Se você tem um veículo, é muito importante ficar por dentro das pendências ou inadimplências que podem acontecer
Ao longo da vida, existem muitos impostos e burocracias que precisamos aprender a lidar com a responsabilidade de pagá-los da forma correta para não gerar inadimplências.
Um dos itens que traz bastante responsabilidade são os carros. Por causa disso, ter um veículo exige que você esteja sempre em dia na consulta de débitos e de olho nos prazos e datas de todas as burocracias.
Se você tem um veículo e não faz a menor ideia do que é IPVA, nunca viu isso na vida ou ainda tem alguma dúvida, esse pode ser o momento de responder essas e outras questões que você pode ter sobre o assunto.
Por isso, continue nesse texto para esclarecer algumas dúvidas que talvez você tenha sobre esse imposto obrigatório, como consultar o seu IPVA, consultar se você tem isenção ou conferir também se não há nenhum débito em aberto.
O que é IPVA?
O IPVA, ou imposto sobre propriedade do veículo, é um valor que deve ser pago todo ano obrigatoriamente, que varia para cada tipo de estado ou modelo do veículo.
Para saber qual valor deve pagar de IPVA é muito simples. É só multiplicar o valor de venda do automóvel pela alíquota correspondente ao estado e pronto, você terá o valor do imposto que deverá pagar.
Como consultar o IPVA?
A consulta do IPVA é muito simples de ser feita. Basta acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do estado de registro do seu veículo através de um celular, ou computador.
Em seguida, é só ir em IPVA e consultar débitos. Provavelmente, você também terá que identificar o veículo para conseguir acessar esses dados, por isso, esteja com o número do RENAVAM e a placa do veículo em mãos para realizar esse procedimento.
Dessa maneira, você consegue ver as pendências que existem no seu veículo e pode dar os próximos passos para resolvê-las, evitando multas ou juros e deixando os documentos do seu veículo em dia.
Isenção de IPVA
Nem todas as pessoas precisam pagar o IPVA dos seus veículos. Em algumas situações, é compreensível que esse imposto não precise ser recolhido de algumas pessoas.
Dessa maneira, são isentos do pagamento de IPVA as pessoas com deficiência ou proprietários de veículos com mais de 20 anos de fabricação. É importante consultar para saber se você faz parte de alguma dessas categorias de isenção.
Assim como o valor do IPVA, a consulta da isenção pode ser feita também no site ou aplicativo do Detran, ou pelo portal da Secretaria da Fazenda. Para acessar esses dados, também é necessário o número do RENAVAM ou da placa do veículo.
O que pode acontecer se o IPVA não for quitado?
Se você não conseguiu regularizar seu pagamento de IPVA, existem consequências. Não é recomendável não manter o pagamento desse imposto em dia, pois isso pode atrapalhar o seu orçamento e dar algumas dores de cabeça.
Para quem não pagou o IPVA na data estipulada, vai incidir uma multa de acordo com o tempo atrasado do pagamento. Esse tipo de multa pode impedir que você não consiga emitir o licenciamento do veículo.
Além disso, outro problema que pode acontecer é que também pode ocasionar uma multa gravíssima e 7 pontos na carteira de habilitação.
Como regularizar o IPVA atrasado?
Se você não conseguiu pagar o IPVA da forma correta, não se preocupe, pois ainda tem solução.
Pelo site ou aplicativo do Detran, ou pelo portal da Secretaria da Fazenda, você também consegue acessar o seu perfil e consultar os débitos atrasados. Em seguida, você deve pagá-los para não ter mais inadimplências.
Por fim, o pagamento pode ser realizado de diferentes formas, como pelo internet banking ou aplicativos de celular, e ainda é possível emitir uma guia para pagar em bancos ou lotéricas.