Saúde / Beleza

Entenda como o aparelho dental pode causar aftas

3 Mins read

As aftas são lesões características, de algumas regiões específicas da cavidade oral, dolorosa e não contém secreção, tem o fundo branco ou amarelo e apresenta uma vermelhidão e dão em volta de cada lesão.  Pode ser causada pela alimentação ou até pelo uso de aparelho dental.

Antes das aftas aparecerem, a região pode ficar só vermelha e causar uma certa sensibilidade.

Geralmente, as aftas se curam em pouco tempo, até no máximo quinze dias, com o uso ou não de medicamentos, caso ela persista após esse tempo, procure um especialista.

O que causam as aftas?

Algumas faltas de vitamina, como zinco, ferro ou B12, podem ser o real motivo para que as aftas apareçam. Determinados alimentos também podem causar essas lesões, como:

  • Chocolate;
  • Pão francês;
  • Frutas cítricas;
  • Bebidas industrializadas.

Elas podem piorar, com o estresse emocional, ansiedade e, nas mulheres, durante o período menstrual, isso porque as alterações hormonais podem fazer com que ela se intensifique.

Geralmente as aftas duram sete dias, caso continuem por um período mais longo do que isso, se atente, pois podem estar relacionadas a alguma doença grave.

A presença das aftas, também podem estar relacionadas com questões no estômago, como gastrite ou refluxo.

As aftas também podem ser causadas pelo uso do aparelho ortodôntico, como por exemplo o aparelho invisível.

Quando o tratamento ortodôntico está no começo, é comum ocorrer alguns cortes na bochecha pela falta de adaptação ou até mesmo a questão da mordida errada.

Você poderá solicitar ao seu dentista uma cera ortodôntica para colocar nos brackets na região em que está sendo machucada, assim que for protegida, a área irá cicatrizar. 

Ela pode ser gerada através de algum trauma, às vezes, pessoas que utilizam prótese dentária podem ter aftas por conta da remoção dela, os grampinhos podem ficar batendo na boca ao tirar ou resultar após a alergia a algum alimento. 

As aftas podem ser causadas pelo vírus herpes, se for em crianças e a primeira manifestação, é muito comum que dê febre, mal-estar, ou outros sintomas de infecção por vírus. É necessário procurar o seu dentista, para ver se são recorrentes ou não.

Às vezes, a lesão está na bochecha e todas as vezes que a pessoa vai inserir ou remover o aparelho móvel transparente, ela acaba batendo na afta, dificultando a cicatrização.

Prevenção das aftas

Para prevenir o surgimento de aftas, se alimente de forma adequada, porquanto as vitaminas são muito importantes para que possam melhorar a imunidade, evitando o aparecimento das aftas.

Faça uma higienização de forma correta para que não haja nenhum tipo de resíduos alimentícios, causando um acúmulo de bactérias.

Caso utilize aparelho fixo ortodôntico, como já foi dito, solicite a cera, para que possa não ficar machucando a boca.

Tratamento para aftas

O tratamento é simples e pode ser feito de uma forma natural, esperando a cicatrização sozinha ou pode ser realizada através de medicamentos.

Pode ser realizado também o tratamento chamado laserterapia, com a função de anti-inflamatório e ajuda com a dor.

Quando se tem lente de dente, pode acabar facilitando em sua alimentação, devendo evitar alimentos ácidos para as facetas, dos quais podem contribuir no aparecimento das aftas.

Para o tratamento, você poderá fazer uma avaliação com o dentista, otorrinolaringologista ou clínico geral, ambos especialistas poderão fazer o diagnóstico e o acompanhamento dependendo da situação.

Beba água

A quantidade de água que deve ser ingerida, está relacionada diretamente à produção saudável de saliva. Se você ingerir pouca água, irá produzir pouca saliva. Quanto mais seca fica a sua boca, mais aftas você terá.

É importante que a mucosa, região que envolve a parte interior da bochecha e dos lábios, que está em contato direto com o aparelho,esteja bastante lubrificada, as chances de ter aftas irão diminuir.

Para saber a quantidade de água adequada que deve ser ingerida, basta multiplicar o seu peso por 35, assim resultando na quantidade de água considerada suficiente para o peso corporal de cada pessoa.

Além da importância da água ser imprescindível, antes de qualquer tratamento estético, como por exemplo, o clareamento a laser, o dentista deve realizar uma avaliação e analisar se a boca está saudável para receber o tratamento. Não faça se a sua saúde bucal não estiver em dia, podendo gerar graves consequências.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Postagens relacionadas
Saúde / Beleza

Técnicas para aliviar a dor nas costas: Yoga, chás e mais!

2 Mins read
Pada Hastasana (postura inclinada para a frente) é uma ótima causa de ioga para dor nas costas, especialmente porque permite que o…
CotidianoSaúde / Beleza

Colar de dentição âmbar: uso, segurança e alternativas

3 Mins read
Se você passou algum tempo com bebês ou crianças pequenas recentemente, pode ter visto um punhado deles usando colar de ambar. Esses…
Saúde / Beleza

Esta deficiência de vitamina pode ter causado uma doença crônica

2 Mins read
Nos últimos anos, aprendi uma lição muito importante: a deficiência de B12 não é uma piada. Por anos, talvez décadas, esse mofo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *