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O que é downsizing e como ela pode ajudar a sua empresa

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O downsizing é uma das técnicas administrativas contemporâneas voltada para a área de recursos humanos, sendo um de seus principais objetivos reduzir o custo de tais processos, diminuindo os trâmites burocráticos do dia a dia da empresa.

Para as empresas brasileiras, essa tecnologia se mostra cada vez mais necessária para desburocratizar os procedimentos empresariais.

Afinal, diante de um mercado cada vez mais competitivo, proprietários e gestores devem buscar soluções para melhorar a eficiência do seu dia a dia de trabalho.

As técnicas de downsizing são de particular interesse para o departamento de RH, pois esta área é entendida como uma parte importante da tomada de decisão organizacional, especialmente quando se trata de gestão de pessoas e despesas gerais da empresa.

Embora se espere que o custo e a burocracia diminuam, o downsizing nem sempre representa uma redução na capacidade produtiva de uma empresa, basta construir de acordo com as reais necessidades do negócio – por exemplo, ao aplicar esta técnica, é possível inclusive otimizar a gestao financeira startup.

Neste artigo, você conhecerá os conceitos básicos do downsizing, bem como sua aplicação prática nas empresas, seus principais objetivos e seus benefícios para o dia a dia de trabalho e negócios de uma organização. Boa leitura!

O que é downsizing?

Em português, a palavra “downsizing” significa “achatamento” ou “redução do tamanho”, ou seja, o objetivo central da tecnologia é “achatar”, reduzir ou mesmo eliminar processos desnecessários ou desatualizados, que afetam o cotidiano de uma empresa e impacta negativamente o negócio.

Alguns estudiosos – inclusive pessoas que ministram especializações como o curso de gestão financeira, acreditam que a adoção dessa estratégia deve ser a última escolha para empresas à beira da falência e o último recurso para promover a recuperação dos negócios.

No Brasil, a partir de 1980, a técnica do downsizing tornou-se mais conhecida e aplicada na gestão das empresas, mas desde então passou a ter novas estratégias e processos que continuaram a evoluir com o desenvolvimento das novas tecnologias.

Assim, em outras palavras, downsizing é um conjunto de práticas administrativas que visam tornar as empresas mais enxutas possíveis, reduzir despesas e procedimentos burocráticos, em simultâneo em que reestrutura e fortalece as atividades desempenhadas pela organização.

Dessa maneira, é possível eliminar processos e medidas desnecessárias, Assim, é possível promover maior autonomia dos colaboradores e melhorar o clima organizacional.

Qual é o objetivo principal do downsizing?

Quando consideramos os objetivos de curto prazo do downsizing, inevitavelmente inclui redução de custos, reestruturação organizacional e redução de hierarquias desnecessárias.

Ao mesmo tempo, os objetivos de longo prazo da implementação de uma estratégia enxuta incluem o crescimento sustentável e a modernização da empresa e de seus processos internos, melhorando os produtos e serviços oferecidos e, claro, reduzindo a burocracia desnecessária.

No geral, podemos resumir nossas metas de downsizing da seguinte forma:

  • Corte de custos;
  • Eliminação de procedimentos burocráticos;
  • Comunicação mais transparente e eficiente na empresa;
  • Tomada de decisão ágil;
  • Sinergia de equipes e processos na organização;
  • Foco nas reais necessidades do mercado e dos clientes.

Por isso, além de buscar por um curso de gestão financeira online a fim de se preparar para otimização dos custos, também é preciso realizar um planejamento cuidadoso e um alinhamento claro entre a estratégia a ser adotada e os objetivos gerais do negócio, pois cada empresa possui objetivos específicos.

E como implementar o downsizing na empresa?

O principal conjunto de boas práticas, responsável pela implementação desta técnica em uma corporação, começa em analisar os custos operacionais – como a busca pela melhor faculdade de gestão financeira, e de produção da empresa e listá-los por importância.

Posteriormente será preciso substituir ou eliminar custos que não são críticos para os processos e objetivos gerais da empresa, para que seja possível simplificar a estrutura organizacional para minimizar o número e hierarquia de cargos

Com isso, reúna os líderes de equipe para horizontalizar o processo interno de tomada de decisão para que possam distribuir responsabilidades entre mais funcionários para consolidar processos e equipes.

Use métricas de produtividade, como avaliações de desempenho, para monitorar o desempenho dos funcionários e ajudá-los a atingir todo o seu potencial na organização.

Se possível, terceirize serviços não diretamente relacionados às atividades principais do negócio, como contabilidade, limpeza, segurança, etc.

Por fim, invista em tecnologia para simplificar os processos internos que podem ser gerenciados de forma mais fácil e econômica.

Além desses passos, é importante dizer que a implementação do downsizing não acontece durante a noite. É necessário que os gestores tenham uma boa compreensão do ambiente interno e externo da empresa para implementar a estratégia com confiança.

Quais as vantagens de um processo de redução bem executado?

Como você provavelmente já sabe, há muitas razões pelas quais uma empresa pode optar por reduzir o tamanho, e há muitas consequências positivas que podem surgir dessa técnica. Incluindo:

  • Aumentar o valor agregado da empresa;
  • Melhorar a eficiência operacional;
  • Reduzir os custos e despesas operacionais da empresa;
  • Processo decisório mais flexível;
  • Melhorar as avaliações de desempenho dos funcionários;
  • Otimização da cadeia produtiva;
  • Operação em larga escala;
  • Foco nas necessidades reais do cliente;
  • Transparência das comunicações internas e externas;
  • Reavaliação e revitalização de processos.

Se bem estruturada, a estratégia pode trazer uma série de vantagens e desdobramentos positivos para a organização e também para os clientes.

A organização é a chave do sucesso

Como você percebeu, uma estratégia de downsizing requer muita atenção e planejamento dos gestores de uma organização para garantir que as metas de redução de custos e burocracia sejam cumpridas e que não surjam problemas de produtividade e imagem corporativa durante a produção.

Por isso, caso você tenha a intenção de implementar esta estratégia em sua empresa, busque por uma formação em gestão financeira a distancia (ou presencial), realize um planejamento muito bem estruturado com seu time e, assim, garanta bons resultados.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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