Negócios

Saiba quais os cuidados importantes na hora de contratar um seguro

3 Mins read

De uma maneira geral, o seguro gera a expectativa de recebimento de um valor no futuro, caso ocorram as situações cobertas pela apólice. Por isso, é importante escolher bem a empresa seguradora, já que não será nada agradável enfrentar problemas na hora de receber o dinheiro.

Dessa forma, o cliente deve ter todo o cuidado no momento da escolha e fechamento do contrato com uma empresa. É fundamental que seja uma seguradora idônea e que transmita segurança durante o processo. A mesma coisa deve ocorrer com a corretora, pois também deve ser uma empresa com experiência e bem vista no mercado.

Isso diminui os riscos de problemas e garante que o cliente ou seus beneficiários recebam o valor contratado sem quaisquer dificuldades. E ainda proporciona a segurança de não estar negociando com empresas fraudulentas.

Para entender um pouco sobre o assunto, não deixe de ler este artigo até o final.

Cuidados importantes na contratação de um seguro

  1. Escolha das condições

A escolha das condições merece uma atenção especial por parte do consumidor, pois se ela não for bem feita pode trazer problemas futuros. Isso porque as condições oferecidas pela empresa precisam estar adequadas a real necessidade do cliente.

Não adianta a empresa oferecer vários adicionais que serão inúteis ao cliente se ela não oferece uma cobertura que é imprescindível para suprir as necessidades de sua realidade

Só assine o contrato quando estiver certo que aquela proposta é a melhor para as suas necessidades e as condições gerais são as mais favoráveis.

  • Analise o valor da apólice

Calcule o valor que caiba no seu orçamento e alinhe isso ao valor que garanta uma tranquilidade para si ou para os beneficiários. Saiba o quanto a sua família precisa para viver e por quanto você pretende suprir essas necessidades.

Por exemplo, se uma família sobrevive com R$ 3.000,00 e o segurado deseja suprir esse valor por um ano, em caso de morte, logo será necessário que a apólice tenha o valor mínimo de R 36.000,00.

  • Valor do prêmio deve ser avaliado

O valor do prêmio é o valor que o titular contratante paga para que tenha direito a indenização em caso de sinistro. Esse valor deve estar dentro das possibilidades financeiras do consumidor. Isso é essencial, pois um atraso na prestação da apólice pode significar o cancelamento dela e a perda do direito à indenização.

  • Escolha bem a seguradora

A escolha da seguradora pode ser um grande diferencial. Muitas vezes escolher uma empresa que ofereça um prêmio menor pode ser muito atrativo. Afinal, quem não gostaria de ter um seguro pagando pouco? Acontece que isso pode ser um risco para o segurado, não valendo assim o custo-benefício.

Dessa forma, é necessário levar em consideração alguns pontos na hora de escolher a melhor seguradora. Veja a seguir:

  • Experiência

Quanto mais experiência uma seguradora tiver, mais segurança ela trará a seus clientes. Ou seja, a empresa já está no ramo há muitos anos e possui conhecimento consolidado nesta área. Por isso, na hora de contratar seu seguro procure por uma seguradora que já tenha uma história e um trabalho de eficiência nesse mercado.

A seguradora deve ter habilitação e credenciamento regulares. Por isso, busque informações junto a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP.

Da mesma forma, a corretora ou o corretor de seguro precisão estar habilitados para essa função.

Essas informações trarão mais garantia que as empresas estão aptas para cumprir o que rege o contrato assinado ente as partes.

  • Indicação de terceiros

Além da experiência é importante ter referências de outras pessoas. Óbvio que uma empresa com referências positivas não dá garantia total que não haverá problemas, mas isso já minimiza bastante os riscos.

É bem melhor confiar em uma empresa que as pessoas consideraram ótima a experiência de negociação que uma empresa sem qualquer opinião ou opiniões negativas. A chance de satisfação é bem maior.

Por isso, converse com amigos e parentes e descubra se há alguma indicação. Procure por essas referências também na internet, seja nas redes sociais ou em sites de reclamações.

CONCLUSÃO

Como foi possível ler neste artigo, para contratar um seguro com maior segurança para o segurado e sua família é importante ter alguns cuidados.

É preciso identificar as necessidades para que a escolha das condições e cobertura do seguro atendam as necessidades.

Além disso, a escolha da corretora e seguradora deve ser feita cuidadosamente, analisando a trajetória e experiência de cada uma delas.

Por fim, uma dica diferencial é obter o suporte de um advogado especialista em seguros, pois este profissional está habilitado a ajudar o segurado a conduzir o processo de escolha. Isso porque o advogado vai auxiliar respondendo as maiores dúvidas de funcionamento conforme a legislação e também na leitura das cláusulas contratuais.

Postagens relacionadas
Marketing DigitalNegócios

Confira 3 dicas que facilitam na hora de fotografar a natureza

3 Mins read
Fotografar a natureza, sem dúvidas, rende belíssimos trabalhos e recordações de lugares magníficos em várias partes do mundo. Boa parte dos fotógrafos…
Negócios

Por que desenvolver os colaboradores da sua empresa?

6 Mins read
O principal ativo de uma empresa não são suas ações ou tecnologia, mas os profissionais que nela trabalham. Desenvolver colaboradores eficientes, dedicados…
Negócios

4 benefícios do coworking

2 Mins read
Trabalhar em espaços de coworking realmente beneficia? A pergunta que sempre é feita. E a resposta é SIM.  Ele provou ser benéfico…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *