Negócios

Renovação do e-CNPJ: Quando e Como Renovar seu Certificado Digital

2 Mins read

A renovação e-CNPJ A1 precisa ser feita a cada 3 anos, dependendo do tipo de certificado contratado. Os períodos de vencimento podem vencer em um período mais curto, de acordo com o seu plano e haver a necessidade de você validá-lo com a empresa que realizou a emissão do documento.

Caso aconteça de você esquecer o prazo de vencimento, o certificado impede que você faça uma série de atividades fundamentais. Para não atrasar a entrega de pedidos dos clientes, você precisa verificar quais são os requisitos desta atualização e quanto tempo demora para a aprovação ser feita.

Por que é preciso renovar e-CNPJ?

Com a renovação e-cnpj A1, você consegue assinar documentos online com mais agilidade, sem precisar realizar o procedimento manual. Além de ter o direito de emitir as suas notas fiscais, prevenindo qualquer atraso na entrega de pedidos aos clientes.

Você também pode acessar qualquer sistema eletrônico restritivo para prestar contas, e também realizar a emissão de guias pelos órgãos governamentais. Portanto, se você tiver qualquer tributação para quitar, com o e-CNPJ você consegue resolver as pendências rapidamente.

Como funciona a renovação de e-CNPJ?

A renovação e-CNPJ A1 é feita com a Autoridade Certificadora responsável pela emissão do documento. Ou seja, é necessário acessar o site correto para renovar o certificado digital ao pagar a quantia requerida, após informar seus dados pessoais.

Haverá a necessidade de preencher um formulário com suas informações para, deste modo, ocorrer a validação. Clique em continuar quando finalizar a etapa e prossiga para o processo de videoconferência ou solicite apenas a validação realizada online para confirmar a sua identidade.

Requisitos para renovar esse certificado digital

A renovação é feita apenas quando o documento está dentro do prazo de vencimento. Caso ultrapasse o limite fornecido na primeira compra, você terá mais problemas para conseguir fazer a validação das informações.

É requerido o seu RG e CPF, assim como o registro comercial se tiver uma empresa individual, o ato constitutivo e certidão simplificada. Tenha também o seu cartão de CNPJ, que pode ser impresso diretamente pelo site da Receita Federal.

O que acontece caso não renove o e-CNPJ?

Ficar sem certificado digital e-CNPJ, impede que você realize a assinatura de qualquer tipo de documento, bem como o impedimento de emissão das NFs. Você fica impossibilitado de realizar tarefas fundamentais para a empresa, atrapalhando diretamente na questão de liberação de pedidos

Além disso, o fato de você não renovar o documento, corrobora para a obrigatoriedade de emitir uma nova versão. Isto significa que, ao invés de manter ativo o primeiro cadastro, você tem que fazer todo o processo novamente e aguardar até a emissão ser concluída.

Onde renovar e-CNPJ? 

Renove o seu e-CNPJ com a Valid Certificadora, que conta com poucas etapas para realizar o procedimento. É solicitado apenas que você forneça os documentos requeridos, e faça o agendamento para o certificado digital ser autenticado.

É recomendável que você mande toda a documentação por WhatsApp, pois ao ter contato com a nossa equipe, você consegue tirar dúvidas sobre prazos de validade. Assim, você sabe quando precisará realizar a atualização do e-CNPJ para continuar usando pelos próximos 2 ou 3 anos.

Com o seu certificado digital e-cnpj validado, você pode resolver diferentes questões empresariais com segurança. Afinal, as informações estão protegidas e não correm risco de serem acessadas por terceiros, pois temos um sistema de segurança eficiente para todos os documentos digitais.

Postagens relacionadas
Negócios

Como abrir uma empresa de empacotamento de produtos com poucos recursos?

5 Mins read
Veja como abrir uma empresa de empacotamento de produtos com poucos recursos e descubra como a empacotadora automática é essencial para otimizar o processo.
Negócios

Como eu encontro meu nicho de negócio?

3 Mins read
Descubra a resposta para a pergunta “como eu encontro meu nicho”: dicas práticas para você saber qual o segmento de sua empresa e como encontrá-lo.
NegóciosTecnologia

Softwares de controle de ponto: como funcionam

4 Mins read
Os softwares de controle de ponto têm se tornado ferramentas fundamentais para empresas de todos os tamanhos, ajudando na gestão eficiente das…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *