Os equipamentos cirúrgicos são itens essenciais para qualquer tipo de cirurgia, mesmo que seja a mais simples e breve. A equipe médica necessita de ferramentas de qualidade para trabalhar e não lidar com dificuldades na hora de cortar ou separar tecidos.
Cada cirurgia requer pinças e ferramentas específicas, exigindo que você faça a escolha também dos formatos das pontas para obter praticidade na cirurgia e não ter problemas no procedimento.
Conhecendo as tesouras cirúrgicas
Dentre os principais equipamentos cirúrgicos, as tesouras são instrumentos voltados à diérese, feitos especialmente para facilitar a divisão dos tecidos e promover segurança aos movimentos feitos pelos cirurgiões. Conheça algumas das principais tesouras:
● Tesoura de Mayo: mais pesada, feita especialmente para usar em áreas musculares;
● Tesoura de Metzenbaum: leve e fina, com pontas em estilo romba;
● Tesoura de Iris: voltada às cirurgias mais delicadas, como as de pediatria;
● Tesoura Spencer: feita exclusivamente para remover pontos;
● Tesoura Lister: ideal para cortar bandagens. Muito usada em procedimentos de ortopedia.
Em cada um dos modelos apresentados, é necessário realizar a devida assepsia para garantir a esterilização e evitar que microrganismos contaminem outros pacientes e causem problemas à saúde.
Conhecendo as pinças cirúrgicas
As pinças são itens essenciais para quem atua em hospitais por facilitar a execução dos movimentos e possibilitar eficácia na remoção de curativos ou na retirada dos pontos. Entenda quais são as principais pinças:
● Pinça de Adson: feita para manipular tecidos delicados, que é o caso da pele. Possui dois tipos de ponta, dentada ou a lisa;
● Pinça de Allis: visa manipular tecidos e músculos, ajudando também na retirada de tecidos;
● Pinça Kocher: retém tecidos e não deve ser usada com frequência justamente por gerar maiores chances de causar traumas no tecido;
● Pinça hemostática traumática: usadas para manipular vasos sanguíneos e auxiliar a interromper sangramentos;
● Pinça hemostática não-traumática: obstrui o fluxo de sangue através do pinçamento, reduzindo as chances de ocorrer trauma na cirurgia.
Há outros modelos de pinças, como a Halstead, frequentemente usada em cirurgias pequenas por dar mais precisão e facilitar o pinçamento em regiões do corpo que contenham vasos menores.
Qual é mais usado entre tesouras e pinças?
Tanto a tesoura quanto a pinça são usadas frequentemente nos centros cirúrgicos e se tornaram itens comuns encontrados em todos os kits de instrumentos, variando apenas nos modelos para se adequar à cirurgia.
Ambas possuem a mesma importância, visando facilitar processos complexos e invasivos em regiões com muitos vasos sanguíneos ou mais robustos, como o tecido muscular que, em determinadas partes, é rígido.
Quando utilizar tesouras cirúrgicas?
As tesouras cirúrgicas são usadas frequentemente em procedimentos que necessitem da divisão tecidual e, por ter mais segurança e firmeza nas mãos, os movimentos do cirurgião são feitos com mais precisão nesta tarefa.
Além disso, cada tesoura é feita especialmente para uma necessidade diferente, apresentando modelos curvos, retos ou finos. O ideal é verificar o estilo de cirurgia que você deve realizar para fazer a escolha certa com a Endocommerce.
Quando utilizar pinças cirúrgicas?
No caso das pinças cirúrgicas, estas são usadas para remover curativos, pontos ou manusear com mais segurança e delicadeza determinados tecidos corporais que demandam de um cuidado e atenção maiores.
Cada uma das pinças atendem as mais variadas intervenções cirúrgicas, havendo a importância de verificar o estilo de procedimento para separar as ferramentas certas ao trabalho.
Onde comprar equipamentos cirúrgicos?
Com a Endocommerce, você encontra os melhores equipamentos cirúrgicos para implementar em seu kit e fazer excelentes procedimentos, promovendo total segurança ao paciente.
Além disso, as ferramentas presentes em nossa loja são de alta qualidade, duráveis, seguras e feitas de materiais resistentes, favorecendo a você eficácia na movimentação das tesouras e pinças.
Por meio dos equipamentos cirúrgicos, você obtém praticidade na sala de cirurgia, remove os tecidos certos e proporciona aos pacientes uma recuperação plena e rápida por usar os itens corretos.