que não precisam de uma revisão recorrente.

Isso mostra ao Google, assim como para seu público interessado em laje protendida vantagens e desvantagens, que a sua loja virtual é profissional e se preocupa em se manter atualizada sobre a área em que atua para entregar a melhor experiência sempre.

  1. Lance campanhas de guest post

O guest blogging, ou postagem de convidados, é uma tática do marketing de conteúdo em que você publica conteúdo de valor para outros sites, com o intuito de obter um backlink para a sua loja virtual. 

A ideia é apresentar um tópico de conteúdo e, logo após, compartilhar em sites confiáveis e com domínio forte, que envolvem o mesmo público-alvo que sua empresa, expandindo o alcance e relevância.

Assim, caso o site que atende a empresa de elevadores thyssenkrupp aceite seu argumento, você pode escrever um artigo que concilie a estratégia de ambas as empresas.

Com isso, esse parceiro irá publicar omaterial sob a sua assinatura e, como recompensa, você pode incluir um backlink para a loja virtual dentro do conteúdo. 

O objetivo é duplo pois, de um lado, o backlink direciona um tráfego orgânico e qualificado para o seu site e, por ser um parceiro confiável, também ajuda a reforçar a sua posição no ranqueamento do Google. 

Mais ainda, ele também pode ser beneficiado pelo conteúdo de valor divulgado na plataforma.

Com isso, você promove sua marca para um público diferente, mais amplo, e que pode acessar seu conteúdo a partir de um site que já confia e serve como referência. 

O segredo a ser revelado é que, para uma postagem de guest blog bem-sucedida, é preciso escrever um conteúdo que não se apresenta excessivamente promocional sendo, ao mesmo tempo, de alta qualidade. 

Você pode apresentar argumentos relacionados ao seu público-alvo e os produtos que disponibiliza, e demonstrar como sua loja virtual é um caminho para se resolver problemas de consumo.

Ou ainda, disponibilizar um material unicamente informativo sobre a área e dores comuns, se lembrando de colocar o valor do negócio e do conteúdo em primeiro lugar, e pensar na venda como uma consequência. 

  1. As imagens devem ter alta qualidade

Os usuários de internet gostam de ver boas imagens em sites, pois elas quebram o texto e valorizam as palavras que estão escritas.

Para melhorar a reputação da sua loja virtual, é importante usar imagens de alta qualidade, contextualizando os itens para anunciar os produtos e serviços de empresas terceirizadas para condomínios, por exemplo, com cuidado quanto aspectos como:

  • Dimensões corretas;
  • Personalização da marca;
  • Relevância para o conteúdo;
  • Visibilidade e dinamicidade.

As imagens de alta qualidade fazem parte de toda a estratégia para aumentar o movimento da sua loja virtual, inclusive para melhorar a reputação no Google, já que é possível praticar o SEO por meio de tags alt, isto é, o nome que se salva uma foto ou uma figura.

As tags alt descrevem, de forma breve, do que se trata a imagem, e é muito útil para o Google, bem como para os usuários da sua loja virtual. 

  1. Melhore o tempo de carregamento da loja virtual

O Google conta com os Core Web Vitals, que são métricas voltadas ao carregamento de um sitee de toda a sua loja virtual. 

Isso porque as métricas como taxa de satisfação e conversão de leads podem ser baixas, caso um site demore muito para carregar.

Por isso, você precisa conseguir uma velocidade de carregamento que atenda aos Core Web Vitals do Google, seja uma empresa administradora de condomínio ou uma construtora de imóveis.

Para verificar a velocidade da sua loja virtual, a internet está repleta de testadores gratuitos, e isso é imprescindível para quem quer aumentar o tráfego de forma qualificada. 

Conclusão

Esses 5 passos são importantes para aumentar o tráfego da sua loja virtual, desde que tenha como foco melhorar a experiência do cliente, e assim ranquear melhor nas SERPs e vender mais, aumentando a receita e o lucro. 

A consistência é um elemento fundamental dentro do planejamento do marketing digital, seja uma empresa de reforma de residência ou uma loja virtual de roupas e calçados.

Conforme você e sua equipe de marketing posta conteúdo valioso regularmente, monitora a velocidade do site, adiciona imagens de alta qualidade e lança uma campanha abrangente de guest post, a autoridade de domínio online se eleva. 

Por fim, consegue-se consolidar esse posicionamento como a loja virtual preferida dos clientes, e garantir uma classificação alta no Google, e todos os benefícios que isso proporciona.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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