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Dicas para evitar fraudes ao tirar o E-CNPJ

O certificado digital de pessoa jurídica, ou e-CNPJ, é um documento eletrônico essencial para gestores de empresas e empresários que desejam transmitir credibilidade ao assinar documentos e acelerar processos burocráticos sem precisar se deslocar fisicamente de um lugar para outro – tudo é feito online.

Hoje, é possível executar uma série de tarefas online que podem envolver o uso de documentos e o compartilhamento de informações sensíveis. Por este motivo, muitos optam por utilizar o certificado eletrônico para realizar qualquer transação online em segurança. 

O que é o E-CNPJ e como ele funciona?

O certificado digital de pessoa jurídica (e-CNPJ) trata-se da versão virtual do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), e tem como principal objetivo o reconhecimento de empresas no âmbito virtual.

Com modelos variados, ele permite a execução de diversas tarefas burocráticas com validade jurídica. O recurso é altamente eficaz, sendo mais seguro do que a utilização do documento físico na internet.

Quais as vantagens de usar o E-CNPJ?

Há muitas vantagens em se utilizar o e-CNPJ, e uma das principais é a segurança que o mesmo proporciona. Isso ocorre porque todas as informações contidas no documento são criptografadas e não podem ser visualizadas ou acessadas por terceiros. Outras vantagens incluem:

Essas são apenas algumas das diversas vantagens em se ter um certificado eletrônico para pessoas jurídicas. Para escolher o modelo de e-CNPJ ideal entre o A1 e A3, é importante optar por aquele que se alinha às necessidades da sua empresa.

Como tirar o E-CNPJ?

O e-CNPJ deve ser emitido por uma Autoridade Certificadora (AC) reconhecida pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras). Em primeiro lugar, é necessário acessar a plataforma da certificadora e durante toda a etapa de emissão. Ela fornecerá informações pertinentes sobre os prazos, documentos necessários e como instalar o certificado.

No entanto, para a emissão é preciso que o titular tenha em mãos um CNPJ válido em sua versão física. Sem o documento, não é possível emitir o documento digital. Caso tenha dúvidas, pode entrar em contato com a certificadora por meio dos canais de atendimento disponíveis.

Dicas para evitar fraudes ao tirar o E-CNPJ

Para evitar fraudes ao emitir um certificado digital de pessoa jurídica, é indispensável escolher uma Autoridade Certificadora de confiança, que tenha o devido reconhecimento da ICP-Brasil. Com a crescente busca por documentos eletrônicos, existem golpistas que se passam por certificadoras, para extorquir dinheiro de empresas e pessoas. 

Como renovar E-CNPJ?

A renovação de um e-CNPJ ou certificado digital pessoa física deve ser realizada no período de validade, e o titular deve fazer isso por meio da Autoridade Certificadora, utilizando a opção de renovação:

Com isso, poderá utilizar o documento normalmente. Por outro lado, se seu certificado já estiver fora do período de validade, terá que emitir um novo, e não será possível renová-lo. Portanto, é indispensável se atentar aos prazos.

Onde comprar certificado digital A1 para E-CNPJ?

Para comprar o certificado digital A1 para e-CNPJ, é essencial escolher uma empresa certificadora de confiança. A Valid Certificadora se destaca por oferecer uma variedade de certificados em seus diversos modelos e formatos.

Basta acessar a plataforma da Valid para emitir ou renovar seu documento eletrônico em poucos passos, seja o certificado digital pessoa física ou e-CNPJ. Por meio do site, você também tem acesso a informações, como os principais canais de atendimento.

O e-CNPJ é um documento eletrônico emitido por uma Autoridade Certificadora. Embora seja muito benéfico para empresas de variados portes, é importante escolher uma certificadora de confiança reconhecida pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. Acesse a Valid Certificadora para emitir o seu certificado digital!

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