Marketing Digital

A importância do Pinterest no marketing de conteúdo

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Ninguém duvida que as redes sociais se tornaram plataformas indispensáveis para que as empresas obtenham sucesso na gestão do seu negócio, entre as principais opções hoje, o Pinterest é uma das que merece destaque. 

O Pinterest é uma rede social que já conta com mais de 300 milhões de usuários. De fato, ela é conhecida por ser um portal no qual é possível encontrar lindas imagens sobre os mais diversos assuntos. 

Diante disso, acaba sendo uma fonte de inspiração para vários empresários, além de ser uma plataforma com a qual o usuário pode contar para realizar atividades de diferentes nichos. 

Um exemplo disso pode ser o de um arquiteto que, durante um projeto, quer mostrar ao seu cliente algumas opções de moldura de gesso com LED

Para isso, ele acessa a plataforma e obtém uma série de fotos com modelos de moldura que podem agradar ao cliente. 

Mas, de qualquer forma, o Pinterest pode ir muito além quando o assunto é marketing de conteúdo para empresas. 

De fato, ele pode ser aplicado para várias estratégias, o que significa conquistar resultados interessantes com o uso dessa rede social. 

Isso ocorre por um motivo muito simples, atualmente, as pessoas não realizam compras sem antes fazer pesquisas para ter a certeza de estar adquirindo aquilo o que desejam de fato. 

Nesse sentido, o Pinterest se torna uma plataforma indispensável dentro das estratégias de negócios de uma companhia, que pode revolucionar a sua maneira de impactar os seus clientes ao saber como utilizar a rede social a favor do seu negócio. 

Por isso, entender a importância do Pinterest é um passo essencial para garantir que o marketing de conteúdo de uma marca possa oferecer bons resultados. Para saber mais sobre o tema, basta seguir na leitura deste artigo. 

O que é o Pinterest?

Muitas pessoas que não sabem exatamente o que é o Pinterest podem ter a impressão errada de que ele é uma plataforma para quem quer ter acesso a várias imagens. De fato, esse é um dos fortes da rede social. 

No entanto, ela pode ser muito mais do que isso. Afinal, ela permite que o usuário descubra, salve e compartilhe ideais de forma descomplicada. Na navegação pelas publicações da rede, que são chamadas de pins, é possível obter inspirações diversas. 

Além disso, o usuário pode criar pastas, que podem ser privadas ou de acesso público, para gerenciar as suas preferências de acordo com os assuntos que lhe interessam. 

O Pinterest surgiu em 2010 e hoje se tornou um dos primeiros mecanismos de busca visual a nível mundial, o que significa que essa rede social conquistou o seu espaço de forma marcante no mundo virtual. 

Há várias ferramentas presentes na plataforma que ajudam um usuário a encontrar mais facilmente imagens de uma pintura em fachada ou de qualquer outro assunto que deseja verificar e conhecer melhor. 

Nesse sentido, o Pinterest pode ser um mecanismo de busca muito mais eficiente para os usuários do que o das páginas convencionais que ajudam em diversas pesquisas virtuais. Por isso, ele se torna uma ferramenta indispensável para as empresas.

Para entender o que isso significa na prática, é válido conhecer os impactos que o Pinterest pode trazer para uma empresa. 

Alguns deles são:

  • Aumentar o reconhecimento da marca;
  • Alcançar novos públicos em todo o mundo;
  • Permitir um envolvimento com os clientes;
  • Aumentar as vendas.

Diante desse cenário, não há como negar que essa rede social pode ser o caminho para ampliar as estratégias de marketing de conteúdo, o que gera resultados incríveis para companhias de diferentes nichos. 

Como usar os principais recursos do Pinterest para empresas? 

Uma pessoa que deseja investir em estética pode não conhecer bem todos os tratamentos disponíveis. Por isso, ela vai pesquisar até encontrar uma harmonização facial feminina, por exemplo, que atenda aos seus desejos. 

Nesse processo, pode ser que ela não consiga decidir se não encontrar fotos de como fica o resultado de quem passa pelo procedimento. 

Sendo assim, uma clínica de estética precisará investir em fotos para fornecer esse dado ao seu público. 

O Pinterest já sabe como o seu público atua dentro da rede, na prática, 84% dos usuários visitam a plataforma enquanto estão decidindo o que comprar.

Além disso, 98% das pessoas já experimentaram algo depois de encontrá-lo no Pinterest.

Por fim, vale mencionar que 77% dos usuários afirmam ter descoberto novas empresas, marcas ou produtos na rede social, ou seja, uma empresa especializada em mini wedding casamento não pode deixar de considerar uma ampla atuação na plataforma. 

Sendo assim, é fundamental começar realizando um cadastro no Pinterest, criando uma conta comercial. 

Depois disso, já é possível criar pastas e inserir pins, e organizá-las conforme o desejo e estratégia que mais faz sentido para a empresa.

Há alguns recursos especiais que devem ser considerados pelas companhias que já perceberam o valor do Pinterest para as suas estratégias de marketing de conteúdo. Por isso, conhecê-las é fundamental para uma ação mais efetiva. 

  1. Botão “salvar” para sites

O botão “salvar” para sites é uma das ferramentas que ajuda os usuários a saberem mais sobre a sua empresa, acompanhando os posts dela e salvando imagens na plataforma. 

Depois da instalação, ele possibilita que o usuário salve todas as imagens do site com um clique, levando esse arquivo diretamente para as pastas que ele possui no Pinterest.

  1. Shop the Look

Muitas vezes, ao se deparar com um chaveiro personalizado atacado, o usuário deseja encontrar aquele produto para comprá-lo. Para facilitar o processo, o Pinterest criou o recurso Shop the Look.

Aqui, o usuário pode simplesmente clicar na imagem do item que deseja adquirir para ser levado diretamente ao link de compra. A identificação desse recurso é feita com pontinhos brancos que ficam sobre as fotos dos produtos. 

Para utilizar o Shop the Look, o usuário precisa ter uma conta comercial ativa, criar o pin e clicar na etiqueta para marcar os produtos. 

Em uma foto de avental personalizado masculino, será necessário inserir o link de destino da compra e a imagem do item.

  1. Pinterest Lens

Também vale mencionar que o Pinterest oferece uma ferramenta de pesquisa chamada Lens. 

Ela funciona como uma busca pela câmera, ou seja, o usuário pode tirar uma foto para encontrar pins semelhantes na plataforma. 

Isso facilita de maneira interessante a vida do usuário, que ao ver uma pulseira de papel personalizada, por exemplo, pode encontrar o produto com poucos cliques pelo celular, tirando uma foto e realizando a busca na rede social. 

Essas são apenas algumas das possibilidades oferecidas pelo Pinterest, que facilitam tanto a vida das empresas quanto a dos potenciais clientes de uma forma interessante. 

Como fazer marketing no Pinterest?

Depois de entender um pouco mais sobre o que é o Pinterest e algumas das ferramentas que ele oferece aos usuários, fica mais simples perceber como é possível fazer marketing de conteúdo nessa rede social.

De fato, há várias ações que ajudam nesse processo. A primeira delas pode ser a organização dos conteúdos por meio das palavras-chave que são buscadas pelos usuários. 

Ao criar pastas, por exemplo, é possível alimentá-las sempre com as novidades e inserir descrições que levem em conta as principais palavras-chave que o público da sua empresa costuma utilizar para contratar os seus serviços. 

Ao mesmo tempo, é essencial investir nas imagens que serão utilizadas na página criada para atuação no Pinterest. Sendo essa a rede social das imagens, nada mais apropriado do que oferecer fotos incríveis na plataforma.

Além de serem fundamentais para levar informações aos clientes, imagens de qualidade são atrativas para os usuários. Isso faz com que eles cheguem mais rapidamente nos seus conteúdos postados no Pinterest. 

Outro ponto que vale a pena ser considerado é a integração do Pinterest com outros canais da empresa. Isso porque os usuários que já estão presentes em outras plataformas que a empresa atua conseguem chegar ao perfil da marca no Pinterest.

Sendo assim, uma companhia que vende plano de internet não precisa estar limitada ao seu site ou perfil de outras redes, podendo inclusive trazer mais para perto o seu público que já a acompanha em outras redes sociais.

Diante de tudo isso, não há como negar que o Pinterest é uma plataforma que pode ajudar de maneira importante no marketing de conteúdo de uma companhia, uma vez que ajuda na divulgação do trabalho dela de forma informativa e ilustrativa. 

Considerações finais

Portanto, entre as várias estratégias de marketing que podem ser usadas por uma empresa, uma das que mais contribui para o sucesso e reconhecimento dela no mercado é a do marketing de conteúdo. Para isso, o Pinterest é uma plataforma de suma importância. 

Afinal, a criação de um perfil nessa rede social é um modo de se comunicar com o público, de levar informações sobre produtos e de inspirar os clientes com imagens bonitas e devidamente trabalhadas. 

Por isso, não deixe de apostar nessa ferramenta indispensável para os dias atuais e construa uma linda página no Pinterest para a sua empresa, que se destacará na plataforma e conquistará cada vez mais seguidores. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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