Ícone do site CRM Web Cloud

Como funciona o estimulador muscular?

Como funciona o estimulador muscular?

Hoje em dia, a eletroestimulação é um dos tratamentos estéticos corporais mais procurados. É uma das técnicas mais exigidas hoje em dia, pois é usada para moldar, perder peso e esculpir o corpo. 

A eletroestimulação é uma técnica que tem sido usada há muitos anos e muito amplamente nos setores de reabilitação e, mais recentemente, em estética e fitness. 

Através do uso de dispositivos que enviam impulsos elétricos para os músculos, as contrações musculares são causadas e, como resultado, um efeito semelhante ao que seria obtido pelo exercício dos músculos.

No caso de tratamentos estéticos, a eletroestimulação funciona como um tratamento de emagrecimento, uma vez que, graças à intensidade que obtemos em cada sessão de eletroestimulação, conseguimos que haja um consumo calórico muito maior do que o que alcançaríamos com um treinamento convencional. 

Essa mudança na maneira como treinamos nos dá resultados espetaculares.

Por sua vez, também melhora ostensivamente a aparência da pele e nos ajuda a eliminar a celulite, aumentando o tônus muscular e, assim, melhorando a flacidez da pele.

O que é um estimulador muscular?

O estimulador muscular é um dispositivo biomédico que gera um estímulo em tensões ou correntes apropriadas para causar ativação neuromuscular. 

Se você está se perguntando sobre como usar o estimulador muscular, você deve saber que a maneira de usá-lo dependerá do efeito que você deseja. Existem três campos onde ele é usado, que são:

Quanto tempo?

As sessões de eletroestimulação muscular geralmente duram 5, 60 e 120 minutos. As sessões de recuperação e aquecimento estão incluídas nesse período.

Em cada sessão, os músculos trabalhados devem ser alternados. Os músculos não devem ser expostos a mais de 80 minutos por dia.

O uso de eletroestimuladores não é adequado para todos. Por exemplo, deve ser evitado naqueles que têm marcapassos, grávidas ou com problemas de epilepsia.

É importante aprender a maneira correta de usar estimuladores musculares, caso contrário, você pode obter o efeito oposto ao desejado. Quando não usado corretamente, a fibra muscular é danificada ou atrofiada.

Um estimulador muscular funciona?

O estimulador muscular funciona, no entanto, deve-se levar em conta que as técnicas realizadas com esses dispositivos só terão efeito se combinadas com atividade física, no caso da estética e da aptidão. 

A eletroestimulação nos faz excitar mais fibras musculares do que podemos recrutar quando o fazemos convencionalmente. Dessa forma, a conversão de gordura em músculo é muito maior quando trabalhamos com eletroestimulação.

Como a gordura ocupa muito mais espaço do que o músculo, a redução de volume é muito verificável e podemos afirmar que o uso de eletroestimulação causa mudanças óbvias.

Todos esses aspectos positivos que a eletroestimulação nos dá podem ser complementados, é claro, com uma dieta para obter o tratamento de beleza ideal, com o objetivo de perder peso.

Confira: Técnicas para aliviar a dor nas costas: Yoga, chás e mais!

Como tirar o máximo proveito da eletroestimulação?

Vimos que a eletroestimulação é uma ajuda importante para manter ou reduzir o peso corporal, uma vez que o consumo calórico é maior do que o convencional, tendo que regenerar o dano muscular na recuperação subsequente e ter o metabolismo ativado por muito mais horas do que no treinamento sem eletroestimulação.

Portanto, é importante, como em qualquer treinamento, descansar pelo tempo que for necessário até que os músculos estejam prontos para um bom treino novamente. 

Esse descanso pode variar de pessoa para pessoa, dependendo do tempo que você precisa para sua recuperação, mas, como regra geral, leva de 2 a 3 dias para o corpo se recuperar, por isso é aconselhável usar eletroestimulação 1 ou 2 vezes por semana.

Cada pessoa regulará a intensidade da carga de acordo com sua aptidão e, é claro, seus objetivos, já que os trabalhos de eletroestimulação e os objetivos a serem alcançados são pessoais.

Sair da versão mobile