O mundo digital oferece uma série de facilidades e pode expandir os acessos e horizontes que uma pessoa pode ter. Seja no trabalho, seja no contato com outras pessoas, seja com os estudos, atualizar-se é sempre bem-vindo.
Quem gosta de estudar, aprimorar o seu conhecimento e as suas capacidades técnicas sabe a importância de seguir estudando após concluir a graduação. Os desafios de conciliar o trabalho com a continuação dos estudos acabam se tornando um empecilho para muita gente.
Por isso, cursar uma pós-graduação on-line tem se tornado uma estratégia cada vez mais procurada por profissionais de diferentes áreas. Veja as vantagens de investir nesse tipo de formação e como escolher a mais apropriada para a sua carreira.
Flexibilidade
Uma palavra-chave quando se pensa em cursos on-line é a sua flexibilidade. Isso ocorre não só sobre o horário em que você assiste às aulas (no caso de aulas que ficam gravadas em uma plataforma), mas também no lugar em que você acompanha os vídeos com as aulas (o que ocorre tanto para as aulas gravadas como para as transmitidas ao vivo).
Essa flexibilidade é essencial para você ajustar os estudos de acordo com outras demandas de sua rotina (como trabalho, relações interpessoais, cuidados com a saúde, serviços domésticos, entre outros exemplos).
Acessibilidade geográfica
Grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro são conhecidas por concentrar empresas e cursos de estudo dos mais diversos tipos. Quem vive em outras regiões do país pode ter dificuldades de acessar os cursos de qualificação e aprimoramento que querem fazer se não vierem para grandes metrópoles como essas.
Por isso, cursos on-line também são vantajosos: eles oferecem acessibilidade geográfica bem maior em comparação aos cursos presenciais. Pela internet, pessoas de qualquer parte do mundo podem realizar um curso e especialistas de diferentes partes do mundo também podem participar e contribuir para a formação dos estudantes.
Várias opções e personalização
No mundo virtual, a oferta de cursos on-line é ainda mais vasta e diversificada em comparação aos cursos presenciais. É possível encontrar formações básicas até especializações para atender às necessidades de diferentes nichos e segmentos econômicos.
Dependendo da plataforma escolhida, o estudante pode ter uma jornada personalizada de aprendizado, escolhendo módulos e assuntos que mais interessam para a sua carreira neste momento. Sem falar na possibilidade de rever aulas e revisar conteúdos, especialmente os que você considera mais complexos.
Bom custo-benefício
Via de regra, os cursos on-line tendem a ser mais baratos do que os presenciais. Isso ocorre pelo mundo virtual eliminar fatores como deslocamento, infraestrutura física (salas de aula, projetores, banheiros, etc.).
No mundo on-line, também existem diversos cursos on-line ou que oferecem descontos (caso o estudante compre mais de um módulo ou curso) ou ainda cursos gratuitos. Analise a sua situação financeira, as taxas de juros cobradas e as condições de pagamento antes de definir qual é o que melhor atende também às suas possibilidades financeiras.
Certificação e networking
Ao final da formação, é esperado que os cursos on-line de pós-graduação ofereçam certificados que sejam reconhecidos no mercado de trabalho. Isso costuma ser um diferencial importante no currículo. De toda forma, é imprescindível haver algum documento que comprove que você finalizou o curso.
Os cursos on-line também oferecem a possibilidade de expandir o seu networking, estendendo-o a outros países ao ter contrato com profissionais e estudantes estrangeiros. Isso pode criar oportunidades que podem ser valiosas para a sua carreira.
Como escolher
Para escolher o curso que mais contribui para a sua carreira, é fundamental avaliar os conteúdos que serão ministrados e quais são seus planos profissionais. Se você deseja migrar de área ou se especializar em um tema ainda pouco explorado na sua região, busque cursos de referência nas áreas escolhidas.
Também é indispensável verificar as condições de pagamento e a instituição que oferece os cursos (o melhor é que sejam instituições reconhecidas e certificadas, como universidades, institutos especializados, empresas de ponta, entre outros).