Marketing DigitalNegócios

Confira 3 dicas que facilitam na hora de fotografar a natureza

3 Mins read

Fotografar a natureza, sem dúvidas, rende belíssimos trabalhos e recordações de lugares magníficos em várias partes do mundo.

Boa parte dos fotógrafos prefere fazer registros de ambientes naturais, como praias, florestas e reservas, pois eles sempre se traduzem em boas imagens, que inspiram sentimentos e sensações.

As paisagens naturais são tão belas que se tornam uma inspiração para qualquer fotógrafo. Por isso, vamos explicar por que fotografar a natureza, como fazer isso e dar algumas dicas sobre o assunto.

Por que fotografar a natureza?

A fotografia é o melhor instrumento para expressar toda a beleza e aprendizado que uma pessoa pode apreciar estando na natureza. Muitas vezes, é difícil expor em palavras, mas uma imagem consegue transmitir o que queremos dizer;

Por meio da fotografia, as pessoas conseguem experimentar coisas que geralmente não conseguem ver e ainda estimula a preservação ambiental, pois além de mostrar a beleza dos recursos naturais, também mostra as suas agressões.

Se uma pessoa se hospedar em uma estadia no interior com café da manhã para tirar fotos de algumas paisagens, nunca se sentirá entediado, independentemente de fotografar paisagem ou vida selvagem.

As paisagens naturais apresentam uma incrível paleta de cores e ao fotografá-las, o profissional pode explorar sua criatividade, por meio de tons variados, como:

  • Verde;
  • Vermelho;
  • Amarelo;
  • Roxo.

Essa variedade de cores traz uma nova dimensão aos pensamentos e inspira o fotógrafo. O clima também muda muito e as nuvens podem assumir formatos muito interessantes ao longo do dia.

Além disso, a maneira como os raios de sol se projetam sobre uma cena também é muito distinta em diferentes horários do dia, o que te permite criar imagens variadas.

Quem fotografa a vida selvagem também vai capturar momentos que nunca mais se repetem, e além de registrar momentos únicos, também é uma forma de relaxar e aliviar o estresse.

Um ensaio fotográfico de grávida em meio à natureza traz vantagens para a gestante e para o próprio fotógrafo, pois será um dia ao ar livre e que vai colaborar com o bem-estar de todos.

Embora a natureza seja muito bela por si própria, e para fazer belas fotografias, é necessário ter algumas técnicas.

Como fotografar a natureza?

Fotografar paisagens é algo que a maioria dos fotógrafos gosta, sendo eles profissionais ou amadores, e algumas maneiras de fazer isso são:

Usar lente grande angular

Lentes de ângulos maiores são ótimas para fotografar paisagens porque mostram uma visão ampla e trazem sensação de espaço.

Também trazem profundidade de campo e ajudam a conquistar velocidades mais rápidas, uma vez que a entrada de luz é facilitada.

Capturar movimentos

Vamos supor que um ensaio de aniversário seja próximo a uma cachoeira e que você queira fotografar a água em movimento, crie um efeito de água branca ao escolher uma exposição longa.

O fotógrafo pode usar o modo TV e escolher uma exposição de 2 ou mais segundos, e caso esteja fotografando durante o dia, melhor usar o filtro ND.

Incluir pessoas

Uma paisagem pode ser complementada por pessoas, como uma criança correndo, uma garota próxima a uma plantação de flores e assim por diante.

O ideal é que ela esteja descentralizada, pois isso ajuda a criar uma imagem mais interessante para o conteúdo da fotografia.

Dicas para fotos na natureza

Para melhorar ainda mais suas fotografias na natureza, existem algumas dicas que vão deixar as imagens belíssimas. São elas:

1.    Observar o ambiente

Portanto, se for entrar em uma mata para fazer um ensaio feminino externo, preste atenção ao ambiente ao redor, depois ele costuma ser de muito silêncio.

Procure ouvir os sons para que o lugar se transforme em um cenário que você conhece bem. Preste atenção aos detalhes e observe todo o local, pois isso pode te ajudar a escolher o que fotografar primeiro.

2.    Pesquisar sobre o lugar

Antes de pegar seu equipamento e sair de casa, procure se informar sobre o horário de visitação, dentre outras informações que te ajudam a se programar melhor.

Converse com pessoas que já estiveram no local antes, se é necessário um guia para fazer as trilhas, algum tipo de veículo, dentre outros.

3.    Leve tudo o que precisar

Além da câmera fotográfica, o fotógrafo precisa de alguns itens para seu próprio bem-estar, como água, lanches, protetor solar, lanterna, saco de lixo, repelente, entre outros.

Considerações finais

Sendo assim, fotografar a natureza é um trabalho e tanto, mas para que as imagens fiquem perfeitas, é necessário conhecer algumas estratégias, que embora simples fazem toda a diferença.

Elas deixam as imagens muito mais bonitas e conseguem expressar toda a beleza que só as paisagens naturais são capazes de proporcionar.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagens relacionadas
Marketing Digital

Saiba como ter um público engajado nas redes sociais

6 Mins read
As redes sociais se tornaram plataformas muito importantes no planejamento de marketing de qualquer tipo de negócio, mas não basta apenas criar…
Marketing Digital

Marketing de afiliados

2 Mins read
O marketing de afiliados é e está se tornando cada vez mais popular. Isso ocorre principalmente porque é um modelo de negócios…
Marketing DigitalNegóciosStartup

Gatilhos mentais: como influenciar a decisão de compra

3 Mins read
No mundo do marketing e das vendas, nada é mais interessante do que dominar as ferramentas e estratégias para ampliar os resultados…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *