A parvovirose é uma doença ainda pouco conhecida entre os tutores caninos, porém, o mais importante é saber o quanto antes que a parvovirose tem cura! Apesar de ser uma doença que pode afetar gravemente o cãozinho, ela tem tratamento com excelentes resultados, principalmente nos animais que já estão na fase adulta.
Quando pequenos, os cães têm menos imunidade e isso pode ser fatal para o animalzinho. Porém, com os manipulados da DrogaVet e com o auxílio de um médico veterinário, será mais fácil identificar os principais sintomas e cuidar do seu amiguinho da forma mais adequada.
Parvovirose tem cura?
Quando o animalzinho contrai o vírus da doença, a primeira pergunta que vem à mente é se a parvovirose tem cura e a resposta é que sim! O vírus, conhecido como Parvovírus canino, é grave e pode ser transmitido por meio de contato com fezes, vômitos, secreções ou contato direto com outros cães que já estejam infectados.
Até o momento, não é conhecido um medicamento que garanta, de uma vez, que a parvovirose tem cura. Porém, a partir de uma consulta com o médico veterinário, entende-se que o tratamento pode ser feito com vitaminas e antibióticos, que podem ser encontrados na DrogaVet.
Quais os sintomas da parvovirose?
Os sintomas são variados e deixam um sinal de alerta aos tutores logo que começam a surgir. Situações como diarreia com sangue nas fezes, vômito, perda de peso repentina e febre são os mais conhecidos quando se trata da parvovirose.
Por isso, o mais indicado é que logo nos primeiros minutos de piora do animalzinho, o cão seja levado ao veterinário. Os sintomas, mesmo que não sejam de parvovirose, podem ser graves e custar a vida do animalzinho.
A doença é grave?
A parvovirose é uma das doenças mais graves que podem atingir o cãozinho. Isso porque o vômito recorrente pode causar a desidratação do animal, e o tutor também pode notar a perda de apetite do animal.
Quando se contrai a parvovirose, é comum que o tratamento seja feito na clínica veterinária. Isso porque o time preparado oferecerá cuidados especiais ao cãozinho e garantirá que o quadro não se agrave.
É sempre importante destacar que a observação deve fazer parte do dia a dia do tutor. Desta forma, quando o animal apresentar qualquer sinal incoerente com a rotina saudável, o tutor saberá e correrá para o consultório.
Como a parvovirose é transmitida?
A parvovirose pode ser transmitida de diversas formas e a principal delas é o contato com outro animal que já esteja infectado. Mas atenção, tutor, o contato não precisa ser diretamente com o cão, pode ser por meio das fezes do animal, por exemplo.
Por isso, a higienização dos ambientes por onde o cão passa, estando infectado ou não, é de extrema importância. Desta forma, evita que o vírus se prolifere e atinja o animalzinho de forma grave.
Como matar o vírus?
Como dito, a higienização pode ser uma excelente aliada do tutor. Garantir que as áreas onde o cãozinho faz xixi e cocô estejam limpas com água sanitária é um dos principais meios para evitar que o vírus apareça.
Assim como, manter limpos as caminhas e os cobertores dos animais também pode ajudar na prevenção. Porém, quando o animal já estiver infectado, o vírus só poderá ser derrotado por meio de cuidado veterinário e medicamentos da DrogaVet.
Os medicamentos manipulados da Drogavet proporcionam uma vida mais saudável ao cãozinho, assim como uma rotina repleta de alegria e conforto. A DrogaVet anda lado a lado com os médicos veterinários e contribuem para que todo desconforto que o animal sinta, possa ser tratado de forma adequada e cuidadosa.