Afinal, pets idosos precisam mesmo de farmácia veterinária 24 horas delivery? É normal ter muitas dúvidas sobre os cuidados com os bichinhos mais velhos, pois, assim como nós, eles necessitam de dedicação redobrada com o avançar da idade.
Mas, calma! Neste texto vamos te explicar tudo sobre os cuidados com pets idosos para garantir que você consiga oferecer qualidade de vida na melhor fase da vida do seu bichinho.
Com quantos anos um pet é considerado idoso?
Não existe um consenso sobre o cálculo da idade de um pet, pois vários fatores influenciam a definição da terceira idade em cães e gatos. O limiar entre a idade adulta e a velhice de um animalzinho está intimamente relacionado ao seu porte e individualidade.
No caso específico dos felinos, há ainda o fator acesso ao mundo exterior como um dos critérios para definir sua terceira idade. Contudo, um estudo realizado pela Tufts University, instituição dos Estados Unidos, revelou alguns parâmetros para melhor definir a idade dos pets.
Segundo os pesquisadores, um cão de pequeno porte é considerado idoso a partir dos 12 anos. Por sua vez, um cão de grande porte torna-se idoso entre os 6 e 8 anos de idade. Os gatos alcançam a terceira idade entre os 7 e 10 anos.
Como calcular a idade do pet
Como foi dito, não há um consenso sobre o cálculo da idade dos bichinhos. Na cultura popular existe a ideia de calcular multiplicando-se a idade por 7. Sendo assim, um gato com 10 anos de vida teria uma idade equivalente a 70 anos de um ser humano.
Porém, essa ideia não tem qualquer respaldo científico e não deve ser utilizada para definir se um pet é idoso ou não. Existem sinais de envelhecimento que refletem melhor a chegada da velhice em animais, são eles:
- Presença de fios grisalhos, em especial na área do focinho e dos olhos;
- Dificuldade em movimentar-se;
- Falta de interesse em passear ou brincar;
- Cansar-se rápido ao realizar esforços costumeiros.
Quais os principais cuidados com pets idosos?
Como já foi dito, pets idosos exigem um cuidado redobrado dos seus tutores, pois, os animais passam a ter limitações físicas e ficam mais suscetíveis a algumas doenças. Intensificar os cuidados pode ser a chave para garantir qualidade de vida para os peludos.
As principais doenças que afetam pets idosos são artrites e artroses, diabetes, câncer, doenças hepáticas e renais, obesidade e perda da visão. Os tutores devem estar atentos às mudanças no comportamento dos bichinhos e seguir os seguintes cuidados com os amiguinhos mais velhos:
Ofereça uma alimentação leve e saudável
Com o avançar da idade, a digestão dos animais de estimação fica mais lenta e aumentam as chances de desconfortos gastrointestinais. Por isso, a alimentação para cães e gatos idosos deve ser leve e saudável, de preferência rica em proteínas.
Evite esforços desnecessários para os bichinhos
Cães e gatos idosos costumam apresentar dificuldades de locomoção. Essa dificuldade costuma estar relacionada a quadros de artrite, artrose e problemas nas juntas e coluna. Para diminuir o esforço da locomoção, a dica é manter a cama, o bebedouro e o comedouro em locais de fácil acesso para o pet.
Mantenha os passeios e as brincadeiras
Mesmo com as possíveis dificuldades de locomoção, é preciso manter os pets idosos em movimento. Mas, atenção: nada de forçá-lo demais! Mantenha os passeios na rua e as brincadeiras, porém diminua a intensidade e pare quando ele demonstrar cansaço.
Evite expô-los às mudanças de temperaturas
Os bichinhos são muito sensíveis às mudanças de temperatura e com a idade essa sensibilidade aumenta. Mantenha a cama do seu pet em locais arejados e abertos, de preferência longe da luz direta do sol. Em dias frios posicione a cama em um local aconchegante e mais quente.
Aumente o número de visitas ao veterinário
Por fim, as visitas de rotina ao veterinário devem ser intensificadas com o avançar da idade. A recomendação é ver o profissional em saúde animal de 6 em 6 meses. Esta frequência é essencial para detectar e tratar possíveis doenças. Em paralelo, mantenha a vacinação do seu bichinho em dia.
Onde encontrar farmácia veterinária 24 horas delivery?
Como parte dos cuidados com a saúde dos pets idosos está o oferecimento de medicamentos de qualidade para tratar determinadas condições de saúde. Nós da DrogaVET somos os pioneiros em farmácias de manipulação veterinária no Brasil.
Oferecemos medicamentos veterinários personalizados para os quadros clínicos do seu peludo e fazemos delivery nas principais capitais do país. Saiba qual a unidade de farmácia veterinária 24 horas delivery mais próxima de você e ofereça um tratamento de qualidade para o seu pet idoso.