CotidianoSaúde / Beleza

Como a terapia cognitiva comportamental ajuda no transtorno de ansiedade social

4 Mins read

O transtorno de ansiedade social (TAS) é geralmente tratado com terapia cognitivo-comportamental (TCC), uma forma de terapia que se tornou popular nas décadas de 1980 e 1990 para o tratamento de transtornos de ansiedade. A pesquisa mostrou que a TCC é uma das poucas formas de terapia que ajuda de forma confiável a superar os transtornos de ansiedade clínica.

Enquanto existem algumas formas de lidar com o problema, é recomendável que a pessoa com este transtorno tente seguir uma vida mais normal possível, utilizando de meios mais naturais como meditação, exercícios físicos, aromaterapia e óleos essenciais para reduzir o estresse e manter um ambiente tranquilo e saudável.

Mas caso for identificado a necessidade de terapia e ajuda profissional, é preciso começar o quanto antes, pois no caso do TCC, não é um conjunto de métodos, mas sim uma combinação de diferentes técnicas que dependem do transtorno a ser tratado.

Por exemplo, a TCC para o tratamento da depressão será diferente da TCC para o tratamento do TAS ou outros transtornos de ansiedade. Como existem tantas técnicas diferentes, é importante que seu terapeuta tenha experiência no uso da TCC para tratar o TAS e saiba quais técnicas específicas são mais eficazes para essa doença.

Meta para SAD

Um dos objetivos centrais da TCC é identificar crenças e padrões de pensamento irracionais e substituí-los por visões mais realistas. Como parte do processo de terapia, você trabalhará em várias áreas problemáticas, incluindo:

  • equívocos que você pode ter sobre suas habilidades e auto-estima
  • culpa, constrangimento ou raiva por situações passadas
  • como ser mais auto adesivo
  • graças ao perfeccionismo e ser mais realista
  • gerenciar avanços relacionados à ansiedade social

Suas sessões de tratamento de TCC podem parecer uma relação aluno-professor. O terapeuta assume o papel de professor, descreve conceitos e ajuda você no caminho da autodescoberta e da mudança.

Você também receberá tarefas de casa que são a chave para progredir.

Métodos cognitivos

A TCC consiste em várias técnicas, muitas das quais se concentram no pensamento problemático. Os métodos cognitivos ajudam a reduzir a ansiedade nas relações interpessoais e nos grupos e dão à pessoa com TAS uma sensação de controle sobre sua ansiedade em situações sociais.

O objetivo final da terapia cognitiva é mudar suas crenças centrais subjacentes (também conhecidas como seus ” horários “) que afetam a forma como você interpreta seu ambiente. Uma mudança em suas crenças básicas levará a uma melhora duradoura em seus sintomas de ansiedade.

Um dos problemas centrais da TCC é a ocorrência de pensamentos negativos automáticos , também conhecidos como distorções cognitivas. Pessoas com SAD desenvolveram formas negativas automáticas de pensar que estão erradas com a realidade, aumentam a ansiedade e reduzem sua capacidade de lidar.

Esses pensamentos surgem imediatamente quando você pensa em uma situação de ansiedade. Por exemplo, se você tem medo de falar em público , apenas pensar na situação evoca pensamentos de constrangimento e medo do fracasso. O objetivo da TCC é substituir essas distorções cognitivas por visões mais realistas.

Como uma pessoa que sofre de SAD, em algum momento de sua vida, alguém provavelmente disse que você deveria apenas “pensar positivo”. Infelizmente, o problema não é tão fácil de resolver – se fosse, você provavelmente já teria superado sua ansiedade há muito tempo.

Como seu cérebro se tornou programado ao longo do tempo para pensar negativamente e ter pensamentos ansiosos, ele deve ser gradualmente treinado para pensar de uma nova maneira.

Apenas dizer a si mesmo “Vou ficar menos ansioso da próxima vez” não funciona porque esta é uma afirmação irracional, dado o seu pensamento atual.

Mudar o pensamento automático negativo a longo prazo requer prática e repetição, todos os dias durante vários meses. Primeiro, você pode ser solicitado a simplesmente capturar pensamentos automáticos negativos e torná-los racionalmente neutros. À medida que isso se torna mais fácil, você trabalha com pensamentos mais realistas. Só então ela se tornará automática e comum.

Com o tempo, seus processos de memória serão afetados e os caminhos neurais em seu cérebro mudarão.

Você começará a pensar, agir e sentir de forma diferente, mas será preciso perseverança, prática e paciência para progredir. A princípio este é um processo consciente, mas à medida que é praticado e repetido, torna-se automático.

Métodos comportamentais

Um dos métodos comportamentais mais comuns para o tratamento do TAS é o treinamento de exposição, também conhecido como dessensibilização sistemática . O treinamento de exposição gradualmente significa que você se expõe a situações de ansiedade para que, com o tempo, elas desenvolvam menos medo.

O treinamento de exposição para SAD deve ser um processo muito gradual. As pessoas podem ter dito para você “limpar e enfrentar seus medos”, infelizmente esse é um conselho extremamente ruim.

Pessoas com ansiedade social já têm que enfrentar o que têm medo todos os dias. A exposição que não é estruturada em um processo gradual e passo a passo faz mais mal do que bem. Isso piorará sua ansiedade, manterá você preso em um ciclo vicioso e, eventualmente, levará à dúvida e à depressão.

Com seu terapeuta, você se exporá gradualmente a situações assustadoras para que, com o tempo, elas não evoquem mais medo. Primeiro, você pode praticar a exposição “in vivo”, como imaginar um discurso ou conduzir uma entrevista de emprego por meio de dramatização.

Quando a situação praticada ou imaginada se torna mais fácil, você passa para a situação no mundo real. Se a árvore de exposição se mover muito rápido ou as situações exigirem muito cedo, haverá um início de incêndio.

Chave para o sucesso

A pesquisa mostrou que existem várias chaves para o sucesso quando se trata de TCC e SAD. A probabilidade de que a TCC o ajude depende em grande parte de suas expectativas de sucesso, sua vontade de concluir as tarefas de casa e sua capacidade de enfrentar pensamentos desagradáveis.

As pessoas que estão dispostas a trabalhar duro e acreditam que a TCC as ajudará são mais propensas a melhorar. Embora esta forma de terapia seja intensiva e exija a participação ativa da pessoa com TAS, a melhora apresentada tende a ser duradoura e vale a pena o esforço.

Postagens relacionadas
CotidianoTecnologia

Retailtech: o varejo aliado à tecnologia

2 Mins read
Entenda o que é o setor e por que a tecnologia é um dos pilares da evolução do varejo para os próximos anos.
Saúde / Beleza

Técnicas para aliviar a dor nas costas: Yoga, chás e mais!

2 Mins read
Pada Hastasana (postura inclinada para a frente) é uma ótima causa de ioga para dor nas costas, especialmente porque permite que o…
Cotidiano

Ideias de jogos eróticos para casais

4 Mins read
Em um casal de longa data, às vezes é difícil manter vivo o frescor e a paixão que são sempre  necessários em…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *