CotidianoEducação

Curiosidades sobre o espanhol

4 Mins read

O espanhol está se destacando cada vez mais dentro mundo, ele possui mais de 543 milhões de falantes. Com esta expansão, naturalmente há diversas curiosidades sobre o idioma.  

O espanhol continua a se destacar em todo o mundo. Descubra algumas curiosidades espanholas agora neste artigo.

Qual é a origem do espanhol? Bem, é uma língua indo-europeia que se originou do latim vulgar que era muito falado por soldados, colonos e mercadores do Império Romano.

Geograficamente falando, a origem do espanhol pode ser identificada na parte centro-norte da Península Ibérica. Juntamente com o português, o francês e o italiano, sendo considerados línguas irmãs.

Vamos conhecer outras curiosidades sobre o espanhol? Veja o que temos reservado para você agora!

1. Segunda língua mais falada ao redor do mundo

Segundo os Curso de Espanhol, há mais de 350 milhões de falantes nativos, ocupa o segundo lugar entre os idiomas mais falados em termos de falantes nativos. Está apenas à frente do inglês (328 milhões) e atrás do mandarim (1,2 bilhão).

2. O espanhol é uma língua comum em pelo menos 44 países

O espanhol é amplamente falado em pelo menos 44 países, tornando-se um dos idiomas mais falados de forma geográfica. Fica atrás do inglês (112 países), francês (60) e árabe (57).

Em termos de línguas oficiais, o espanhol é falado em 22 países, alguns dos quais são:

  • Argentina;
  • Bolívia;
  • Chile;
  • México
  • Colômbia;
  • Costa Rica;
  • Cuba;
  • Espanha;
  • Equador;
  • Guatemala;
  • Entre outros.

Além disso, existem diversos países onde ele é usado como sendo uma segunda língua, como, por exemplo: os Estados Unidos.

Segundo dados, o espanhol é falado por mais de 50 milhões de pessoas, principalmente dentro dos estados do sul do país, como a Flórida, Texas e Califórnia.

3. Maior país de língua espanhola: México

Com uma área total de 1.958.201 quilômetros quadrados, o México é o 14º maior país do mundo. Em termos de população, com 126 milhões de habitantes, é o lugar mais falado de espanhol do mundo.

Você conhecia o segundo país que mais fala espanhol? Os Estados Unidos, é a segunda maior população hispano-habrandt do mundo. Em seguida estão Colômbia, Espanha e Argentina.

4. É a primeira língua aprendida nos países europeus e americanos

Europeus e norte-americanos preferem o espanhol como sendo a sua segunda língua, porém o Brasil não fica atrás, pois as escolas brasileiras exigem o espanhol como disciplina regular.

No estado do Rio Grande do Sul, foi aprovada uma lei de obrigatoriedade das escolas públicas.

5. O espanhol tem cerca de 88.000 palavras

O idioma tem 88.000 palavras em espanhol depois de outros idiomas mais complexos como mandarim e até inglês. Isto é relatado pelo Dicionário da Real Academia da Espanha.

Claro, isso não inclui palavras que foram criadas fora da Espanha. De acordo com a lista de Americanismos da Academia Espanhola, existem aproximadamente quase 70.000 palavras fora do país de origem.

Assim, pode-se dizer que há aproximadamente 158.000 palavras em espanhol. É muito importante dizer que falamos um determinado vocabulário oficial e ignoramos o vocabulário não oficial.

6. Esse é o idioma mais fonético

Se você ainda não sabe como se escreve uma determinada palavra em espanhol, também pode pronunciá-la e escrevê-la facilmente e sem erros.

Dentro de um Curso Online de espanhol, você aprende que cada letra representa um som, para que você possa pronunciar exatamente da forma que ela é escrita.

7. O espanhol na Internet é o terceiro idioma mais popular

Com quase 10% dos usuários, o espanhol é o terceiro idioma mais popular na Internet. É a segunda língua mais comum nas principais redes sociais como Facebook e Twitter. Na Wikipédia, é a segunda língua mais importante em termos de número de usuários.

8. A demanda por ensino de espanhol só vai crescer

O uso do espanhol online aumentou nos últimos anos, tornando o idioma a terceira língua mais falada na internet. No ano de 2050, estima-se que existam mais de 750 milhões de pessoas falando em espanhol ao redor do mundo. E por conta disso, é fundamental que os usuários saibam falar esse idioma.

9. O espanhol é uma língua muito rápida

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Lyon, o espanhol é uma das línguas mais rápidas do mundo. Dentro da pesquisa, foram convidados em torno de 60 pessoas a lerem 20 artigos em 7 idiomas.

A velocidade é medida pelo número de sílabas produzidas pelo falante médio por segundo. O resultado é de 7,82 sílabas por segundo, com uma densidade de informação em torno de 0,63.

10. A vogal “E” é a letra mais comum em espanhol

Uma grande característica do espanhol é o seu alfabeto composto por 26 letras mais 3 (ch, ll e ñ).

No ano de 1803 as letras “ch” e “ll” passaram a fazer parte do alfabeto. No ano de 1994 elas foram retiradas de dicionários e bibliografias.

Dentro do alfabeto, a letra mais comum é o “e”, e a palavra mais comum é a proposição “de”. Já a palavra mais longa é esternocleidomastoidite, que tem 25 letras.

11. Os brasileiros são mais propensos a aprender espanhol

Devido às características do espanhol, o espanhol brasileiro é relativamente simples. Português e espanhol são derivados do latim proto-românico:

  • Castelhano é o criador do espanhol;
  • Galego é o início do português em Portugal.

Portanto, são línguas semelhantes, por isso que muitos brasileiros têm vantagem dentro do espanhol: a gama de fonemas do português é maior que a do espanhol.

Assim, é mais fácil para os brasileiros aprenderem a pronúncia espanhola do que para os espanhóis aprenderem a pronúncia brasileira. No entanto, ao aprender espanhol, é muito importante sempre cuidar dos falsos cognatos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Postagens relacionadas
CotidianoTecnologia

Retailtech: o varejo aliado à tecnologia

2 Mins read
Entenda o que é o setor e por que a tecnologia é um dos pilares da evolução do varejo para os próximos anos.
Cotidiano

Ideias de jogos eróticos para casais

4 Mins read
Em um casal de longa data, às vezes é difícil manter vivo o frescor e a paixão que são sempre  necessários em…
CotidianoSaúde / Beleza

Colar de dentição âmbar: uso, segurança e alternativas

3 Mins read
Se você passou algum tempo com bebês ou crianças pequenas recentemente, pode ter visto um punhado deles usando colar de ambar. Esses…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *