Marketing Digital

Como tornar sua loja física em um e-commerce de sucesso

6 Mins read

A migração para o e-commerce já não é mais uma mera tendência. Com a popularidade enorme das compras online, fazer essa transição pode significar o sucesso duradouro do negócio.

De acordo com relatório feito pela Neotrust, em 2020, os pedidos de produtos pela internet cresceram quase 70% em comparação com o ano de 2019.

Os e-commerces representam mais praticidade e comodidade para os clientes. Afinal, pesquisar e comparar preços é bem mais ágil pelo Google do que presencialmente.

Além disso, as opções diferenciadas de fretes e descontos, assim como os anúncios bem segmentados, melhoram muito a experiência das pessoas.

Confira neste texto como você pode transformar sua loja física em um e-commerce relevante, por que fazer isso e mais!

Conheça as características principais de um e-commerce

Um site criado especialmente para a venda de cortinas blackout é diferente de um blog, isso é um fato.

A ideia é, realmente, ter uma loja hospedada na internet. Sendo assim, é preciso ter uma estrutura e um time dedicado e capacitado.

Vamos mostrar as principais características do e-commerce nos tópicos abaixo. Observe para entender melhor as possibilidades que esse formato apresenta.

Jornada facilitada

Toda loja virtual tem que ter uma navegação muito fácil para que os clientes possam completar as compras de chuveiro de emergência sem complicações.

O catálogo tem que estar bem organizado, separado por categorias e com descrições completas. A ideia é, realmente, ter tudo disposto em prateleiras – mas de forma virtual.

Os formulários de endereço e forma de pagamento devem ser simples e fáceis de preencher.

Se a pessoa perde muito tempo nessas etapas mais burocráticas, há muitas chances de que ela desista de comprar com você.

Layout responsivo

A população brasileira usa muito os smartphones para acessar a internet. Ou seja, o e-commerce tem que se adaptar bem a telas menores.

A responsividade diz respeito a layouts de sites que são plenamente funcionais em mais de um tipo de tela.

O que quer dizer que o site da financiadora de carros tem que ser navegável tanto em computadores de mesa, quanto em celulares e tablets.

Em um país no qual, segundo o IBGE, 74% dos habitantes usam celulares para fazer compras, esse é, sem dúvidas, um grande diferencial.

Velocidade de carregamento

É importante compreender que quem se posiciona na internet, muitas vezes, estará lidando com uma concorrência até mais forte do que no ambiente físico.

Existem muitos fatores que podem atrair usuários para o seu e-commerce, são eles:

  • Palavras-chave otimizadas;
  • Anúncios instigantes;
  • Preços imperdíveis;
  • Recomendação de amigos.

No entanto, nada disso será suficiente para mantê-lo navegando se a velocidade de carregamento da página não for veloz.

Há uma infinidade de opções de alarmes monitorado na web. Sendo assim, se o usuário acessar uma loja com carregamento lento, basta ele voltar para os resultados do Google e escolher outro link.

Combinação de produtos

A variedade de itens é um dos maiores atrativos que uma loja física pode ter – e no e-commerce não é diferente.

Se existe a possibilidade de navegar por diferentes marcas e tipos de produtos na loja virtual, ela certamente vai fazer sucesso.

Oferecer um leque variado e vasto de opções é garantia de que os visitantes vão passar bastante tempo pesquisando o site especializado em proteção radiológica, ou seja, têm mais chances de serem convertidos.

Não se esqueça de dedicar uma parte do site à organização de tudo o que é oferecido em categorias e filtros.

Assim, a navegação e a pesquisa ficam muito mais ágeis e assertivas, o que melhora muito a experiência do cliente.

Várias opções de pagamento

Poder pagar por um item da melhor forma, não tem preço. Isso inclui oferecer desde as principais bandeiras de cartão de crédito, boletos e até mesmo o mais novo Pix.

Tudo isso é essencial para a satisfação do cliente. Portanto, não deixe de oferecer as opções de pagamento mais pertinentes para o seu público.

Como migrar para o e-commerce

Você já deve ter percebido que fazer a transição para o meio digital não é tão simples. Afinal, são formatos e plataformas diferentes.

Cabe ao lojista entender como realizar essa transformação sem prejudicar a credibilidade e a rentabilidade do curso NR 10, por exemplo.

Confira logo na sequência algumas dicas importantes para elaborar um e-commerce de alta qualidade.

Dedique-se ao planejamento

Passar a investir em e-commerce envolve uma série de decisões e medidas. Em primeiro lugar, não significa que a loja vai parar de funcionar na sede física.

Caso seja interessante, é possível seguir atuando nos dois formatos. Mas, para isso, vai ser preciso alinhar muito bem as metas e necessidades de cada um.

Em todo caso, uma vez que a marca de portaria remota passe a atuar online, será preciso pensar bem nas maneiras de gerenciar o negócio com sucesso.

Isso envolve desde o tamanho da equipe e os conhecimentos de cada profissional até o modelo de trabalho e as ferramentas usadas no dia a dia.

Pode ser interessante centralizar todas as atividades dos colaboradores em uma plataforma especializada, como um CRM ou aplicativos de gerenciamento de tarefas.

Pesquise o público

Começar a vender online significa ter a possibilidade de alcançar um tipo de público diferente daquele que frequenta o estabelecimento físico.

A tecnologia atual oferece uma série de soluções para pesquisar públicos com profundidade. Com o Google Analytics, por exemplo, é possível identificar o perfil de quem visita seu site sem grandes complicações.

As plataformas de anúncios virtuais, como Google Ads, Instagram Ads e Twitter Ads, têm possibilidades de segmentação muito interessantes.

Reunindo dados como localização, tipos de pesquisa, tempo de navegação e origem do tráfego, facilitando assim, para quem trabalha com AVCB bombeiro, podendo traçar um perfil bastante detalhado do cliente ideal.

Conte com uma plataforma especializada

É essencial pesquisar e contratar a plataforma de e-commerce que seja mais coerente com os objetivos e o porte da empresa.

É a plataforma que fornecerá a interface, a apresentação dos produtos e todas as possibilidades de pagamento para os visitantes.

Quem contrata soluções desse tipo também pode personalizar a loja como quiser para melhorar a apresentação da marca ainda mais.

Planeje bem a logística

Quem vende online está lidando com clientes de todo o país. Por isso, é necessário definir bem qual será a cobertura das entregas e como ela vai funcionar.

Todo e-commerce deve ter ferramentas de simulação de frete à disposição dos visitantes.

Também é indispensável estabelecer parcerias com empresas transportadoras a fim de atender a todos com excelência.

Entregar itens errados ou com defeitos está fora de cogitação. Portanto, a estratégia de logística do e-commerce tem que ser muito bem pensada.

Há, ainda, a questão de devoluções e trocas. Toda empresa deve ter uma política bem clara em relação a essas situações para evitar problemas ainda maiores.

Ofereça atendimento de qualidade

A dinâmica de atendimento em uma loja virtual é bastante diferente daquela de uma loja física.

As pessoas interessadas não podem ver ou tocar os produtos presencialmente. Então, todo o processo deve ser bem explicado e aberto a dúvidas.

Além disso, o expediente de um e-commerce funciona de uma forma distinta. Já que o site fica online 24 horas por dia, é necessário investir em tecnologias de automação de atendimento.

Os chatbots são os mais usados, nesse caso. Eles são um tipo de inteligência artificial capaz de conversar com clientes de forma humanizada.

É bom salientar que o atendimento de uma loja virtual vai além do site. Os perfis em redes sociais também contam muito.

Então, monte um time capacitado para lidar com perguntas, elogios e críticas em várias plataformas.

Invista em marketing digital

É primordial aproveitar as várias oportunidades de divulgação que a internet oferece para marcas de todos os ramos.

O marketing digital corresponde a um conjunto bem vasto de estratégias de marketing focadas exclusivamente no meio virtual.

Hoje em dia, é possível veicular anúncios, postagens patrocinadas, produzir conteúdo especializado e falar diretamente com os clientes, tudo pela internet.

As redes sociais mais populares oferecem formatos muito recomendados para engajar o público, desde anúncios até postagens no feed de notícias.

Até mesmo formatos mais antigos, como o e-mail, podem ser muito bem aproveitados pelas marcas, seja para remarketing ou marketing de conteúdo via newsletters, por exemplo.

Se a intenção é manter um canal comunicativo transparente com a audiência escolhida, conhecer as estratégias de marketing digital é imprescindível.

Conclusão

O propósito deste texto é apresentar as formas de migrar um negócio físico para a esfera digital, o e-commerce.

Cada empresa possui uma realidade própria, então, o processo de transição não vai ser o mesmo para todos.

No entanto, é importante seguir as dicas que apresentamos aqui para ter certeza de que essa mudança vai trazer benefícios para a sua empresa.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagens relacionadas
Marketing Digital

De que forma o CDP capacita o marketing preditivo e a análise de dados?

3 Mins read
Explore como o CDP para setor farmacêutico e as plataformas de CDP revolucionaram o marketing preditivo. Acesse o Portal Tudo Sobre CDP e saiba mais.
Marketing Digital

Como uma agência SEO em Portugal pode transformar o seu negócio

2 Mins read
A presença online é hoje um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa. Em um cenário altamente competitivo, contar com o…
Marketing Digital

Criação de conteúdo no Instagram: Os segredos para engajar em 2024

6 Mins read
O Instagram continua evoluindo de forma dinâmica, impactando a maneira como marcas e criadores se conectam com seu público. Em 2024, entender…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *