Ao reformar a casa, o objetivo de qualquer família é o mesmo: ter mais praticidade e tranquilidade no dia a dia. A reforma é uma forma de corrigir algum problema dentro da casa ou dar um novo significado para um ambiente interior, ajustando assim às necessidades da casa.
No entanto, é necessário também pensar na reforma como uma maneira de facilitar a limpeza das partes da casa. Por exemplo, para gastar menos tempo e energia limpando o chão, a escolha pelo piso de porcelanato é uma excelente ideia. Mas que outras reformas podem ajudar nesse objetivo? Conheça algumas sugestões no texto abaixo.
Escolha pisos que sejam mais fáceis de lavar
Se o intuito é facilitar a limpeza e manutenção dos ambientes, é melhor pensar com carinho em qual será o piso escolhido. Por exemplo, muita gente gosta da sensação confortável e acolhedora que o piso de madeira deixa, não é mesmo? Porém, os cuidados com a limpeza dele podem levar muito tempo: é preciso ter muito cuidado para utilizar um pano úmido que esteja bem torcido, já que o excesso de água pode manchá-lo. Esse é um risco que também existe ao utilizar ceras e óleos industriais, que devem ser evitados.
E se você tiver um animal de estimação em casa, o risco é em dobro, pois uma vez que ele faça xixi no lugar errado, o piso também pode acabar manchado. Dessa forma, é interessante pensar em colocar um piso que seja de limpeza mais fácil, como é o caso do porcelanato.
Ele é benéfico por diversos motivos: bastante utilizado nos lares brasileiros, ele se destaca por ter um ótimo custo-benefício. Ele é extremamente versátil e também é impermeável e muito resistente. E sua limpeza é bastante simples, sendo necessário apenas água e detergente neutro para fazer a higienização adequada. Passe primeiro um pano de microfibra para espalhar a solução pelo piso e depois, use outro para secar o piso.
Dê preferência para um layout móvel da mobília
Dentro de uma residência, todo espaço é valioso. E isso se torna ainda mais imprescindível em lares menores, como é o caso de apartamentos. Além de pensar na distribuição equilibrada de móveis entre os ambientes, é necessário pensar em como maximizar o aproveitamento de cada cômodo. Dentro dessa lógica, há uma preferência muito grande dentro da marcenaria para moldes fixos, com o mobiliário sendo fixado na parede em forma de armários, gavetas e bancadas.
No entanto, essa decisão acaba sendo um empecilho na hora da limpeza, já que fica difícil limpar os vãos entre os móveis ou entre eles e a parede, além de limpar a parte inferior da mobília. Para contornar isso, uma alternativa viável é optar por uma mesa de cabeceira que tenha rodilhos ao invés de escolher pela marcenaria fixa na parede, permitindo, assim, afastar o objeto e limpar a área que ele ocupa – além de todos os lados dele.
Evite decorar de forma que as quinas fiquem de difícil acesso
Relacionado ao tópico anterior, também há uma questão da disposição dos móveis e a limpeza dos cantos menos utilizados no dia a dia. Por exemplo, ter uma bancada extensa dentro do quarto traz várias vantagens, mas pode dificultar a limpeza das quinas superiores daquele lado – se for do mesmo lado em que está a janela, até mesmo retirar a cortina para lavá-la ficará mais difícil e trabalhoso.
Sendo assim, pense e planeje a organização dos seus móveis para que haja formas mais fáceis de limpar todos os cantos. Caso esteja planejando uma reforma dentro de um cômodo, certifique-se de já ter uma ideia de como ficará a organização da mobília após colocá-la, garantindo que haja mobilidade para movê-los e que todos os cantos do cômodo sejam acessíveis.