Marketing Digital

Como funciona o tráfego direto?

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Existem muitas maneiras de identificar a fonte de como um usuário chegou até um site. Entre elas, uma que merece atenção dentro das estratégias da empresa deve ser o tráfego direto.

A internet trouxe uma série de funcionalidades que ajudam as empresas a entenderem melhor sobre o seu público, além de possibilitar uma conquista maior em termos de visibilidade e de atuação no mercado.

Diante disso, para ter sucesso no mundo virtual, é essencial que os gestores e administradores possam compreender mais sobre alguns elementos que correspondem ao meio pelo qual os usuários chegaram até a página da companhia.

É verdade que uma dessas possibilidades é a realização de anúncios em diferentes plataformas. Tanto nas redes sociais quanto nos buscadores, ganhar visibilidade é possível por meio de campanhas patrocinadas ou também de maneira orgânica.

Ao investir em ações como essas, os gestores não precisam ficar às cegas, ou seja, sem saber o que pode estar trazendo maior resultado e o que precisa ser melhorado dentro de uma campanha.

Assim, um recurso que pode ajudar qualquer empresa, seja ela especializada em polimento de pedras preciosas ou em venda de peças de roupas plus size, são as métricas do site.

O Google Analytics é uma ótima ferramenta para isso, pois reúne em um só lugar todos os dados pertinentes às campanhas de uma empresa. Então, por ali, é possível acompanhar o crescimento das métricas da companhia.

Entre as muitas possibilidades de métricas que podem ser acompanhadas está a do tráfego direto. Ela é de suma importância para as corporações, e deve ser entendida para que possa ser cada vez melhor trabalhada.

Por isso, para entender melhor o que é o tráfego direto, como ele funciona e como aumentá-lo, não deixe de ler este artigo até o final para, assim, conhecer mais sobre essa métrica.

Definição de tráfego direto

Quando um cliente vai em busca de um piso vinílico em placas, por exemplo, ele pode utilizar diferentes maneiras para chegar no seu objetivo. Ele pode fazer uma visita ao estabelecimento, pode fazer uma pesquisa virtual no Google ou acessar um site.

É fundamental que a empresa esteja atenta a essas possibilidades, uma vez que ela pode entender de qual forma o cliente a encontrou. No Google Analytics, é possível verificar de forma mais organizada esse ponto.

Em uma das métricas que pode ser vista na plataforma, o usuário pode se deparar com volumes de tráfego total, de orgânico, de referência, de e-mail e de tráfego direto, entre alguns outros.

O tráfego direto, que pode ser mensurado por uma empresa de aluguel de ônibus para festa, por exemplo, é aquele no qual as pessoas chegam ao site sem que essa ação tenha qualquer ligação com outro canal. Ou seja, ele veio diretamente do usuário.

Mas, o tráfego direto pode gerar dúvida em muitos gestores. Isso porque ele pode ser gerado de diferentes formas, e não apenas quando um usuário digita por conta própria o endereço do site no navegador de internet.

Dessa forma, não se trata de uma fonte vinda de qualquer outro canal. Mas não significa que o tráfego direto tem como único meio de acontecer a ação de digitar o site na barra de endereços.

Por isso, os profissionais de marketing dizem ser difícil entender exatamente a maneira que fez com que as pessoas acessassem mais ou menos uma determinada página da web, quando ela é vinda de tráfego direto.

Saiba como aumentar o tráfego direto

O tráfego direto tem um papel importante para os sites na internet. Ele mostra aos motores de busca que uma determinada página é mais relevante porque ela é conhecida por pessoas fora do mundo virtual, o que gera credibilidade.

Diante dessa informação, muitos empresários, sejam eles do segmento de venda de móveis como uma mesa de reunião 8 lugares ou do setor de contabilidade, buscam modos de aumentar o tráfego direto. Alguns deles podem ser:

  • Marketing impresso;
  • Assessoria de imprensa;
  • Storytelling;
  • Branding;
  • Brandformance.

O marketing impresso funciona com a exposição da marca por meio de itens como cartões, folhetos, flyers, cartazes e outros materiais impressos que geram visitas ao site de modo direto.

Já a assessoria de imprensa trabalha a exposição da marca em canais diferentes, como os jornais, as revistas, o rádio, a televisão e outros tipos de fontes de conteúdo, sempre por intermédio de um assessor de imprensa.

O storytelling se trata de campanhas nas quais se conta uma história, que tem o objetivo de impactar o público e de passar maior credibilidade da marca para as pessoas. Ele pode mostrar uma série de informações importantes que atraem o público mais para perto.

Em termos de branding, é a gestão da marca que envolve elementos como o nome da companhia, a logomarca, o mascote, as cores, as embalagens e outros. Sempre com o intuito de fortalecer a imagem e otimizar a identificação dos clientes com relação à empresa.

Por fim, o brandformance são campanhas monitoradas por meio de métricas, como é o caso da Brand Awareness, que ajudam a verificar o quanto uma marca está se fortalecendo e conquistando aquilo o que deseja em termos de autoridade no mercado.

Sendo assim, para aumentar o tráfego direto em uma página de osteopatia postural, por exemplo, é fundamental investir em estratégias como as mencionadas acima, uma vez que elas têm capacidade de gerar mais visitas para o site.

Isso porque o tráfego direto tem como fator importante a capacidade de ranquear um site dentro dos motores de busca, de modo que quanto mais pessoas acessarem a página da companhia de maneira autônoma, maior será a qualificação do site na internet.

Duas formas como o tráfego direto funciona

Identificar como funciona o tráfego direto é indispensável para saber como agir e como utilizar esse elemento a favor da empresa. Por isso, existem dois pontos importantes que ajudam a entender como funciona e como se preparar para utilizar de maneira prática.

1. Checagem do site

Para garantir que o tráfego direto seja entendido da maneira adequada, é essencial que ele esteja sendo visto da forma correta. Em primeiro lugar, é possível perceber isso eliminando todas as possíveis “sujeiras” que estão no tráfego direto.

A checagem do site, seja ele de uma empresa de móveis planejados especializada em dormitório sob medida ou do setor de usinagem, é indispensável e pode ajudar a identificar se o Google Analytics está instalado da maneira correta nas páginas do site.

Isso quer dizer que deve-se usar o URL Builder e os parâmetros que mais se adequam às campanhas da empresa, de modo especial em canais propícios para a geração de tráfego que são contabilizados como direto.

Nesse caso, as redes sociais, os anúncios em apps, as campanhas de e-mail e os materiais em PDF são fontes que já oferecem os parâmetros de modo automático, o que ajuda nessa mensuração.

2. Mensuração de entrada de usuários

Depois, o outro ponto que ajuda no funcionamento do tráfego direto é o de entender e mensurar por qual canal os usuários estão entrando no site.

Essas visitas podem ser feitas diretamente no blog, na home do site ou em outras páginas que a empresa tenha. Com isso, o indicado é separar o segmento e fazer a interpretação dele como o verdadeiro volume do tráfego direto.

O restante disso pode ser visto como outra fonte que foi atribuída de forma errada. Afinal, é pouco provável que diferentes usuários acabem digitando uma URL comprida como se vê nos posts dos blogs da internet.

Então, o mais correto é avaliar de maneira específica cada caso, de forma que seja possível entender como um usuário entrou em uma página que falava sobre a importância da areia branca para quadra ou de qualquer outro tema.

Isso pode ter origem nas redes sociais ou na busca orgânica. De fato, a tendência é que os erros de atribuição se mostrem como um percentual baixo, de modo que uma curva comparativa indica facilmente a correlação entre elas.

Mas, em outras situações, é necessário avaliar e entender se algumas campanhas veiculadas podem ser responsáveis por levar ou usuários a essas páginas, de forma que elas podem não ter sido configuradas de forma correta.

Diante disso, é possível dizer que o tráfego direto funciona por meio da entrada no site ao ser digitado na barra de endereços, mas também por outras fontes, que podem ser encontradas na checagem do site e na mensuração da entrada de usuários.

Considerações finais

Não importa qual seja o segmento de atuação de uma empresa, que pode vender desde um pote de vidro redondo até um automóvel, entender como os clientes chegam ao seu site é essencial.

Por isso, acompanhar as métricas e investir em ações para otimizar o tráfego direto é necessário para que ela possa crescer e se destacar no mercado, tornando a conquista de clientes cada vez mais autônoma e garantindo a autoridade do seu site na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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