Marketing Digital

4 áreas do marketing digital que estão em alta

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Atualmente, o marketing digital é uma das bases de resultados nos negócios. Veja quais áreas desse segmento estão em alta e saiba no que apostar

Já é um clichê falar que o mundo mudou completamente depois da transformação digital. Hoje, o ambiente virtual é um dos lugares mais prósperos que existem. O e-commerce representa boa parte da economia, e são as diversas áreas de marketing digital que movimentam tudo isso e fazem acontecer.

Com o fácil acesso à internet e com smartphones na mão de quase todas as pessoas, a economia online decola e não tem previsão para parar de subir. Já pensou como é simples fazer uma compra online? Essa é só a ponta do iceberg. Existe uma infinidade de oportunidades a serem aproveitadas pelo marketing digital, e é preciso de gente para atender toda essa demanda.

Ter conhecimento sobre o que é SEO, Analytics e Mídias Sociais, por exemplo, são diferenciais enormes no mercado de trabalho, que a cada dia busca por mais e mais profissionais dessas áreas.    

Quer conhecer quatro áreas do marketing digital que estão em alta? Continue a leitura!

Social Media

O que antes era visto somente como forma de entretenimento, hoje é um meio excepcional de atrair pessoas e transformá-las em clientes. Além disso, as mídias são os principais canais de construção e propagação das marcas.

O profissional que escolhe essa carreira (Social Media) é responsável pela gestão das redes sociais e/ou produção de conteúdo para elas, seja como prestador de serviços ou funcionário de uma empresa.

Dessa forma, o Social Media atua no planejamento, na programação e na publicação dos conteúdos, gerando um contato direto com o público, engajando-o e tornando-o parte dos consumidores da marca. Por isso, é um cargo que requer profissionais criativos, conhecedores das redes sociais e com excelente organização.

Designer

O Designer pode atuar em toda a parte gráfica das inúmeras estratégias de marketing digital. Por isso, é uma profissão que exige criatividade, conhecimento das cores e texturas e uma boa noção de estética.

No marketing digital, o Designer geralmente atua:

  • produzindo mídias para as redes sociais;
  • fazendo ilustrações;
  • editando vídeos;
  • desenvolvendo logos;
  • definindo branding;
  • diagramando e-books;
  • criando toda a parte gráfica de sites.

Especialista em SEO

SEO (Search Engine Optimization – Otimização dos Motores de Busca) é um conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas para colocar páginas da web nos primeiros resultados de uma busca no Google e com um crescimento orgânico (sem custos).

Essa otimização utiliza palavras-chaves dentro dos conteúdos, no título ou na descrição do conteúdo de uma maneira que as páginas sejam encontradas mais facilmente e vistas como mais relevantes para o Google quando um usuário realiza uma busca. 

Assim, é possível ter boas posições no rankeamento e colocar a página nos primeiros resultados de uma pesquisa.

O profissional dessa área precisa ter boas habilidades de redação, conhecimento das ferramentas de SEO e de como o Google funciona numa busca, além de estratégias de marketing de conteúdo.

Analytics

Essa área representa o núcleo de planejamento, das análises de métricas e do desempenho das campanhas de marketing digital. 

Esse trabalho é realizado dentro da ferramenta Google Analytics, um sistema que gera métricas para mensurar o desempenho de um site ou de uma página. As métricas mais comuns são número de acessos, visitantes, cliques, tempo na página e conversões.

Por isso, é uma das áreas que mais oferecem vagas no mercado de marketing digital. O profissional dessa área precisa de especialização no Analytics, afinidade com gráficos, métricas, metas e objetivos, além de alto poder de análise e conhecimento do mercado.

Essas são as áreas do marketing digital que estão com alta procura de profissionais, mas não são as únicas que oferecem boas oportunidades. Também podemos destacar User Experience Designer, Branding, Analista e-commerce, Especialista em e-mail Marketing e Criador de conteúdo web.

É importante ressaltar que em todas as áreas de marketing digital é fundamental manter uma atualização contínua em diferentes segmentos da tecnologia, nas tendências de consumo e no comportamento do mercado.

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