Marketing Digital

Saiba como ter um público engajado nas redes sociais

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As redes sociais se tornaram plataformas muito importantes no planejamento de marketing de qualquer tipo de negócio, mas não basta apenas criar um perfil para a marca, é necessário saber como engajar o público.

Desde que a internet começou a se popularizar e o marketing digital se tornou o principal caminho para divulgar uma marca, seus produtos e serviços, o engajamento ganhou muito destaque.

Mas mesmo sendo um dos fatores mais importantes para o sucesso das estratégias de marketing de uma empresa, a verdade é que muitos gestores e empreendedores ainda não compreenderam seu conceito.

Ele pode ser aplicado a diferentes contextos, mas quando se trata de marketing digital nas redes sociais, é necessário conhecer esse tipo de aplicação para aproveitar ao máximo essas plataformas.

Não criar um perfil para o negócio no Facebook e em outros canais do tipo chega até mesmo a levantar desconfianças por parte dos consumidores. Mas não basta apenas criar o perfil e colocar o logotipo na foto, é fundamental ir mais além.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é engajamento, falar um pouco sobre sua importância e dar algumas dicas para conquistar um público engajado nas redes sociais.

O que é engajamento?

Se você procurar o significado de engajamento no dicionário, vai encontrar como resposta a definição de que se trata do ato de engajar, portanto, de participar de determinada atividade e colaborar com seu acontecimento.

Justamente por isso, o significado de engajamento pode-se aplicar a diferentes contextos, como:

  • Engajamento militar;
  • Engajamento corporativo;
  • Engajamento escolar;
  • Engajamento social.

A tecnologia e as maneiras como nos comunicamos evoluíram muito, por isso, se um fabricante de bateria de caminhão 150 amperes tiver um perfil com bom engajamento nas redes sociais, consegue resultados muito melhores.

Isso porque ele reflete a relação de uma marca e os consumidores, ou então da empresa com seus colaboradores. A interação entre as partes envolvidas precisa acontecer naturalmente e de maneira voluntária.

Mas a companhia só conquista o engajamento de seu público se for capaz de proporcionar uma experiência positiva para as pessoas.

Se o público-alvo está engajado, significa que as estratégias de comunicação são exitosas incapazes de resolver as necessidades dos clientes.

Nesse processo, seu negócio precisa investir em estratégias que despertam o interesse do público em relação ao produto ou serviço, de modo a mostrar seu valor e como pode solucionar um problema.

Nas redes sociais, o engajamento trabalha diferentes formas de interação entre a marca e o consumidor, tais como compartilhamentos, curtidas e comentários e até pedidos de informação sobre as soluções.

O engajamento acontece quando o consumidor estabelece uma comunicação positiva e empática com a marca, e isso pode ser medido por meio de pesquisas de opinião e até depoimentos sobre a empresa nas redes sociais.

Se isso acontecer, o próprio cliente vai recomendar uma autoescola especializada em cnh especial para deficiente para outras pessoas.

O engajamento é importante porque consegue aumentar as vendas em 22%, além de aumentar os lucros em 38%. Mas existem outras razões que explicam sua importância.

Importância do engajamento nas redes sociais

O engajamento só acontece quando a audiência se interessa pelo conteúdo, portanto, é fundamental que as publicações sejam relevantes para a audiência e consigam se comunicar com a persona.

Geralmente, quem está nas redes sociais busca entretenimento e distração, por isso, de nada adianta investir apenas nos anúncios, tentando vender a todo o custo.

O foco do negócio precisa ser ajudar as pessoas de alguma forma, mesmo que isso não esteja relacionado com as soluções que ele vende. Por exemplo, você pode criar uma publicação no Facebook dando dicas sobre como aumentar a produtividade no trabalho.

Também existem muitas empresas que compartilham materiais com dicas de saúde e bem-estar e outros temas que costumam interessar as pessoas, mas que nem sempre estão relacionados ao segmento do negócio.

Ao fazer isso, uma empresa especializada em impermeabilização muro de arrimo mostra que sua intenção é solucionar os problemas do público, independentemente de comprar ou não seus produtos e serviços.

É uma estratégia que gera conversas e é exatamente isso que engaja a audiência. O consumidor moderno é tocado por um marketing humanizado e que gera conexões verdadeiras com as organizações.

Os algoritmos das redes sociais são preparados para interpretar uma conexão real. Quanto mais usuários interagem com uma publicação, mais a plataforma entende que o conteúdo é relevante e passa a aumentar sua distribuição.

A partir disso, além das pessoas que já seguem o negócio nas redes sociais, outras começam a visualizá-lo. Em diversas plataformas, o engajamento é crucial pelo mesmo motivo.

Ao investir nesses sites, uma demolidora terraplanagem precisa estabelecer uma relação de troca, onde todos saem ganhando.

Como conquistar um público engajado?

Agora que você já sabe a importância do engajamento, vamos mostrar como conquistar um público realmente engajado.

Como falamos anteriormente, criar um perfil no Facebook, no Instagram ou em qualquer outra rede para esta forma não é o suficiente. A companhia precisa se esforçar para gerar engajamento, e isso acontece por meio da comunicação.

A maneira como o seu negócio se comunica com as pessoas precisa ser uma via de mão dupla, ou seja, uma conversação entre ele e as pessoas, onde ambos falam e ouvem.

É assim que a corporação vai conseguir criar um relacionamento de longo prazo com as pessoas que realmente têm potencial para comprar seus produtos e serviços.

Mas seria maravilhoso se promover a interação entre marca e cliente fosse uma tarefa fácil e simples. Mas um fabricante de ferragem para assento sanitário pode investir em algumas práticas que vão melhorar o engajamento. São elas:

Saber onde o público está

Quando a empresa conhece seu público, sabe em quais redes sociais essas pessoas costumam navegar e de que maneira elas se comportam nesses sites.

A marca precisa estar onde quem realmente possa se interessar por seus produtos e serviços costuma frequentar, portanto, nenhuma empresa precisa criar perfis em todas as redes sociais.

É necessário optar por aquelas que facilitam a comunicação, por exemplo, um negócio B2B (Business to Business), ou seja, que vende para outras empresas, precisa estar no LinkedIn, pois seu público é adulto e profissional.

Por outro lado, se a audiência da marca é formada por adolescentes, então o TikTok ou o Instagram são as melhores opções, visto que são pessoas antenadas às tendências e que procuram conteúdos divertidos.

Conhecer o público-alvo

Para saber em qual rede social uma empresa de calibração de vidrarias volumétricas precisa estar, ela precisa conhecer seu público. Aliás, esse conhecimento é fundamental para qualquer estratégia de comunicação.

A companhia precisa saber informações como sexo, idade, escolaridade, profissão, localização, dentre outros dados que falam muito sobre o comportamento e a personalidade desses indivíduos.

Se a marca conhece a maneira como eles se comportam e pensam, então será capaz de escolher uma boa linguagem e criar publicações que realmente sejam úteis e relevantes para os seguidores.

Personalizar os conteúdos

A quantidade de curtidas, comentários, compartilhamentos e o número de seguidores são fatores que precisam ser observados pela empresa. Isso porque eles dizem um pouco mais sobre a relevância e o desempenho das postagens.

Um fabricante de vela de batismo deve garantir que a proposta dos conteúdos seja original e capaz de levar as pessoas a realizarem uma ação.

O tom da postagem precisa ser mais pessoal, como se a organização realmente estivesse conversando com a audiência, ou melhor, é necessário conversar com a audiência.

Isso vai fazer com que as pessoas se identifiquem com aquilo e se sintam mais próximas da marca, o que faz o engajamento nascer naturalmente.

Interagir com os usuários

A interação é a base do engajamento, por isso, se você quiser gerá-lo ou aumentá-lo para o seu negócio nas redes sociais, é fundamental interagir com as pessoas.

Um fabricante de persiana horizontal pvc sob medida deve incentivar a participação do público, por meio de postagens que instigam os comentários, compartilhamentos e marcação de amigos.

Quando alguém comentar uma publicação, é fundamental interagir com o usuário e mostrar para ele que sua empresa valoriza a participação das pessoas. Ao longo do tempo, isso vai fortalecer o relacionamento e a imagem da companhia.

Considerações finais

Conquistar um público engajado não é uma tarefa simples, porém, por meio de algumas ações, é totalmente possível fazer com que os seus seguidores se interessem mais pelo perfil do seu negócio nas redes sociais.

Neste artigo, você aprendeu algumas maneiras simples de fazer isso e com certeza elas farão toda a diferença nas suas estratégias de marketing nas plataformas mais usadas do mundo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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