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O que é vantagem competitiva?

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Vantagem competitiva nada mais é do que o diferencial da empresa, ou seja, algo que o seu negócio faz e que nenhum outro consegue entregar. Todo tipo de organização precisa ter sua vantagem competitiva, independentemente de porte e segmento.

O mercado está cada vez mais concorrido e os consumidores podem encontrar os mesmos produtos e serviços em diferentes estabelecimentos. Por exemplo, existem milhares de lojas que vendem smartphones.

Também existem muitas que vendem móveis planejados, roupas, material escolar, produtos de limpeza e tantos outros produtos e serviços fundamentais para o nosso dia a dia.

No centro de toda essa semelhança está o consumidor que baseia sua escolha em diversos fatores, e a vantagem competitiva tem um peso muito grande nisso, porque mostra que o produto ou serviço de determinada marca agrega mais valor do que seus concorrentes.

Ter um bom posicionamento no mercado é fundamental por diversas razões, mas não é fácil se destacar. Mas a partir do momento em que a empresa sabe como ela se diferencia, então fica mais fácil trabalhar as estratégias.

Neste artigo, você vai entender o que é vantagem competitiva, como defini-la, sua importância e ver algumas dicas para aplicá-la.

Entenda o que é e como definir a vantagem competitiva

Pode-se dizer que vantagem competitiva é toda e qualquer ação que a companhia faz e que a diferencia de maneira positiva dos demais. É aquilo que chama a atenção do público e atribui valor maior aos produtos e serviços.

Em outras palavras, é o ponto forte do negócio, que precisa ser explorado e trabalhado para que se destaque dentro de um mercado.

Ele faz com que uma pessoa escolha uma empresa de manutenção de câmara frigorífica em detrimento de outra. Alguns exemplos de diferencial competitivo que podemos citar são:

  • Qualidade final do produto;
  • Preço;
  • Atendimento diferenciado;
  • Responsabilidade social.

Muitos estudiosos se preocuparam em conceituar vantagem competitiva, mas foi Michael Porter quem conseguiu definir melhor.

Isso aconteceu porque ele criou uma metodologia conhecida como 5 forças de Porter, que abordam 5 fatores que podem impactar a competitividade da organização e definir sua vantagem competitiva.

Um deles é a competição entre concorrentes, sendo esta a força central que ajuda a identificar uma disputa entre duas companhias.

Outra força é a negociação dos clientes, uma competência muito importante para compreender as dores e necessidades dos consumidores, de modo a oferecer soluções apropriadas.

Também é muito importante estabelecer parcerias com fornecedores, além de firmar acordos que trazem vantagens para esses parceiros.

A entrada de novos concorrentes, por sua vez, é considerada uma ameaça frequente, provocada por empresas novas no segmento.

Por fim, o fabricante de disco abrasivo esmerilhadeira precisa analisar a substituição de produtos, que nada mais é do que a entrada de soluções novas que podem ameaçar aquilo que o seu negócio oferece.

Estes cenários merecem a atenção das empresas, tendo em vista que podem representar a vantagem competitiva da corporação e riscos que eventualmente possam enfrentar.

Com base nessa metodologia, Porter afirma que o posicionamento estratégico é crucial para que a organização possa lidar com seus concorrentes.

Dentre as maneiras de fazer isso está a busca pela variedade, agregando diferenciais no produto ou serviço, foco na necessidade do público e atenção aos clientes que possam se interessar por ele.

Importância da vantagem competitiva

Investir em vantagem competitiva é fundamental para tornar os produtos e serviços oferecidos pelo negócio mais atraentes.

Em linhas gerais, são maneiras de incentivar os clientes a comprarem as soluções, mesmo que ocorra algum problema, por exemplo, de crises financeiras.

Mas para que isso aconteça, é necessário que os produtos sejam exclusivos e a marca ofereça excelente atendimento, qualidade superior à de seus concorrentes, preços mais acessíveis do que a concorrência e políticas de devolução e troca flexíveis.

Todos esses detalhes ajudam um fabricante de piso elevado para data center a aumentar seu volume de vendas, melhorar os lucros obtidos e conquistar clientes mais fiéis.

A principal razão para que a vantagem competitiva seja tão importante é o fato de promover a possibilidade de conseguir uma oferta maior, por conta de diferentes aspectos.

São fatores que contribuem para a visão da audiência e dos clientes em potencial, influenciando as pessoas na hora de escolher uma marca que agregue valor e realmente esteja pronta para solucionar seus problemas.

Mas isso não quer dizer que o negócio deve, apenas, pensar em seus produtos, mas em todos os processos operacionais, como investir em tecnologia avançada, melhorar o atendimento ao cliente e contratar profissionais qualificados.

Tudo isso vai fazer com que o market share traga excelentes retornos financeiros e valorize o investimento. Mas um fornecedor de tripa natural para linguiça deve se lembrar de que gerar vantagem competitiva é um processo cíclico.

Isso quer dizer que seu negócio precisa implementar algo que os concorrentes não possuem, lançar uma solução inovadora e exclusiva, dentre outras práticas voltadas para esse contexto.

Dicas para aplicar a vantagem competitiva

Para implementar ou destacar a vantagem competitiva do seu negócio, é necessário seguir um passo a passo. Veja:

Estudar o mercado

A primeira coisa que o gestor precisa fazer é analisar o mercado em que está inserido, pois assim consegue ficar ciente de soluções e ofertas semelhantes entre a marca e seus concorrentes.

É assim que terá algumas ideias sobre coisas que ainda não oferece aos seus clientes, mas que podem facilitar muito a vida deles e resolver os mais variados problemas e necessidades.

Não se esquecendo de que é fundamental conhecer o processo de produção e o modo como a gestão é realizada nos concorrentes.

Isso também ajuda uma clínica de reprodução humana a identificar diferenciais em outros pontos, como a relação que estabelece com o público e o modo como cria suas ofertas e promoções.

Conhecer o próprio cliente

A vantagem competitiva é detectada pelos clientes da marca, assim sendo, é fundamental saber se colocar no lugar dessas pessoas para trabalhar com abordagens positivas.

Procure identificar as dores do público, como no caso de demandas e necessidades, de quais diferenciais o mercado carece, as expectativas dos consumidores em relação às soluções e como cativar e fidelizar clientes.

Todas essas informações ajudam a estabelecer boas estratégias comerciais, que vão destacar a vantagem competitiva da corporação.

Incentivar a equipe

Os resultados de uma empresa dependem muito mais de seus colaboradores, do que das ferramentas que possui e outros recursos que utiliza.

Nesse viés, uma empresa de limpeza de fachada residencial precisa incentivar seus funcionários, principalmente os vendedores, para que possam ter uma excelente performance e favorecer os resultados.

Funcionários que vestem a camisa da companhia trazem melhorias pontuais para o crescimento da marca. Se a equipe de vendas estiver satisfeita, sem dúvidas, vai gerar diferencial competitivo.

O mesmo trabalho deve ser realizado com os profissionais do atendimento ao cliente, e a melhor forma de trabalhar as duas equipes é oferecer feedbacks periódicos, fazer críticas construtivas, trabalhar com boas ferramentas e promover treinamentos.

O gestor também deve priorizar uma comunicação clara para evitar dúvidas acerca dos processos internos, tanto de vendas quanto de atendimento.

Trabalhar o marketing digital

Uma empresa de reforma apartamento 50 metros também precisa cuidar bem de suas estratégias de marketing digital, pois uma ação bem trabalhada, atrai um grande número de clientes e seguidores.

Muitas ações são capazes de transformar a marca em autoridade naquilo que faz, a exemplo do marketing de conteúdo, focado na criação de conteúdos relevantes, sobre assuntos de interesse do público e relacionados ao que a organização faz.

A corporação deve reunir todas as informações que possui sobre o público, como suas características, hábitos de consumo, necessidades, entre outras, para melhorar ainda mais seus produtos e serviços e a maneira como os divulga.

A melhor forma de potencializar o marketing é trabalhar com estratégias multicanais, que permitam ao negócio estar presente com seu site institucional, blog corporativo, redes sociais, anúncios em motores de busca, e-mail, entre outros.

Tudo isso fará com que um fabricante de capa para tv 49 tenha um alcance muito maior e um tráfego mais intenso em suas plataformas oficiais.

Quanto mais pessoas passam a conhecer o empreendimento, mais ele será lembrado no momento de decisão de compra.

Considerações finais

Ter vantagem competitiva é indispensável para qualquer empresa que queira provar para a audiência que oferece a melhor solução dentro de determinado segmento.

O que importa não é apenas a qualidade dos produtos e serviços, mas também tudo aquilo que a corporação faz e que seus concorrentes não são capazes de fazer, como oferecer o melhor suporte, o melhor atendimento e assim por diante.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto e de que maneira trabalhar o diferencial competitivo do seu negócio, para se destacar e vender mais.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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