CotidianoTecnologia

Retailtech: o varejo aliado à tecnologia

2 Mins read

A tecnologia é uma grande facilitadora de muitos setores do mercado e vem ganhando cada vez mais importância. Exemplos disso são as maiores lojas de varejo investindo em tecnologia de qualidade para melhorar suas operações. 

O setor que une tecnologia e varejo leva o nome de retailtech e promete ser um divisor de águas para o mercado nos próximos anos. Entenda mais sobre! 

O que é retailtech?

Retailtech é o nome dado a uma empresa que tem como produto ou serviço principal uma tecnologia que atenda o varejo, ou seja, facilite suas operações. Nesse viés, são empresas que oferecem a tecnologia para que os varejistas a utilizem. 

De maneira geral, o setor de retailtech tem como foco proporcionar facilidades para que o varejista consiga realizar suas operações da melhor maneira. Assim, está, geralmente, relacionado à melhoria de experiência de compra ou a melhorias na logística. 

Por que esse mercado está aquecido?

A tecnologia aplicada a outros setores já é um mercado em crescimento no Brasil, mas a combinação com o varejo mostra ser um dos que mais cresce, porque acompanha o crescimento das próprias lojas em ambientes que exigem tecnologia de ponta. 

A situação da pandemia e o crescimento das compras on-line no período mostraram uma mudança de comportamento dos clientes. Agora, mais gente do que antes considera a compra direto no e-commerce, no aplicativo e nas redes sociais. 

Mesmo com o retorno das compras presenciais (também bastante significativas), a tendência é que a compra remota siga com sua importância. Um dos motivos para isso é o crescimento do consumo omnichannel, quando os clientes consomem por vários pontos de contato da loja, seja presencial ou on-line

Ou seja, o investimento em tecnologia passou a ser essencial para os varejistas, fazendo com que as empresas retailtechs se destaquem cada vez mais nesse sentido. A tendência também é que isso siga acontecendo. 

O que os varejistas podem esperar?

Como a tendência são consumidores cada vez mais omnichannel, navegando entre todos os formatos de compra, o investimento em tecnologia se torna importante para os varejistas. Segundo a Distrito, empresa especializada em inovação, lojistas precisarão de inovações tecnológicas, e as retailtechs estão aí para oferecer essa facilidade. 

Dentre os principais pontos abordados pela Distrito, temos que a tecnologia no varejo vai além de um bom site ou aplicativo. A partir de agora, será preciso utilizar a tecnologia para conquistar diferenciais no mercado. 

Alguns dos pontos que podem utilizar a tecnologia para serem melhorados são:

  • personalização das compras: uso de dados para uma experiência cada vez mais personalizada para o cliente, que encontra o que deseja de forma mais facilitada; 
  • melhorar a experiência de compra: trazer melhorias para a experiência de compra como um todo, melhorando a relação com os clientes; 
  • melhorar operações de logística: facilitar a logística a partir da tecnologia para tornar o processo mais ágil, seguro e conectado ao cliente. 

Como ficam os consumidores?

Do lado dos consumidores, o mais esperado é encontrar varejistas e lojistas em mais pontos de contato, considerando a tecnologia. Além disso, experiências positivas também são esperadas. 

Isso porque a experiência do cliente (CX) é um dos pontos de atenção do varejo atualmente, segundo a Opinion Box (realizadora de pesquisas de consumo), e reflete diretamente na relação entre empresa e consumidor. Dessa forma, utilizar a tecnologia para melhorar o CX é, consequentemente, o foco de muitas redes. 

Com isso, os consumidores poderão ter mais possibilidades e boas experiências, desde o início da jornada de compra até o final dela. Ou seja, o uso da tecnologia do varejo promete beneficiar também os clientes.

Postagens relacionadas
Tecnologia

Combinando SAST e DAST para uma abordagem segura e completa

3 Mins read
Abordar o assunto de SAST contra DAST é fundamental para quem trabalha com o desenvolvimento de sistemas. As empresas que criam softwares…
Tecnologia

O que é gamificação?

3 Mins read
Compreender o que é gamificação e como funciona essa prática é fundamental para investir no futuro da sua empresa. Vendas, metas e…
NegóciosTecnologia

Lucrando na era digital: como se destacar online

2 Mins read
Na era digital, com o vasto alcance da internet, surgem inúmeras oportunidades para empreendedores lucrarem e se destacarem online. No entanto, diante…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *