A retaliação no trabalho é uma ação que intimida um funcionário que realizou alguma denúncia. Esse comportamento é considerado um tipo de assédio moral, porque envolve ações hostil e discriminação.
Por causa de retaliações, o recomendado é criar canais de denúncias que preservem o anonimato do colaborador. A Contato Seguro, por exemplo, possui uma plataforma na qual empresas podem se cadastrar, e os seus colaboradores podem denunciar atos ilícitos de forma anônima.
O que é retaliação no trabalho
A retaliação no trabalho é o ato de revidar um dano recebido. Por exemplo, um funcionário reporta uma conduta irregular realizada dentro da empresa, e alguma pessoa com cargo superior revida, rebaixando o colaborador de cargo, ou com demissão ou fazendo perseguições no ambiente corporativo.
Como ela se diferencia de um conflito?
“Desacordo” e “falta de entendimento” são termos que indicam o que um conflito representa. Ou seja, é quando duas partes não entram em um acordo sobre determinado assunto de interesse. A retaliação é diferente, porque ela é um ato de punição contra o colaborador, por ter feito alguma denúncia.
Por exemplo: dois funcionários querem tirar férias no mesmo período, o que pode comprometer a equipe. Nesse caso existe um conflito que precisa ser tratado pelo superior imediato.
Quais são os exemplos práticos de retaliação no trabalho?
São exemplos de retaliação no trabalho a aplicação de ações disciplinares injustas, a mudança do funcionário para um cargo inferior, a exclusão de projetos, comentários maldosos sobre o colaborador e não convidar para reuniões importantes.
Quais são as consequências da retaliação para a vítima e para a empresa?
A retaliação no trabalho pode gerar várias consequências negativas, seja para as vítimas como para as empresas. O colaborador pode ter sua reputação profissional prejudicada, e a empresa pode ter sua imagem manchada. Para a vítima, as consequências são:
- Prejuízos à carreira;
- Isolamento no ambiente de trabalho;
- Dificuldade financeira por descer de cargo ou ser demitido;
- Danos à saúde.
Para a empresa, as consequências são: danos à imagem perante parceiros, sociedade e clientes, clima corporativo negativo, processos judiciais, ter que pagar indenizações, perda de produtividade e talentos.
Como lidar com a retaliação no trabalho?
Caso você seja vítima de retaliação, a primeira coisa que deve ser feita, é documentar todos os fatos. Mantenha um registro detalhado com o horário, dia, nome do agressor, ações e outras informações relevantes.
Evite reações impulsivas ou confrontos diretos, pois isso pode agravar a situação. Buscar o apoio de colegas de trabalho que possam ser testemunhas ou que também possam estar enfrentando problemas semelhantes pode ser útil.
Como denunciar a retaliação no trabalho?
Para denunciar uma retaliação no trabalho, você pode procurar os recursos humanos da empresa para relatar os fatos, e pode reportar a situação no sindicato, no Ministério do Trabalho ou buscar um advogado trabalhista.
Canais externos de denúncias, como o da Contato Seguro, podem ser utilizados também para essa finalidade. Ao relatar essa situação, uma equipe vai investigar e fazer o tratamento mais adequado para o caso.
Onde buscar apoio em casos de retaliação no trabalho?
Geralmente, o sindicato oferece apoio jurídicos para casos de retaliações. É possível também buscar ajuda médica, para não deixar a situação afetar o psicológico. Vale conversar com os familiares e até mesmo procurar o setor de recursos humanos da empresa.
Caso a retaliação envolva discriminação ou outras violações graves, é recomendável procurar a orientação de um advogado especializado em direito do trabalho para entender melhor as opções legais disponíveis e garantir que seus direitos sejam preservados.
Como prevenir a retaliação no trabalho?
A retaliação no trabalho é algo que pode afetar consideravelmente a produtividade, além de gerar um clima hostil. Para prevenir esse tipo de assédio, a empresa deve ter políticas que penalizem esses atos, e oferecer apoio ao colaborador.
A empresa deve divulgar os seus canais de denúncias e motivar os funcionários a utilizá-los quando necessário. É importante que o colaborador saiba que sua identidade será preservada.
Acompanhe o blog da Contato Seguro e saiba mais como agir em casos de assédios, retaliações e outros tipos de condutas inadequadas. Saiba como fazer a denúncia desses comportamentos em um ambiente corporativo.