Com a expansão da tecnologia e a democratização das redes sociais, assuntos que antigamente eram tabus ou não tão discutidos, estão sendo cada vez mais abordados, principalmente na internet. Um deles é sobre a qualidade de vida das pessoas, desde a infância até a velhice.
Por muitos anos, o tema saúde era tabu, principalmente quando se trata da saúde masculina. No entanto, isso tem sido debatido cada vez mais, uma vez que as pessoas estão mais preocupadas com o meio ambiente e com a sua qualidade de vida, procurando empregos mais flexíveis, bairros de fácil acesso a estabelecimentos e também na alimentação, procurando comer mais produtos da sessão hortifruti e substituindo lanches por opções menos calóricas e mais saudáveis.
No entanto, muitos pais e responsáveis se preocupam também com a saúde das crianças. Com diversas opções de fast food e lanches, mais e mais responsáveis por crianças têm procurado introduzir alimentos mais saudáveis na rotina alimentar dos pequenos e, para isso, utilizam alguns artifícios atrativos para elas. Confira alguns deles e veja qual o melhor método para você.
Conversas sobre o assunto
Antes de tudo, é primordial criar e cultivar um espaço de conversa com a criança, a fim de que ela possa entender a importância da alimentação na sua vida e, como é importante que ela se atente ao que come e o, mais importante, a quantidade que come. Afinal, todos nós comemos um lanche mais gorduroso de vez em quando, mas o excesso pode trazer consequências devastadoras para seu corpo e sua saúde.
Você pode ter essa conversa de forma didática e lúdica, utilizando brinquedos, livros ou até uma brincadeira com bonecos, se preferir. Você pode também selecionar um filme ou desenho que a criança goste para ilustrar exemplos de uma alimentação balanceada e saudável e, que isso não significa necessariamente ser um processo chato.
Comida em diferentes formatos
Como dito, alimentação saudável e balanceada não precisa ser necessariamente chato ou entediante para a criança. Por isso, você pode optar por colocar a comida em diferentes formatos, seja um pão ou um prato próprio de comida. Você pode utilizar formas para cortar algum alimento ou montá-lo de forma de dinossauro, borboleta ou algo que a criança goste e que chame atenção dela.
Você também pode optar por comprar alimentos com essas formas também. Algumas marcas fazem alimentos em formas atrativas para as crianças, a fim de que elas possam se alimentar melhor.
A quantidade é o mais importante
Cada vez mais, médicos nutricionistas têm utilizado como técnica reduzir grandes quantidades de alimento em vez de cortá-los. Isso porque todos gostamos de comer um fast food de vez em quando ou comer um lanche com maior teor de gordura. E isso não é um problema, desde que não os consuma em grande quantidade ou diariamente.
Por isso, você pode reduzir a quantidade de produtos industrializados e os dias de fast food. Dessa forma, você e sua criança terão uma alimentação saudável, balanceada, sem fazer grandes sacrifícios.
Cozinhe com sua criança
Quem nunca ouviu que a alma da casa é a cozinha? Uma forma de introduzir a alimentação na vida das crianças e demonstrar a importância da alimentação saudável e balanceada é cozinhando com sua criança, mostrando os diferentes ingredientes que compõem um prato.
Além de ser um momento com eles, vocês podem criar um laço mais forte, criar memórias e mostrar para seu pequeno a importância da alimentação. Isso pode ser feito no fim de semana, uma ou duas vezes na semana, conforme a disponibilidade de vocês.