Saiba quais os cuidados para prolongar a durabilidade dos pneus de seu veículo, os quais contribuem para uma condução mais segura e econômica.
Os pneus afetam a eficiência de combustível do seu veículo e sua segurança. Pneus danificados podem causar acidentes graves que colocam você e outros motoristas em risco. Por isso, mesmo que compre pneu Michelin de qualidade, ainda assim, precisa se atentar aos cuidados de manutenção preventiva em seu veículo.
Cuidados para prolongar a durabilidades dos pneus
Abaixo estão cinco dicas de cuidados com os pneus que permitirão que você cuide melhor dos pneus do seu veículo.
Mantenha seus pneus devidamente calibrados
Um dos cuidados para prolongar a durabilidade dos pneus, considerado como mais importante, é garantir que os pneus do seu veículo estejam devidamente calibrados.
Pneus murchos têm maior probabilidade de causar acidentes, pois reduzem a capacidade do veículo de parar com eficiência e colocam o pneu em risco de estourar, o que pode fazer com que você perca o controle do veículo.
Além de ser perigoso, um pneu murcho afetará negativamente o consumo de combustível do seu veículo porque ele não rola tão facilmente e o aumento da resistência ao rolamento requer mais energia para manter os pneus rolando, causando baixa eficiência de combustível.
Você deve tentar verificar a pressão dos pneus do seu veículo uma vez por semana caso o utilize com muita frequência em viagens longas, ou pelo menos uma vez por mês.
A pressão de ar dos pneus é verificada por meio de um medidor de pneus, que pode ser adquirido em lojas de automóveis ou online. Para obter uma leitura mais precisa, verifique a pressão de ar do pneu quando os pneus estiverem frios e não forem conduzidos por várias horas.
Você também pode realizar a verificação em postos de gasolina, oficinas mecânicas e borracharias.
Para verificar a pressão de ar do seu pneu, você deve fazer o seguinte:
- Remova a tampa da válvula de ar do seu pneu.
- Coloque o medidor na haste da válvula e pressione rapidamente.
- Repita para várias leituras para garantir uma leitura consistente e contar quaisquer anomalias.
Em relação à pressão ideal, você pode verificar esse número olhando o adesivo na borda interna da porta do motorista ou consultando o manual do proprietário.
Se os pneus estiverem murchos, você deve levar o veículo a um posto de gasolina com bomba de ar para pneus e abastecer os pneus conforme necessário. Se seus pneus perdem ar regularmente, pode haver um vazamento e você deve levar o veículo a uma oficina.
Rodízio de pneus
Os pneus do seu veículo se desgastam de maneira diferente em diferentes posições. Os pneus dianteiros tendem a se desgastar mais rapidamente nas bordas externas, mas os pneus traseiros tendem a se desgastar de maneira mais uniforme.
É importante fazer o rodízio dos pneus regularmente para garantir um desgaste mais uniforme nos quatro pneus.
Recomenda-se que seus pneus sejam trocados a cada 10.000 km ou a cada 6 meses, dependendo do que ocorrer primeiro. Ter seus pneus girados regularmente pode economizar dinheiro, prolongando a vida útil de seus pneus em muitos quilômetros.
Mantenha os pneus balanceados
Os pneus podem ficar desequilibrados se a distribuição de massa dentro do pneu estiver incorreta, geralmente causada pelo desgaste da banda de rodagem. Um sinal de desequilíbrio do pneu é um volante vibrando.
Os centros de serviços automotivos são capazes de equilibrar seus pneus. Ter seus pneus balanceados permite que as bandas de rodagem se desgastem de maneira mais uniforme, garantindo uma condução mais suave e uma vida útil mais longa para os pneus.
Verifique a banda de rodagem dos pneus e substitua os pneus conforme necessário
As bandas de rodagem do seu pneu são essenciais para a capacidade de parada do seu veículo, especialmente durante o tempo chuvoso.
Devido a essa importante função, você deve inspecionar as bandas de rodagem de seus pneus regularmente para garantir sua substituição quando necessário. Ao atingir 1,6 mm, está na hora de trocar o pneu por um novo.
Alinhamento das rodas
Você deve ter o alinhamento do seu veículo inspecionado por um centro de serviços automotivos experiente, ao menos duas vezes por ano, porque o alinhamento pode afetar o desgaste das bandas de rodagem dos pneus, além de causar outros problemas veiculares.
Alguns sinais de desalinhamento incluem o veículo puxando ou desviando para a esquerda ou direita e o volante vibrando ou balançando.
Os técnicos automotivos em um centro de serviço podem ajustar o alinhamento do seu veículo de acordo com as especificações do fabricante, permitindo que os pneus fiquem perpendiculares ao solo e paralelos entre si.