CarreiraEconomiaNegócios

Administração de empresas, o que você precisa saber antes de começar

4 Mins read

Historicamente, o curso de administração está entre os dez cursos mais procurados pelos estudantes. A gama de diversas áreas de atuação profissional oferecida por esta formação é um dos maiores atrativos da escolha deste curso.

Essa grande demanda é registrada todos os anos pelo Censo do Ensino Superior, com 8.033.574 alunos matriculados no ensino superior em 2015, dos quais 766.859 estavam matriculados em cursos de administração em todo o Brasil.

Esse número representou mais ou menos 10% do total de matrículas, tornando o curso o segundo mais popular – perdendo por 1 ponto para o curso de direito, o mais procurado por quem pretende ingressar na faculdade.

Apesar da alta demanda no Brasil, o número de pessoas concluindo o curso é bem menor, em torno de mais ou menos de cem mil alunos por ano.

Os números do Brasil parecem grandes, mas se você olhar para o número de graduados em administração nos EUA, que ultrapassa 350.000 por ano, eles são pequenos.

Os cursos na área de negócios dos EUA correspondem em média a quase 23% dos alunos do ensino superior dos EUA.

A diferença nos números de quem inicia e quem termina o curso se deve principalmente ao desconhecimento da real administração de empresas, pois muitos vestibulandos ainda desconhecem.

Com o objetivo de lhe ajudar no momento da sua escolha, preparamos abaixo algumas dicas sobre o que você precisa considerar antes de iniciar seu curso de administração. Se você tem dúvidas sobre ingressar na faculdade e deseja aprender sobre as empresas, indicamos que você faça um Curso de Auxiliar Administrativo com o objetivo de compreender sobre a área da administração.

1. O objetivo de estudar administração

Você quer fazer administração de empresas? Deseja seguir essa carreira?

Por exemplo, se você planeja montar seu próprio negócio ou gerenciar uma empresa familiar, este pode ser o caminho certo para você se qualificar.

Da mesma forma, se você optar por este treinamento por possuir talentos e interesses em áreas, como, por exemplo: marketing, RH, contabilidade e planejamento financeiro, poderá se interessar por cursos de administração.

Os gestores são profissionais que administram os às áreas de RH, materiais e financeiros de uma empresa, sendo comum os estagiários optarem por caminhos empreendedores.

Avalie suas expectativas principais e de carreira e veja se um programa de administração vai lhe ajudar a atender a essas expectativas.

Ao longo do programa, mantenha seus objetivos em mente para orientar as suas experiências acadêmicas com o objetivo de ajudar a alcançar todos os seus objetivos.

O programa de administração de empresas é versátil e pode ser obtido como um diploma de bacharel. Existem diversas opções de formação presencial, semipresencial e na modalidade EAD.

Geralmente dura quatro anos e, como muitos outros, é adequado para quem tem carreira gerencial e capacidade de trabalhar em equipe.

2. Saiba o que você quer aprender

Por ser um curso muito geral e oferecer diversas opções de atuação dentro do mercado de trabalho, seu currículo também é bastante diversificado.

O treinamento geralmente começa com uma disciplina mais abrangente e é projetado para desenvolver um bom gerente.

São muitas as disciplinas que abrangem, como, por exemplo: cálculo, estatística, psicologia, informática, liderança e áreas destinadas a proporcionar uma formação melhor para os futuros gestores.

Ao longo do currículo, as disciplinas podem se tornar ainda mais específicas e é muito comum que os alunos sejam agrupados em áreas mais relacionadas – embora algumas instituições não pratiquem isso.

Vale ressaltar que você precisa organizar seus estudos para tirar uma boa nota, pois haverá muito material para estudar durante o curso, além dos trabalhos que serão teóricos e práticos.

3. Escolha uma boa faculdade

Hoje, várias universidades no Brasil e no exterior oferecem programas de administração de empresas em diferentes formatos e empregam diferentes métodos e meios para apoiar os alunos.

Então, além de escolher o curso certo, é muito importante saber escolher a universidade para a sua formação.

Primeiramente, você deverá sempre verificar se a faculdade vem sendo bem avaliada pelo MEC.

Se for internacional, pesquise sobre a aprovação e credenciamento do governo local.

Em seguida, analise a base curricular e o plano de ensino das melhores faculdades e universidades.

Basicamente, eles devem fornecer conceitos, como, por exemplo: economia, contabilidade, finanças, RH, gestão, marketing, entre outros.

Avalie cuidadosamente se a instituição é centrada no aluno, se o suporte presencial ou online tem uma estrutura moderna.

Conversar sempre com os demais alunos e busque sempre por referências de alunos anteriores com o objetivo de ajudar a tirar as devidas dúvidas sobre a faculdade.

4. Verifique a formação dos professores

A administração é um curso muito procurado e por existirem diversas opções no mercado, é possível avaliar e selecionar o curso de qualificação que melhor atende às suas necessidades.

Com o objetivo de melhorar as suas formações, não basta o curso somente ter uma boa base curricular, ele deverá ter bons professores.

Para lecionar em programas de ensino superior, os profissionais devem ter, no mínimo, um programa de pós-graduação.

Diversas universidades somente recrutam professores com doutorado, enquanto outras só têm mestrado.

Dê uma olhada nos cursos dos professores e como eles operam dentro do mercado.

É fundamental que os professores possam sempre trazer experiência real para a sala de aula para que o aluno possa efetivamente sair da universidade com o objetivo de saber se adaptar com o que realmente vai encontrar dentro do mercado.

5. Pode ser feito remotamente!

O Curso Online, assim como o curso presencial, é oferecido como bacharelado ao longo de quatro anos. Você pode encontrá-lo facilmente em universidades públicas e privadas.

O interessante do ensino EAD é a possibilidade de viajar no seu próprio ritmo e economizar muito dinheiro. Os cursos a distância têm o mesmo currículo e os diplomas têm a mesma validade dos cursos presenciais. Eles também se encontram ocasionalmente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Postagens relacionadas
Negócios

Como abrir uma empresa de empacotamento de produtos com poucos recursos?

5 Mins read
Veja como abrir uma empresa de empacotamento de produtos com poucos recursos e descubra como a empacotadora automática é essencial para otimizar o processo.
Negócios

Como eu encontro meu nicho de negócio?

3 Mins read
Descubra a resposta para a pergunta “como eu encontro meu nicho”: dicas práticas para você saber qual o segmento de sua empresa e como encontrá-lo.
NegóciosTecnologia

Softwares de controle de ponto: como funcionam

4 Mins read
Os softwares de controle de ponto têm se tornado ferramentas fundamentais para empresas de todos os tamanhos, ajudando na gestão eficiente das…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *