Uma boa estratégia com objetivo de chegar até o público desejado usa o potencial do SEO nas redes sociais. Gestores com o pensamento de aplicar a sigla somente nos mecanismos de busca perdem um alcance relevante nas mídias ao deixar de usá-la.
Isso porque, no fundo, ambos regem o mesmo fim: fazer o público chegar até o conteúdo. Quando não pensamos no SEO como uma ponte nesse objetivo, deixamos de alcançar um bom público, por não estar dentro das boas práticas do termo.
Essa ideia pode impactar o tráfego de um site especializado em consultoria segurança da informação, por exemplo, onde mesmo com uma boa procura, não possui ações voltadas para otimizar o conteúdo das redes sociais.
Nesse sentido, o conteúdo abaixo foi preparado para ajudar nessa tarefa. Nos tópicos seguintes, você confere como o SEO nas redes sociais pode auxiliar as estratégias da sua marca.
SEO nas redes sociais: qual a relação?
É normal se questionar sobre a relação entre SEO, a sigla para Otimização para Mecanismos de Busca, com as redes sociais, canais digitais com foco no engajamento do conteúdo e na relação com o público.
Porém, a constatação deve ser feita: hoje em dia, as mídias sociais são usadas também como locais de busca por conteúdo. E se a sua empresa não se adequar a esse cenário, pode perder um grande público interessado no seu produto.
Há também o fato de poder levar o usuário da rede social para o seu blog ou site, por meio do link no perfil. O tráfego orgânico surge desse movimento e uma forma de aumentá-lo é justamente aplicando as técnicas de SEO.
Essa possibilidade está presente em diversas redes sociais e pode ser bem usada por diferentes comércios, de uma rede de lanchonete para uma empresa de limpeza em porto alegre, basta pensar em uma estratégia eficiente e voltada para a busca por conteúdo.
Se, por exemplo, em um blog, as palavras-chaves são usadas de modo a chamar a atenção do Google e ranquear bem dentro do mecanismo de busca, nas redes sociais temos as hashtags, que ajudam o conteúdo na posição entre diversas tendências do momento.
Outro destaque tem a ver com o recurso de pesquisa dentro das redes sociais, onde o usuário pode usar da mesma forma que ele usa o Google, por exemplo.
O Google também pode indicar a sua rede social por meio de uma pesquisa realizada dentro do site. No entanto, para isso, a sua página de conserto de nobreaks deve estar muito bem otimizada.
Como usar o SEO nas redes sociais?
São várias as formas de atingir o público e mexer no alcance da pesquisa dentro das redes sociais. Muitas delas são adaptáveis da pesquisa do Google ou possuem uma relação com a linkagem externa. Abaixo, selecionamos cinco maneiras de usar o SEO nas redes sociais.
Tenha um perfil completo
Não importa qual rede social você usar, completar todas as tarefas do perfil é essencial para destacá-lo à primeira vista para o usuário que acessar o seu conteúdo. Entre os elementos: uma foto de perfil, uma boa descrição e um link externo para o seu site ou blog.
Além disso, tudo tem que ter uma ligação com a sua marca. Ou seja, o branding da sua empresa deve estar presente em todos os passos e conversar com as cores e lemas do seu site, dentre outras redes sociais com a presença do seu negócio.
Otimize posts e redes sociais
Dentro do seu blog, seja sobre técnicas sobre instalação de cabeamento de rede ou segurança trabalhista, é importante sempre manter as palavras-chaves atualizadas, com hyperlinks, URL e tópicos, assim como todas as boas práticas de SEO cumpridas.
Quando é hora de compartilhar o conteúdo na rede social, o mesmo pensamento deve ser adequado, com o uso das hashtags, imagens e legendas.
Claro, nem toda rede social obedece exatamente essa ideia, e, nesse caso, é sempre importante estudar o canal antes de aplicar a estratégia.
Lembre-se também de alinhar a ideia da busca pelo conteúdo com a interação com o público, sempre tentando conversar com quem está do outro lado, aplicando CTAs de impacto e que provocam o engajamento.
Faça uso de hyperlinks
Uma excelente maneira de fortalecer o SEO nas redes sociais é por meio dos links externos que levam a conteúdos de fora do seu canal, mas comentados dentro da rede. O inverso também é necessário: o seu blog deve levar o público para as redes sociais.
Nesse sentido, há uma alimentação constante e os dois links vão conseguindo cada vez mais força na medida em que são alimentados com mais conteúdos de relevância, além da leitura dos seguidores e usuários do site.
Seja constante nas publicações
O SEO nas redes sociais também é impactado na frequência de publicações do seu conteúdo. Afinal, do que adianta um perfil completo, se a página não é atualizada? Esse é um fator que afasta o público e, consequentemente, diminui o ranqueamento do SEO.
Dessa forma, estabeleça um planejamento de conteúdo estratégico, com uma certa regularidade na frequência das postagens. Também fique atento quanto ao horário de maior acesso das pessoas que te seguem, a fim de promover o conteúdo em um horário de pico.
Tenha uma boa quantidade de seguidores
As diretrizes acima fortalecem um dos principais modos do Google reconhecer a potência da sua rede social. Quanto mais conteúdo interessante é compartilhado pela sua marca, quanto mais engajamento você promove, mais seguidores você pode alcançar.
Existem práticas bastante seguras de conseguir um bom número de seguidores. Uma delas, junto com os conteúdos, é a oferta de sorteios, com regras que delimitam a participação.
Experimente por exemplo promover um brindes baratos para clientes por meio da participação de algum processo, por exemplo. Essa ação pode alcançar mais pessoas do que simplesmente manter o conteúdo de sempre.
Claro, tudo conforme a sua persona, um passo que deve ser trabalhado desde o início e seguir toda a estratégia, com base em conteúdos que tenham a ver com as preocupações e anseios da base do seu público-alvo.
Melhores redes sociais para SEO
As técnicas acima podem ser aplicadas em diversas redes sociais, não importa qual a divulgação do seu serviço. Porém, existem algumas mídias que se saem melhor nesses quesitos. Confira abaixo um pouco sobre cada uma.
Uma das primeiras redes mais populares continua sendo presente no topo quando o assunto é SEO.
Isso porque ela tem uma facilidade bastante relevante de manter os links clicáveis por todo o conteúdo, facilitando a identificação pelo SEO. No Facebook, você pode postar:
- Vídeos;
- Textos;
- Imagens;
- Transmissões ao vivo;
- Compartilhar stories
- Conversar diretamente com o público.
O Google também consegue ranquear os comentários das suas postagens, fortalecendo todo tipo de conteúdo da sua página. Nesse sentido, investir no Facebook ainda permanece como uma boa ideia para chegar no grande público desejado.
Com um foco no ambiente corporativo e profissional, o Linkedin se sobressai por conta do seu poder de geração de leads, auxiliando na segmentação de público, ainda mais no caso de empresas B2B – Business to Business.
Uma consultoria ambiental campinas, por exemplo, pode planejar um marketing de conteúdo bastante eficiente dentro da rede social, de modo a atrair novos clientes.
Quora
Pouco conhecida, mas bastante privilegiada pelo SEO é o Quora, uma rede social que consiste na troca de perguntas e respostas entre o público do canal.
Dentro desses questionamentos, é possível encontrar palavras-chaves pesquisadas pelo seu público e, quando o Quora é usado pela sua empresa, é possível incluir o link do seu site ou blog, de modo ampliar o tráfego orgânico.
Essa rede social promove uma interação real com o que está sendo pesquisado pelas pessoas dentro do Google, sendo um grande auxílio até mesmo para a produção de conteúdo do seu blog ou rede social.
As pessoas podem perguntar sobre conserto tela samsung e a sua empresa, especializada no assunto, pode se manifestar no tópico e apresentar as soluções para esse problema.
Dentro do Twitter, um dos recursos que mais ajudam o SEO são hashtags. Quando elas são usadas com eficiência, podem ser um excelente auxílio para chegar em um grande público.
Os tweets também podem e devem ser usados para o compartilhamento dos links do seu blog, para a promoção de tráfego de um canal para o outro.
Sempre priorize conteúdos de qualidade e com alto teor de engajamento quando for usar o Twitter e tome cuidado para não passar do limite da frequência, a fim de não gerar spam e afastar os usuários.
Medium
O Medium é uma espécie de blog, com foco na publicação de histórias, desde as mais pessoais, como as crônicas, quanto artigos especializados ou já publicados no seu site.
Essa plataforma possui um público bastante ativo e que pode muito bem estar interessado no seu conteúdo. Sem investir no Medium, talvez você nem sequer atinja um público engajado que está mais presente em outra rede.
Com foco na publicação de imagens, o Pinterest é bastante usado por profissionais de marketing com interesse em achar inspirações para postagens, sendo um ótimo mecanismo de pesquisa para o design.
Você pode publicar fotos dos seus brindes sipat, otimizá-lo por meio de palavras-chaves, alinhá-lo com o link do seu blog ou site e, assim, fortalecer o nome da sua marca e o tráfego para o seu site.
No fim de tudo, lembre-se sempre de investigar onde a sua persona mais passa o tempo e a partir dos resultados aplicar a estratégias de SEO nas redes sociais da sua empresa.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.