Marketing Digital

7 métodos para melhorar a performance da sua loja virtual

6 Mins read

A performance da sua loja virtual não está alcançando os resultados esperados? Saiba que é possível melhorar isso a partir de diferentes técnicas.

O e-commerce é um componente fundamental das operações de qualquer empresa que está posicionada na web.

Como todo trabalho a longo prazo, é necessário ficar de olho nas métricas para verificar a saúde financeira do empreendimento.

O texto que você vai começar a ler agora aborda 7 métodos para que a sua loja virtual cresça exponencialmente!

Acompanhe esse material para entender o que pode atrapalhar o desenvolvimento de uma empresa no âmbito digital – e como isso deve ser resolvido.

7 métodos para melhorar a sua loja virtual

É senso comum pensar que um e-commerce de livros infantil cristão é mais fácil de gerenciar do que uma livraria física.

Em certos aspectos, isso é verdade. Há despesas típicas de um negócio presencial que não marcam presença, como:

  • Aluguel;
  • Conta de luz;
  • Conta de água;
  • Infraestrutura.

Por outro lado, como ocorre em qualquer negócio, também existem obstáculos e dificuldades que devem ser considerados para trazer melhores resultados. 

A seguir, vamos listar 7 formas de aprimorar os resultados de lojas virtuais, confira!

  1. Faça cross-selling e up-selling

Seja na página de uma paisagista de jardim ou de uma consultoria de estilo, quanto mais tempo o visitante passa navegando nela, maior é a chance de se transformar em um cliente.

Há duas técnicas de vendas muito indicadas para isso: o cross-selling e o up-selling.

O cross-selling consiste em oferecer um produto complementar ou adicional àquele que o cliente está interessado (ou até mesmo já adquiriu).

O up-selling consiste em mostrar um produto mais avançado do que aquele que o consumidor está interessado.

  1. Foque na otimização do site

A loja virtual tem que ser tratada com o mesmo esmero que a sede física de intercâmbio agências.

Em outras palavras, todas as decisões relacionadas ao site (design, layout, plataforma de hospedagem, opções de pagamento e velocidade de carregamento) tem que ser as melhores possíveis.

Afinal, a experiência do cliente precisa ser de alto nível – e um site com boa navegabilidade é vital para isso.

Atente-se a qualquer problema de carregamento e renderização. Conte com um webdesigner para resolver questões desse tipo.

  1. Otimize seu conteúdo

A otimização tem que ir além do site: o conteúdo que é publicado nele também conta muito nessa hora.

Os links mais clicados na web são aqueles que respeitam as normas de SEO, um conjunto de boas práticas de legibilidade e indexação.

Usar palavras-chaves populares, criar meta descrições atrativas, pensar em títulos interessantes e organizar as postagens com subtítulos são exemplos de técnicas de SEO.

Isso tudo não é mero detalhe: o site da produtora de televisão que segue essas diretrizes aparece nas primeiras posições do Google!

  1. Use as redes sociais a seu favor

Talvez a maior vantagem da internet seja a grande variedade de plataformas e ferramentas para impulsionar a divulgação de serviços, produtos e negócios.

O empreendedor de sucesso consegue olhar para todas as opções e avaliar quais fazem mais sentido para ele – e, nesse caso, as redes sociais com certeza fazem toda a diferença.

Facebook, Twitter, Instagram e TikTok se consagraram como sites extremamente populares ao redor do globo.

Isso sem falar nas possibilidades de interação, extremamente benéficas para construir relacionamentos duradouros com os clientes do restaurante argentino Moema.

Portanto, a posição que a sua marca adota no Twitter tem que ser atrativa e relevante para alavancar as conversões.

  1. Escolha bem as métricas

As métricas de desempenho estão entre os componentes mais importantes para garantir o sucesso de uma operação de e-commerce.

Existem várias métricas bastante utilizadas hoje em dia: ticket médio, taxa de conversão, número de cliques e impressões, tempo de navegação, entre tantas outras.

Procure saber mais sobre o assunto. Estude o que são KPIs, como eles podem auxiliar e como devem ser medidos.

E, o mais importante: escolha aqueles que realmente fazem sentido para os objetivos do pet shop que vende areia de gato biodegradável.

  1. Contrate uma plataforma de excelência

Todo e-commerce em expansão tem que ser apoiado por uma plataforma de qualidade, sem exceções.

São as plataformas que garantem que o site fique online 24 horas por dia, mesmo em picos de acesso e quedas de energia.

As melhores plataformas possuem capacidade para suportar um volume alto de acessos e dão liberdade criativa para os gestores pensarem em layouts inovadores.

As formas de pagamento também são responsabilidade dessas empresas. Então, elas são, efetivamente, quem coloca o e-commerce para funcionar.

Pesquise o mercado, consulte amigos e colegas de profissão, procure por avaliações e depoimentos de clientes. Não negligencie essa etapa, pois ela pode definir o futuro do seu negócio.

  1. Cuide do atendimento

É claro que o fator humano também conta muito! Por último, mas não menos importante, vamos falar um pouco sobre essa parte.

O atendimento chega a ser ainda mais importante nos e-commerces, já que os clientes em potencial não têm a possibilidade de ver e tocar os produtos ao vivo.

Um time de atendentes capacitados e treinados é de extrema importância – seja antes, durante ou após a compra.

Poucos se atentam para o fato de que o trabalho da empresa de preço instalar energia solar não termina após o serviço ser contratado e realizado.

É essencial perguntar ao cliente o que ele achou da experiência, se ele voltaria a contratar o mesmo serviço e o recomendaria para outras pessoas.

Erros que diminuem o desempenho de uma loja virtual

Tão importante quanto saber como melhorar sua loja é entender o que não deve ser feito em termos de estratégias e componentes do site.

Leia os tópicos abaixo para saber quais são as piores práticas – e, claro, confirmar se você não está fazendo nenhuma delas!

Descrições pouco detalhadas

Lembra quando dissemos que o consumidor não tem a possibilidade de visitar um e-commerce para conferir os produtos ao vivo.

Justamente por isso as descrições de cada item colocado à venda no site tem que ser as mais detalhadas possíveis.

O título e a ficha técnica não bastam. Esforce-se para especificar as funcionalidades principais, as características que o diferenciam de outros produtos e os benefícios de adquirir aquele item.

Cadastro muito extenso

Coletar dados de cada cliente que faz uma compra é, sim, indispensável para o sucesso de um negócio.

No entanto, muitas lojas virtuais exageram na extensão dos formulários de cadastro.

Vale prestar atenção nesse aspecto: o cadastro da sua loja é grande demais? Pede muitas informações complementares?

Se você respondeu “sim” às duas perguntas, cuidado: as pessoas provavelmente estão deixando de adquirir seus produtos por conta disso!

Sistema de busca falho

O sistema de busca é um grande auxiliador na hora de fazer compras online, isso é unanimidade.

Por essa razão, a qualidade da previsão de pesquisas e dos itens mostrados conta muito para uma boa experiência.

Isso quer dizer que, se o sistema do e-commerce não atende aos clientes com qualidade, a jornada deles vai ficar comprometida.

Poucas formas de pagamento

Outro fator predominante para um e-commerce bem sucedido é oferecer várias formas de pagar por aquilo que se deseja comprar.

Cartão de crédito e débito, boleto bancário e até pix estão entre as opções indispensáveis a qualquer loja hoje em dia.

Pense na comodidade do seu cliente e amplie as suas opções o quanto for possível. Assim, mais pessoas ficarão satisfeitas com a cesta básica alimentar.

Falta de responsividade

Um site responsivo é um site que é plenamente navegável em qualquer dispositivo, seja computador desktop, notebook, smartphone ou tablet.

As estatísticas de pessoas que acessam a internet pelo celular só tem crescido nos últimos tempos.

Deste modo, os donos de e-commerces têm que se manter informados a respeito das novas tendências para não ficarem para trás.

Investir em design responsivo é uma das palavras-chave na hora de oferecer experiências realmente qualificadas para o maior número de usuários – e não perder a conversão de nenhum deles!

Logística pouco eficiente

Um ponto fraco das compras online é a ansiedade da espera pela chegada do produto.

Grandes empresas do ramo virtual são reconhecidas pela velocidade na entrega e pelos fretes acessíveis.

Por essa razão, a logística é um fator que deve ser priorizado pela gestão de qualquer e-commerce.

Caso contrário, as pessoas não receberão suas compras no tempo previsto e certamente ficarão insatisfeitas.

Não fazer remarketing

O abandono de carrinho é bastante comum e nem sempre quer dizer que a pessoa desistiu da compra ativamente.

Afinal, o abandono também pode ocorrer caso a pessoa tenha esquecido de fazer o check-out, a conexão de internet falhou ou mesmo porque recebeu distrações ou propostas distintas.

Nesse caso, não deixe de praticar o remarketing: envie um lembrete ao usuário por e-mail e invista em anúncios focados na reconversão dele.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagens relacionadas
Marketing Digital

De que forma o CDP capacita o marketing preditivo e a análise de dados?

3 Mins read
Explore como o CDP para setor farmacêutico e as plataformas de CDP revolucionaram o marketing preditivo. Acesse o Portal Tudo Sobre CDP e saiba mais.
Marketing Digital

Como uma agência SEO em Portugal pode transformar o seu negócio

2 Mins read
A presença online é hoje um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa. Em um cenário altamente competitivo, contar com o…
Marketing Digital

Criação de conteúdo no Instagram: Os segredos para engajar em 2024

6 Mins read
O Instagram continua evoluindo de forma dinâmica, impactando a maneira como marcas e criadores se conectam com seu público. Em 2024, entender…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *