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Qual a importância de um bom plano de Marketing?

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Você sabia que o plano de marketing é uma estratégia fundamental para as empresas que desejam obter destaque competitivo diante concorrentes? Esse plano serve como uma ferramenta para o gerenciamento do negócio de forma estratégica. 

Por meio dele, é possível identificar quais pontos da empresa carecem de melhoria, assim como quais são suas forças, ameaças, fraquezas e oportunidades dentro de um determinado cenário do mercado. 

Com isso, sua empresa de aparelho de depilação a laser profissional ou de qualquer outro negócio pode se destacar ainda mais no cenário competitivo, por meio do aumento da visibilidade do negócio. 

O plano de marketing é feito a partir de metas e de objetivos, assim como do conhecimento do público-alvo. Ou seja, a depender do tipo de negócio é possível mudar a estratégia, assim como o plano e a metodologia aplicada. 

Por isso, é tão importante ter um conhecimento profundo sobre o setor de atuação de uma empresa, já que existem mercados mais dinâmicos. 

Por conta da importância de todos os negócios desenvolverem um plano de marketing, nesse artigo, você entenderá a importância dessa ação, assim como elaborar na prática esse planejamento. Confira a seguir!

Por que sua empresa deve ter um plano de marketing?

Antes de entendermos na prática como é possível criar um plano de marketing, apresentaremos os motivos pelos quais sua empresa de projeto elétrico completo deve investir nessa ação. 

Por isso, separamos uma lista com 8 motivos pelos quais sua empresa deve investir em um plano de marketing. Confira!

  • Aumento do número de vendas;
  • Aumento do número de clientes;
  • Melhora da experiência do usuário no contato com sua marca;
  • Faz com que o gestor tome decisões assertivas;
  • Permite o monitoramento de ações e métricas;
  • Melhora a visibilidade da empresa;
  • Reduz as chances de erros;
  • Agrega diferencial competitivo para o seu negócio. 
  • Melhora a visibilidade do site da empresa;

Quando sua empresa cria um plano de marketing ela faz um mapeamento do negócio e desenvolve conhecimentos que serão essenciais para atingir o público-alvo e se diferenciar diante dos concorrentes. 

Essa diferenciação faz com que seu negócio consiga ter um aumento do número de vendas e que consiga melhorar a experiência do usuário no contato com sua marca. 

Para o gestor de comunicação, essa ação é muito importante também! Com um plano de marketing, o gestor consegue identificar qual decisão tomar. 

Ou seja, sua empresa aumenta as chances de se diferenciar pelo fato das decisões serem assertivas. A partir dessas vantagens para a empresa, vamos entender como fazer um bom plano de marketing?

Os 7 passos para um bom plano de marketing 

Agora que você já sabe quais são os benefícios de ter um plano de marketing em sua empresa de fabricação de velas ou em qualquer outro negócio, precisamos entender como fazer um bom plano na prática. 

Por isso, separamos 7 passos que sua empresa deve seguir no processo da criação desse plano. Ficou curioso? Então prossiga a leitura. 

Mapeie o seu negócio

Para iniciarmos as orientações sobre a criação de um bom plano de marketing, é importante explicarmos que qualquer ação dentro de uma empresa demanda planejamento. Ou seja, a tomada de decisão só será assertiva se houver um plano bem delimitado anteriormente. 

Dito isso, é essencial realizar um mapeamento do seu negócio, entendendo qual é o seu cenário competitivo e área de atuação. Por exemplo, uma área industrial ou hospitalar é diferente de uma loja de ferramentas automotivas

Ou seja, uma estratégia que funciona para um negócio pode não servir para outro. Por isso, é tão importante buscar desenvolver conhecimentos acerca de um determinado empreendimento ou área de atuação.

Conheça quem é a sua concorrência

Além de conhecer o seu negócio e fazer um mapeamento dos seus pontos fortes e fracos, é muito importante desenvolver conhecimentos acerca da concorrência. 

Ou seja, quem pode atrapalhar o seu negócio? Como eles te afetam? Como sua empresa pode pensar em um diferencial competitivo? 

Investir em marketing já representa um diferencial e aumento de visibilidade, mas é importante desenvolver o plano a partir de um entendimento sobre os concorrentes.  

Para isso, faça uma análise SWOT em sua empresa, para conseguir mapear os pontos fracos, fortes e as novas oportunidades de negócio. Ameaças também precisam ser descritas para serem trabalhadas. 

Em alguns casos, é possível identificar também parcerias, ou seja, outras empresas que podem contribuir com o seu negócio, seja na divulgação ou no alinhamento de estratégias. 

Conheça o público-alvo e crie uma persona 

É muito importante também que sua empresa de locação de máquinas de solda conheça quem é o público-alvo e desenvolva uma persona. Não se preocupe que vamos detalhar mais sobre o tema a seguir. 

O conhecimento sobre o público representa fazer um estudo sobre quem são os seus potenciais clientes, assim como os assuntos que são relevantes para eles. Isso representa dizer que a empresa precisa obter informações como:

  • Idade;
  • Hobbies;
  • Localização geográfica;
  • Preferências.

Ou seja, o conhecimento não pode ser superficial e sim, bastante detalhado para que a estratégia e a linguagem sejam objetivas e claras para o público. Conhecer o público também representa criar um assunto relevante para a sua audiência. 

No caso da persona, estamos nos referindo à criação de um personagem que seja a figura de cliente “ideal” para a sua empresa. Inclusive, é muito importante durante o planejamento pensar também no desenvolvimento de ações personalizadas para os clientes. 

Crie um cronograma com metas e objetivos 

Um bom plano de marketing só tem efetividade se sua empresa conseguir delimitar quais são as metas e os objetivos. 

Ou seja, o que você pretende atingir com cada ação. Por exemplo, sua empresa deseja aumentar o número de vendas das peças para compressor de ar ou de um serviço. 

Em alguns casos, sua empresa pode ter a intenção de aumentar a visibilidade no Google, melhorar o ranqueamento ou até mesmo, melhorar o tráfego de um site. 

Dessa forma, é essencial entender quais são as metas e traçar um tempo para atingir. Além disso, os caminhos para alcançar uma ação também precisam ser bem definidos, assim como a equipe que será responsável por cada segmento. 

Por isso, crie um cronograma que determine quanto tempo sua empresa terá para atingir determinada meta. 

Delimite os seus canais de atuação 

Outro ponto muito importante no momento de criar uma estratégia de marketing e um planejamento é entender em quais canais sua empresa atuará e distribuirá o seu conteúdo. 

Muitas empresas, com o crescimento dos meios de comunicação no ambiente digital, têm realizado o investimento na criação de conteúdo para sites, assim como em redes sociais. 

Além disso, é possível criar aplicativos ou chatbots para estabelecer um contato e interação com o cliente. Em alguns casos, a empresa também disponibiliza o envio de email marketing para a nutrição de leads. 

Dessa forma, é essencial entender quais são os melhores canais para que sua empresa atinja o público-alvo. 

Conheça as técnicas de marketing

Sua empresa que elabora projeto de automação residencial também precisa ter conhecimento sobre as técnicas de marketing. Essas técnicas serão aplicadas nas ações da empresa, assim como durante o planejamento da ação. 

Por exemplo, se você deseja investir em mídia paga no Instagram, isso deve constar dentro do planejamento.

Outro exemplo é no caso da inserção de técnicas de SEO para otimizar os mecanismos de busca dentro do seu site. Sua empresa precisa ter um profissional que tenha o conhecimento sobre isso. 

Existem outras técnicas como criar conteúdo para as redes sociais, escolher as palavras-chaves a partir do público-alvo, dentre outras. 

Mensure os resultados de cada ação adotada 

Por fim, é muito importante que sua empresa analise cada resultado para fazer as alterações e ajustes necessários. É por isso que a mensuração de resultados é tão importante. 

Essa ação representa fazer uma análise dos resultados, do que deu certo (ou não) dentro de uma estratégia, fazendo as mudanças para atingir os objetivos e metas da empresa. 

Por isso, o plano de marketing pode servir como um norteador, mas pode adotar alguns critérios de flexibilidade, já que as ações de marketing requerem uma análise constante. 

A partir das orientações que apontamos para a sua empresa de decapagem química ou para qualquer outro negócio, é muito importante que sua empresa passe a elaborar um bom plano de marketing e obtenha os resultados positivos dessa ação. 

Vale ressaltar que para cada ação que citamos nesse texto, existem ferramentas e softwares que podem contribuir para a elaboração de um bom plano de marketing, assim como para o monitoramento das estratégias. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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