CotidianoSaúde / Beleza

Como funciona o estimulador muscular?

3 Mins read

Hoje em dia, a eletroestimulação é um dos tratamentos estéticos corporais mais procurados. É uma das técnicas mais exigidas hoje em dia, pois é usada para moldar, perder peso e esculpir o corpo. 

A eletroestimulação é uma técnica que tem sido usada há muitos anos e muito amplamente nos setores de reabilitação e, mais recentemente, em estética e fitness. 

Através do uso de dispositivos que enviam impulsos elétricos para os músculos, as contrações musculares são causadas e, como resultado, um efeito semelhante ao que seria obtido pelo exercício dos músculos.

No caso de tratamentos estéticos, a eletroestimulação funciona como um tratamento de emagrecimento, uma vez que, graças à intensidade que obtemos em cada sessão de eletroestimulação, conseguimos que haja um consumo calórico muito maior do que o que alcançaríamos com um treinamento convencional. 

Essa mudança na maneira como treinamos nos dá resultados espetaculares.

Por sua vez, também melhora ostensivamente a aparência da pele e nos ajuda a eliminar a celulite, aumentando o tônus muscular e, assim, melhorando a flacidez da pele.

O que é um estimulador muscular?

O estimulador muscular é um dispositivo biomédico que gera um estímulo em tensões ou correntes apropriadas para causar ativação neuromuscular. 

Se você está se perguntando sobre como usar o estimulador muscular, você deve saber que a maneira de usá-lo dependerá do efeito que você deseja. Existem três campos onde ele é usado, que são:

  • Reabilitação: É usado para a assistência desenvolvida, para restaurar as funções perdidas pelos órgãos do corpo. Em muitos casos, esse tipo de instrumento é usado em pessoas que sofreram lesões musculares.
  • Aptidão: Os impulsos elétricos causam contrações musculares e, como resultado, o efeito alcançado pelo exercício do músculo é obtido.
  • Estética: A eletroestimulação é usada como um tratamento que ajuda a perder peso, quando combinada com a atividade física, os efeitos são incríveis. Este método permite que você aumente os músculos e diminua a flacidez dos músculos.

Quanto tempo?

As sessões de eletroestimulação muscular geralmente duram 5, 60 e 120 minutos. As sessões de recuperação e aquecimento estão incluídas nesse período.

Em cada sessão, os músculos trabalhados devem ser alternados. Os músculos não devem ser expostos a mais de 80 minutos por dia.

O uso de eletroestimuladores não é adequado para todos. Por exemplo, deve ser evitado naqueles que têm marcapassos, grávidas ou com problemas de epilepsia.

É importante aprender a maneira correta de usar estimuladores musculares, caso contrário, você pode obter o efeito oposto ao desejado. Quando não usado corretamente, a fibra muscular é danificada ou atrofiada.

Um estimulador muscular funciona?

O estimulador muscular funciona, no entanto, deve-se levar em conta que as técnicas realizadas com esses dispositivos só terão efeito se combinadas com atividade física, no caso da estética e da aptidão. 

A eletroestimulação nos faz excitar mais fibras musculares do que podemos recrutar quando o fazemos convencionalmente. Dessa forma, a conversão de gordura em músculo é muito maior quando trabalhamos com eletroestimulação.

Como a gordura ocupa muito mais espaço do que o músculo, a redução de volume é muito verificável e podemos afirmar que o uso de eletroestimulação causa mudanças óbvias.

Todos esses aspectos positivos que a eletroestimulação nos dá podem ser complementados, é claro, com uma dieta para obter o tratamento de beleza ideal, com o objetivo de perder peso.

Confira: Técnicas para aliviar a dor nas costas: Yoga, chás e mais!

Como tirar o máximo proveito da eletroestimulação?

Vimos que a eletroestimulação é uma ajuda importante para manter ou reduzir o peso corporal, uma vez que o consumo calórico é maior do que o convencional, tendo que regenerar o dano muscular na recuperação subsequente e ter o metabolismo ativado por muito mais horas do que no treinamento sem eletroestimulação.

Portanto, é importante, como em qualquer treinamento, descansar pelo tempo que for necessário até que os músculos estejam prontos para um bom treino novamente. 

Esse descanso pode variar de pessoa para pessoa, dependendo do tempo que você precisa para sua recuperação, mas, como regra geral, leva de 2 a 3 dias para o corpo se recuperar, por isso é aconselhável usar eletroestimulação 1 ou 2 vezes por semana.

Cada pessoa regulará a intensidade da carga de acordo com sua aptidão e, é claro, seus objetivos, já que os trabalhos de eletroestimulação e os objetivos a serem alcançados são pessoais.

Postagens relacionadas
Cotidiano

14 coisas para fazer com os amigos em casa

3 Mins read
Esteja você preso dentro de casa ou não, há muitas coisas divertidas para fazer com os amigos em casa. Você pode transformar…
Saúde / Beleza

Herpangina: o que é, sintomas e tratamentos

3 Mins read
Você já ouviu falar em Herpangina? Essa é uma infecção que acontece na cavidade oral de uma pessoa, que é causada por…
CotidianoSaúde / Beleza

Como o home office pode impactar na saúde física?

5 Mins read
Devido à pandemia, muitas pessoas estão trabalhando em casa por necessidade, não por escolha. Contudo, é importante saber como o home office…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *