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Co-marketing: o que é e como implementar

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A inovação faz parte do mundo dos negócios e o co-marketing se faz presente para que duas ou mais empresas possam se aproveitar de momentos de divulgação, com menor custo e maior alcance. 

Para cada estratégia de divulgação que uma empresa empreende, mais espaço em mídias tradicionais e digitais ela consegue. 

Com o fortalecimento de uma outra organização, ambas as marcas alavancam estratégias inovadoras e com mais potencial de alcance, impacto e o benefício da credibilidade agregada, fazendo algo criativo para atrair o público consumidor e integrar as bases de contato.

Uma maneira de moldar o nome e a fama de uma marca é fazer parceria com outra organização com os mesmos valores e público, a fim de comercializar produtos e serviços, sendo o co-marketing a maneira de fazer isso.

Ao construir colaborações significativas com outras marcas, o co-marketing ajuda a fornecer valor duradouro ao público e aumenta/melhora a imagem da marca.

Definição de co-marketing para empresas

Co-marketing refere-se a uma colaboração entre duas ou mais marcas que desenvolvem uma campanha publicitária conjunta para atingir um objetivo mútuo e atender o cliente com experiências integradas e de mais valor, seja para divulgar conserto de nobreak ou ao desenvolver a parceria com uma marca de roupa.

Por conta dessa característica, a técnica também é conhecida como marketing de parceria, e pode reunir uma fabricante e profissionais técnicos em diferentes pontos do país.

Vale a pena implementar o co-marketing para qualquer marca que queira ampliar a esfera de público, aumentar o reconhecimento junto ao público-alvo e experimentar um novo tipo de conteúdo de maneira econômica.

Como marca, o co-marketing permite que a empresa forneça conteúdo exclusivo, promovendo ambas. 

A melhor vantagem é que o co-marketing não parece um truque de marketing forçado. 

Para isso, é fundamental escolher os parceiros com sabedoria e criar uma campanha que seja relacionada e relevante para o público-alvo de ambas.

Sendo assim, recorrer à criatividade já ajuda muito no co-marketing, desde que executivos e gestores de uma consultoria empresarial estejam atentos às oportunidades.

A importância do co-marketing na publicidade

O co-marketing visa oferecer benefícios mútuos para as marcas participantes da campanha.

Em outras palavras, esse tipo de estratégia pode melhorar a reputação dos negócios, criar conteúdo exclusivo e economizar muito dinheiro.

Alavancar novas parcerias em várias frentes de negócios abre novos caminhos para mais talentos trabalhando dentro de um mesmo projeto – desde que se relacionem.

Além disso, colaborar com outra marca também permite alavancar o número de clientes. 

O co-marketing também permite compartilhar o risco – o que reduz falhas- e aumenta a capacidade de marketing à medida que se divide o orçamento com outra empresa parceira.

Por outro lado, o co-marketing também pode ser usado para validar uma marca que perdeu a fidelidade ou o apelo do cliente.

O co-marketing também ajuda um escritório contábil a promover relacionamentos com marcas fora do próprio domínio, unificadas em torno de uma causa comum. 

De qualquer maneira, se apresenta como uma forma de construir uma rede de potenciais clientes qualificados, orientados a conversões, e que se mostram mais receptivos ao negócio.

Desde a colaboração em recursos, habilidades e experiência até o compartilhamento de ROI (Return Over Investiment), isto é, retorno de investimento, e visibilidade mais altos, o co-marketing permite que se obtenha o melhor de todos os mundos de maneira econômica.

Implementação de estratégia de co-marketing

O objetivo mais importante ao construir uma estratégia de co-marketing para uma empresa de engenharia civil é garantir que o propósito e as metas do projeto sejam semelhantes para ambos os parceiros, alcançando pessoas qualificadas.

Se um parceiro quer leads, mas outro quer vender ingressos para o próximo evento anual, pode haver certa dificuldade em criar uma campanha que atenda a ambas as metas. 

Para não haver qualquer tipo de problema, é possível aperfeiçoar a estratégia de co-marketing estabelecendo ao menos 4 etapas distintas. 

  1. Selecione o parceiro certo

Ao selecionar uma marca parceira para co-marketing, o melhor é dar preferência à qualidade em vez da quantidade. 

Em vez de bombardear com um discurso para muitas empresas de energia solar em Fortaleza, o ideal é fazer uma pesquisa própria e, ao fim, selecionar um parceiro que corresponda às metas de uma campanha de marketing. 

No entanto, é preciso se colocar no lugar do outro e entender os desafios que se pode resolver com a parceria. 

Por exemplo, se uma marca deseja expandir o alcance na área de atuação em que possui parte do mercado consumidor, o que se pode oferecer é uma promoção local com ela.

Dessa forma, a racionalidade e a honestidade devem fazer parte da apresentação da história da marca para o parceiro-alvo. 

É vital garantir que o parceiro faça parte do quadro geral e que esteja ciente dos objetivos. Em outras palavras, é preciso olhar pelo aspecto de terceiros, e não sob a própria visão.

Também é preciso estabelecer a autoridade, mas sem exageros. O objetivo é fazer com que o parceiro em potencial veja algum valor na proposta.

  1. Defina metas que beneficiem a parceria

Co-marketing é sobre fazer esforços em direção a um objetivo comum, como uma marca responsável por instalar insulfilm janela residencial com parceria de administradoras de condomínios particulares que podem encontrar benefícios para oferecer aos clientes e parceria.

Após definir objetivos mútuos, deve-se especificar indicadores de desempenho mensuráveis ​​para acompanhar o progresso. 

Geralmente as empresas utilizam a estratégia SMART para definir as metas, que devem ser compostas por características como:

  • Specifics – Específicas;
  • Measurable – Mensuráveis;
  • Attainable – Atingíveis;
  • Realistic – Realistas;
  • Time-bound – Prazo definido.

Essa estratégia permite planejar as entregas com sabedoria.

Mas, antes de iniciar a campanha de co-marketing, é preciso informar ao parceiro sobre a visão e expectativas da campanha, se abrindo para trabalhar em conjunto com os objetivos da outra parte também.

  1. Decida o tópico e o cronograma

Uma vez que o planejamento é classificado, a execução tem início. 

Para planejar o conteúdo, ambas empresas precisam ter uma planilha informando os itens essenciais e acionáveis, como temas de campanha, juntamente com funções, responsabilidades e cronogramas para a equipe consultar e trabalhar.

Ao decidir os temas da campanha, ambas as partes precisam pensar do ponto de vista do cliente para produzir um conteúdo mais relacionável. 

Usar imagens, vídeos e experiências autênticas para o desenvolvimento de um forno de lastro com vapor, por exemplo, é uma maneira de fornecer conteúdo que ressoe com as pessoas.

Fazer uma pesquisa de mercado adequada ajuda a fornecer conteúdo de qualidade específico para os clientes, gerando conversões significativas. 

Os profissionais de marketing de conteúdo seguem uma variedade de técnicas para aprender sobre o que os clientes estão procurando e fornecê-las adequadamente.

Ao finalizar o conteúdo, é preciso se concentrar na criação das entregas do próximo estágio, isto é, a distribuição do conteúdo. 

Para isso, ambas as partes devem trabalhar em diferentes meios para preencher o conteúdo por meio de páginas de destino compartilhadas, e-mails, redes sociais e blogs. 

Trabalhar com várias equipes leva mais tempo do que o processo normal. Assim, planejar com antecedência ajuda a todos a economizarem tempo e terem mais eficiência.

  1. Elaborar o contrato

Como acontece nos negócios, a parceria de co-marketing também deve estar vinculada a um acordo. 

Com um acordo formal em vigor desde o início, as empresas possuem um documento para voltar se algo der errado e ter clareza sobre as responsabilidades de cada parte.

A seguir está uma lista do que deve constar em um contrato:

  1. Metas – Metas compartilhadas que se gostaria de alcançar ao final da parceria;
  2. Cronogramas – Prazo em que se deseja terminar a campanha;
  3. Entregáveis – Resultados finais que se pretende entregar com cada campanha específica;
  4. Orçamento – Valor que se está disposto a destinar para a campanha em conjunto;
  5. Disseminação de conteúdo – Plataformas em que se deseja distribuir o conteúdo, como redes sociais, e-mails, páginas de destino e outras ferramentas de comunicação;
  6. Cláusula de confidencialidade – Para proteger estratégias, números e informações críticas de uma marca, seguindo as medidas de segurança.

Com isso, se uma empresa optar por agrupar os produtos com outra empresa, será preciso definir um orçamento para promoções e decidir sobre o modelo de participação nos lucros. 

Um acordo de parceria reúne todas as etapas que dois parceiros realizaram em troca de produtos ou serviços e os termos legais. 

Depois de fechar os termos, ambas as empresas estão prontas para executar a estratégia de co-marketing.

Benefícios do co-marketing para empresas

Quando implementado corretamente, o co-marketing pode levar a muitos benefícios para as organizações participantes. 

Notavelmente, quando se está dividindo o trabalho e as despesas de uma campanha para implementação de vending machines em estações de metrô e rodoviárias, por exemplo, uma empresa pode obter mais do investimento em si. 

Além disso, a parceria com outra organização pode aumentar o alcance, ajudando a obter exposição a um novo público. 

Uma organização também pode melhorar o reconhecimento da marca e aumentar a fidelidade por meio do co-marketing.

Conclusão

As campanhas de co-marketing funcionam como um encanto se uma empresa deseja adicionar criatividade à estratégia de marketing. 

No entanto, não se deve hesitar, e muito menos brincar com diferentes tipos de ideias. Basta saber escolher um parceiro, definir as metas, definir os tópicos de conteúdo e cronogramas. 

Por fim, não se pode esquecer de declarar tudo em um documento em forma de contrato, para evitar qualquer falha de comunicação e garantir o sucesso do co-marketing.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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