Ícone do site CRM Web Cloud

6 sugestões para manter sua equipe motivada

Existem vários fatores capazes de interferir na motivação dos funcionários de uma empresa. Em outra época, os líderes acreditavam que apenas um bom salário era suficiente para manter a produtividade em alta, agora, eles sabem que o dinheiro é apenas um dos itens.

Uma pessoa pode até permanecer no emprego pelo dinheiro, mas quando surgir uma oportunidade ela vai pular fora. Inclusive, sua desmotivação é perceptível pelos líderes mais atentos. Esse colaborador até mantém um nível de produtividade aceitável, mas bem abaixo do que se estivesse motivado.

Então, o que fazer para manter a equipe motivada, além do benefício financeiro? Será que presentes exclusivos podem ajudar nesse processo? Confira as sugestões abaixo.

  1. Reconheça a contribuição da equipe

Para alcançarem os resultados desejados, sua equipe se dedicou, vestiu a camisa e trabalhou muito. É decepcionante não ser reconhecido por isso. Assim, sempre reconheça o quanto a equipe ajuda nas conquistas de resultados, mesmo que eles não sejam tão positivos.

Os feedbacks são úteis para motivar e reconhecer o trabalho. Mostrar os pontos fortes de cada um e explicar quais questões precisam ser trabalhadas. Só tome cuidado para não ser rude e gerar o efeito contrário, ou seja, desmotivar o funcionário.

  1. Ofereça oportunidades de crescimento

As pessoas não querem ficar para sempre no mesmo cargo. Quando entram em uma empresa buscam aprendizado e querem crescer, conquistar outras áreas e agregar ao seu currículo.

Reconheça quando um funcionário é bom e não tente prendê-lo na sua equipe. Mostre que existem oportunidades de crescimento dentro da própria empresa para não perdê-lo.

  1. Comemore as vitórias conquistadas

As vitórias não devem passar em branco. Fechou aquele cliente? Bateu a meta do mês? Reúna a equipe e proponha uma comemoração. Pode ser um almoço, um jantar e até mesmo um happy hour.

Em alguns casos, vale pensar em presentes exclusivos. Por exemplo, quem deu a maior contribuição para atingir a meta ganha um dia de folga, uma viagem ou um mimo especial.

  1. Escute o que as pessoas têm a compartilhar

Sua equipe tem muito a dizer e você, como líder, você deve estar sempre aberto a ouvir. Quando as pessoas tentam trazer suas opiniões e são ignoradas e, às vezes, até barradas de se expressar, acabam desmotivadas com aquele ambiente de trabalho.

Reserve um momento para ouvir, peça contribuições e sugestões. Existem casos em que o funcionário enxerga algo a mais, uma ideia que você ainda não tinha pensado e vocês, como equipe, podem colocar em prática.

  1. Defina metas e recompensas

É importante definir metas a serem atingidas, para que a equipe entenda onde tem que chegar, mas saiba que ela espera algo em troca. O processo é natural, se a pessoa vai dedicar o tempo e as ideias dela, o que irá receber? O dinheiro é uma das opções esperadas, mas nem sempre a que deixa mais motivado.

Ao explicar as metas, fale sobre as possíveis recompensas caso atinjam em menor tempo. Por exemplo, a equipe vai receber um kit exclusivo do novo cliente, será sorteada uma viagem para um dos integrantes ou todos vão ganhar um vale compras.

  1. Promova treinamentos e incentive o desenvolvimento

Os colaboradores chegam à empresa com um nível de conhecimento e experiência. Eles estão livres para fazer cursos por fora, mas isso pode incentivar a busca por outro emprego. Assim, promova treinamentos e incentive o desenvolvimento de cada um dentro da sua equipe.

Aqui os feedbacks podem ser úteis. Se você percebeu que os funcionários têm mais dificuldade na questão X, promova um curso ou workshop para falar mais sobre o assunto e desenvolver essa habilidade. Também é válido incentivar a troca de ideias e colocar a própria equipe para ajudar um ao outro. 

Sair da versão mobile