Uncategorized

Perigos que as pulgas e carrapatos podem trazer para os cães

3 Mins read

As pulgas e carrapatos são parasitas que se alimentam de sangue e podem causar doenças em cães. Conhecer os perigos e saber como prevenir a ação em seus pets é essencial para a saúde de seus cachorros. Assim, conhecer remédios como o Simparic é essencial para prevenir a ação de parasitas.

Vale ressaltar que pulgas e carrapatos não agem apenas por falta de higiene, é preciso cuidar da saúde dos animais e fazer todo um cuidado preventivo. Aqui, vamos mostrar quais são os principais perigos das pulgas e carrapatos para cães e o que fazer para prevenir e tratar os sintomas da ação destes parasitas. 

Quais doenças podem ser disseminadas por pulgas e carrapatos? 

Um dos problemas mais comuns pela ação de carrapatos e pulgas é a anemia, já que os parasitas se alimentam do sangue dos animais. Em casos mais graves, os animais podem apresentar um quadro de anemia aguda. A proliferação de vermes é outra doença transmitida por pulgas e carrapatos. 

Os parasitas carregam larvas de vermes e quando um cão engole uma pulga ou carrapato que contém vermes, ele acaba sendo acometido pela doença, que tem como principais sintomas a perda de peso e diarreia sem motivo aparente. 

A doença de Lyme, também conhecida como borreliose, é causada por uma bactéria e transmitida por meio da picada do carrapato. Os principais sintomas da doença são dores articulares e a infecção no encéfalo. Outra doença é a hepatozoonose canina, que é transmitida quando o cão ingere carrapatos infectados e pode causar febre, perda de peso, fraqueza e falta de apetite. 

A rangeliose canina, também conhecida como a febre-amarela dos cães, também é uma doença transmitida por um carrapato infectado. A doença causa sintomas como a febre, diarreia com sangue, emagrecimento sem motivo aparente e a apatia. 

Além de causar diversas doenças, as pulgas e carrapatos são um grande perigo para os cães porque se proliferam rapidamente. Por isso, a prevenção é tão importante, para evitar infestações em cães e prejuízos à saúde dos animais. 

Como prevenir a ação de pulgas e carrapatos nos cães? 

É preciso tomar alguns cuidados para evitar que seu cão acabe sendo infestado por carrapatos e pulgas. A infestação geralmente acontece em passeios ou no contato com outros animais já infectados. Com isso, é importante redobrar os cuidados em locais com grande circulação de pets e estar sempre atento aos primeiros sintomas do animal. 

Uma das melhores formas de prevenir e eliminar pulgas e carrapatos são as coleiras antipulgas. Essas coleiras são produzidas em silicone e possuem substâncias que se espalham pelo organismo do cachorro e previnem a infestação dos parasitas. As coleiras se destacam pela alta proteção e durabilidade, podendo oferecer até seis meses de proteção para o animal. 

Uma alternativa às coleiras são os sprays, que possuem substâncias para eliminar carrapatos e pulgas e podem ser aplicados no pelo ainda seco, sendo aplicado no sentido contrário do crescimento do pelo do cão. 

Outro excelente produto para combater pulgas e carrapatos são os xampus antipulgas. Estes produtos são ótimos para a proteção do cachorro porque possuem diversas substâncias que conseguem combater e repelir carrapatos e pulgas. 

Em casos de infestações maiores, os veterinários geralmente recomendam a ministração de remédios via oral. Estes medicamentos são bastante eficazes para combater e prevenir infestações de pulgas e carrapatos por meses. 

Vale ressaltar que a prática de retirar pulgas e carrapatos do pelo do animal com as mãos não é recomendada por veterinários, já que isso pode machucar a pele do animal e, inclusive, podem causar lesões nas suas unhas durante o processo. 

Entendeu a importância de combater pulgas e carrapatos? Proteja seus cães contra a ação destes parasitas e evite doenças que podem prejudicar a saúde dos animais, sempre redobrando a atenção e tomando cuidados preventivos para garantir a saúde do pet. 

Postagens relacionadas
Uncategorized

Como curar um coração ferido? Veja dicas com Pai Antônio de Ogum

2 Mins read
Curar um coração ferido é uma jornada pessoal e muitas vezes complexa, que pode ser facilitada com o apoio de práticas espirituais…
Uncategorized

Como encontrar seguro de vida com melhor custo-benefício?

3 Mins read
Descubra como contratar seguros de vida baratos e quais os prós e contras que devem ser considerados para acertar na escolha. Confira!
Uncategorized

Como calibrar os pneus corretamente?

3 Mins read
Não importa se o seu carro possui pneus aro 16, 17, 19, ou qualquer outro, realizar a calibragem correta desses componentes é…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *