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Retaliação no trabalho: Exemplos práticos e como lidar com eles

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A retaliação no trabalho é uma ação que intimida um funcionário que realizou alguma denúncia. Esse comportamento é considerado um tipo de assédio moral, porque envolve ações hostil e discriminação. 

Por causa de retaliações, o recomendado é criar canais de denúncias que preservem o anonimato do colaborador. A Contato Seguro, por exemplo, possui uma plataforma na qual empresas podem se cadastrar, e os seus colaboradores podem denunciar atos ilícitos de forma anônima. 

O que é retaliação no trabalho 

A retaliação no trabalho é o ato de revidar um dano recebido. Por exemplo, um funcionário reporta uma conduta irregular realizada dentro da empresa, e alguma pessoa com cargo superior revida, rebaixando o colaborador de cargo, ou com demissão ou fazendo perseguições no ambiente corporativo.

Como ela se diferencia de um conflito?

“Desacordo” e “falta de entendimento” são termos que indicam o que um conflito representa. Ou seja, é quando duas partes não entram em um acordo sobre determinado assunto de interesse. A retaliação é diferente, porque ela é um ato de punição contra o colaborador, por ter feito alguma denúncia. 

Por exemplo: dois funcionários querem tirar férias no mesmo período, o que pode comprometer a equipe. Nesse caso existe um conflito que precisa ser tratado pelo superior imediato. 

Quais são os exemplos práticos de retaliação no trabalho?

São exemplos de retaliação no trabalho a aplicação de ações disciplinares injustas, a mudança do funcionário para um cargo inferior, a exclusão de projetos, comentários maldosos sobre o colaborador e não convidar para reuniões importantes. 

Quais são as consequências da retaliação para a vítima e para a empresa?

A retaliação no trabalho pode gerar várias consequências negativas, seja para as vítimas como para as empresas. O colaborador pode ter sua reputação profissional prejudicada, e a empresa pode ter sua imagem manchada. Para a vítima, as consequências são:

  • Prejuízos à carreira;
  • Isolamento no ambiente de trabalho; 
  • Dificuldade financeira por descer de cargo ou ser demitido;
  • Danos à saúde.

Para a empresa, as consequências são: danos à imagem perante parceiros, sociedade e clientes, clima corporativo negativo, processos judiciais, ter que pagar indenizações, perda de produtividade e talentos. 

Como lidar com a retaliação no trabalho?

Caso você seja vítima de retaliação, a primeira coisa que deve ser feita, é documentar todos os fatos. Mantenha um registro detalhado com o horário, dia, nome do agressor, ações e outras informações relevantes. 

Evite reações impulsivas ou confrontos diretos, pois isso pode agravar a situação. Buscar o apoio de colegas de trabalho que possam ser testemunhas ou que também possam estar enfrentando problemas semelhantes pode ser útil. 

Como denunciar a retaliação no trabalho?

Para denunciar uma retaliação no trabalho, você pode procurar os recursos humanos da empresa para relatar os fatos, e pode reportar a situação no sindicato, no Ministério do Trabalho ou buscar um advogado trabalhista. 

Canais externos de denúncias, como o da Contato Seguro, podem ser utilizados também para essa finalidade. Ao relatar essa situação, uma equipe vai investigar e fazer o tratamento mais adequado para o caso. 

Onde buscar apoio em casos de retaliação no trabalho?

Geralmente, o sindicato oferece apoio jurídicos para casos de retaliações. É possível também buscar ajuda médica, para não deixar a situação afetar o psicológico. Vale conversar com os familiares e até mesmo procurar o setor de recursos humanos da empresa. 

Caso a retaliação envolva discriminação ou outras violações graves, é recomendável procurar a orientação de um advogado especializado em direito do trabalho para entender melhor as opções legais disponíveis e garantir que seus direitos sejam preservados.

Como prevenir a retaliação no trabalho?

A retaliação no trabalho é algo que pode afetar consideravelmente a produtividade, além de gerar um clima hostil. Para prevenir esse tipo de assédio, a empresa deve ter políticas que penalizem esses atos, e oferecer apoio ao colaborador. 

A empresa deve divulgar os seus canais de denúncias e motivar os funcionários a utilizá-los quando necessário. É importante que o colaborador saiba que sua identidade será preservada. 

Acompanhe o blog da Contato Seguro e saiba mais como agir em casos de assédios, retaliações e outros tipos de condutas inadequadas. Saiba como fazer a denúncia desses comportamentos em um ambiente corporativo. 

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