Existem cada vez mais formas, técnicas e mecanismos utilizados por empresas para gerar mais visibilidade para uma marca, desde as mais convencionais até as estratégias mais inovadoras e disruptivas como o marketing de guerrilha.
Essa estratégia se destaca até diante de modelos mais comuns no dia a dia da gestão de marketing por apresentar ótimos resultados com um baixo custo. Contudo, para aplicar essa prática, é preciso conhecer o seu processo e aplicá-lo corretamente.
A grande diferença fundamental do marketing de guerrilhas é que a proposta desse conjunto de técnicas é muito mais direto e agressivo do que modelos mais convencionais de marketing.
Seu funcionamento na prática ocorre por meio de formas novas, criativas e de baixo nível de investimento e chama a atenção do público. A inspiração para esse nome e para o desenvolvimento dessa técnica de marketing é a estratégia do exército vietnamita em 1970.
Por mais que grandes empresas possam contar com um toque de marketing de guerrilha para elevar o nível de criatividade e inovação da sua equipe de marketing, esse modelo foi criado para atender as demandas de pequenas empresas.
Com poucos recursos para investir, pequenas empresas de piso epoxi cozinha industrial podem usar da criatividade para com poucos recursos fazer frente às grandes marcas do seu nicho.
Quando a estratégia de marketing de guerrilha se encontra com as ferramentas de marketing digital, as empresas podem aproveitar de um combo excelente e muito potente para viralizar e expandir seus horizontes de forma eficiente.
Um dos primeiros modelos do marketing de guerrilha foi aplicado muito antes do crescimento do ambiente digital como um espaço para marketing e desenvolvimento de comunicações empresariais.
Nessa primeira aparição, o marketing de guerrilha foi utilizado na intervenção artística física na cidade para atrair a atenção de quem passava na região impactada. Um exemplo disso são bocas de lobo com pintura de bocas que precisam de um enxaguante bucal.
O que é o marketing de guerrilha?
O marketing de guerrilha, também chamado de marketing de guerrilha urbano, se caracteriza por uma abordagem muito mais agressiva e direta quando comparada com modelos tradicionais ou digitais de divulgação do conteúdo de uma marca.
Esse termo, assim como o conceito dessa estratégia foi criado durante a década de 1970, inspirado na atuação do exército do Vietnã durante a guerra em seu país, o publicitário Conrad Levinson desenvolveu essa técnica e passou a aplicá-la no seu dia a dia.
Dando um contexto sobre o confronto bélico que deu a inspiração para Conrad, é possível entender melhor como o marketing de guerrilha pretende atuar e gerar valor para uma empresa de coluna romana de gesso.
Durante a guerra do Vietnã, o exército do país resistia contra a invasão americana que chegou até o país com muito mais poder de fogo do que os vietnamitas que precisaram superar essa limitação a partir de estratégia e criatividade, usando táticas de guerrilha.
Conhecendo esse contexto histórico, o publicitário associou essa disparidade de poder de fogo entre os dois exércitos envolvidos no conflito com a realidade do mercado do marketing, onde grandes empresas disputam o mercado com pequenos empreendedores.
A partir dessa analogia, Levinson criou estratégias inovadoras para alcançar o objetivo de qualquer primeiro negócio, aumentar sua visibilidade e apresentar seu produto para mais pessoas com um baixo custo de investimento.
Com essa lógica, o marketing de guerrilha foi diretamente associado ao dia a dia de pequenas empresas de portão automático 5 metros. Com essas estratégias, foi possível que elas batessem de frente com as gigantes do seu mercado.
A conclusão mais interessante de toda a teoria de Levinson é que as pequenas empresas não são pequenas versões de grandes negócios e, por isso, não podem lançar mão das mesmas estratégias em menor tamanho.
Os pequenos negócios demandam esforços específicos e radicais para que negócios de menor porte cheguem nos resultados com mais eficiência.
Por que investir no marketing de guerrilha?
Com o passar do tempo e as provas da realidade dando conta de que os resultados dessa estratégia, o marketing de guerrilha passou a ser utilizado por grandes empresas que produzem tapete para sala peludo em larga escala.
Apesar disso, esse mecanismo ainda é mais eficiente para empresas de pequeno porte, agregando seus vários benefícios com a finalidade de gerar mais resultados em menos tempo e com menos recursos.
Os resultados são tão eficientes que as marcas que utilizam ferramentas de marketing de guerrilha passam a disputar o mercado de igual para igual com grandes corporações, e a explicação para isso está na origem da estratégia.
Diferente das técnicas convencionais que foram planejadas, em geral, pensando nas demandas de grandes empresas que sempre estiveram à frente de seus mercados com muitos recursos para investir em publicidade, o marketing de guerrilha é para os pequenos.
Como foi criado com o foco ligado diretamente a pequenas empresas, as ferramentas disponíveis e utilizadas abarcam melhor a realidade do dia a dia de empresas pequenas de lavagem a seco cadeiras, respondendo suas demandas e dando melhores resultados.
Seguindo o princípio e o objetivo do marketing, que é chegar em mais pessoas e apresentar um determinado produto, o marketing de guerrilha apresenta uma abordagem diferente e muito mais eficiente para pequenos negócios.
O marketing de guerrilha utiliza a criatividade e a inovação para propor algo a mais que anúncios, mas intervenções nos espaços públicos fazendo com que a mensagem da empresa seja muito mais difícil de se ignorar.
Por ser um modelo de publicidade diferente dos modelos convencionais, as estratégias do marketing de guerrilha já se destacam por colocar a experiência do público em um novo funcionamento, mais interativo, atrativo e com maior potencial de conversão.
Dicas para investir no marketing de guerrilha
Já foi dito que o marketing de guerrilha é um mecanismo de divulgação de pequenas empresas de corte a laser aço carbono marcado por ser mais agressivo. Essa última característica é a mais sensível, portanto, a estratégia deve estar alinhada.
Para isso, é necessário seguir alguns pontos essenciais na sua estratégia de marketing de guerrilhas:
- Conhecer o seu público;
- Se aproximar da origem da marca;
- Se associe com outras pequenas empresas do seu nicho;
- Busque estratégias e iniciativas originais;
- Foque na execução das ativações;
- Projete as sensações e emoções geradas;
- Monitore os resultados de cada ação.
Essa lista pode ser entendida também como uma série de cuidados que uma empresa de manutenção de ar condicionado de janela deve cuidar para que, na atuação dentro da estratégia de guerrilha, possa garantir uma eficiência e assertividade.
Isso é importante porque as estratégias focadas em marketing de guerrilha são inovadoras, disruptivas e impactantes. Esse impacto, contudo, pode ter efeitos positivos e negativos a depender da sua execução e dessa lista de recomendações.
Sem se atentar à execução e ao planejamento da ação, as estratégias de marketing de guerrilha podem ter um resultado contrário, prejudicando a marca e gerando uma reação negativa por parte do público.
Por ser um modelo dedicado a pequenas empresas, é muito importante que esse modelo de gestão e marketing esteja ligado à cultura da empresa, ao seu dia a dia e a identidade do seu público-alvo.
Para se destacar diante da concorrência de grandes empresas e também das outras pequenas empresas, um empreendedor precisa criar uma base de identidade para sua marca, a partir dela a lógica de guerrilha pode propor ações mais coerentes e assertivas.
Considerações finais
É de senso comum falar que qualquer mercado de produto e serviço está cada vez mais disputado, mas, em geral, se leva em consideração que as empresas de divisória de blindex para cozinha estão muito mais vulneráveis a variações de mercado.
Para acompanhar as tendências do mercado em marketing, as pequenas empresas não devem utilizar as mesmas estratégias das grandes organizações em menor escala para gerar resultados, mas sim adotar planejamentos mais arrojados e adaptados à realidade.
Um desses formatos é o marketing de guerrilha, feito com inspiração em um exército de resistência que precisou de planejamento, adaptabilidade e dinâmica para vencer uma guerra. Essa estratégia usa essas potencialidades para o seu pequeno negócio.
Como uma pequena empresa não tem acesso a grandes valores para investir em tráfego pago, publicidade em larga escala e outros mecanismos de marketing pagos, o marketing de guerrilha foca na virilização espontânea e em outras estratégias orgânicas.
O marketing e a gestão de pequenas empresas são processos imersos em diferentes responsabilidades, dinâmicas e questões que demandam sempre a inovação e a adaptabilidade de empreendedores, um cenário perfeito para o marketing de guerrilha.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.