O desemprego ainda é uma realidade bem presente no Brasil. Com isso, as pessoas fazem o possível para economizar nas compras do mês e nas faturas, procurando a menor taxa de cartão ou até abrindo pequenos negócios para complementar e/ou gerar renda para a família.
Em alguns casos, o que era só um trabalho freelancer ou uma renda extra pode virar a renda principal, transformando-se em um pequeno empreendimento. Algumas pessoas aceitam o desafio e acabam virando empreendedores ou microempresários, contratando funcionários para a sua empresa.
No entanto, principalmente no início, torna-se um desafio tomar decisões com o orçamento apertado, com oscilações de mercado e a carteira de clientes limitada. Para ajudar nesse processo de decisão, separamos alguns pontos a serem considerados, a fim de tomar a melhor decisão para você, sua empresa, seus clientes e seus colaboradores.
Orçamento
Querendo ou não, vivemos em um mundo capitalista em que o dinheiro movimenta a maioria das decisões tomadas no mercado. Com isso, é preciso pensar no seu orçamento, verificando se a empresa tem condições financeiras para tal decisão.
Lembrando que é importante a empresa ter uma reserva de emergência, além de ser crucial não misturar o orçamento pessoal com o empresarial. Afinal, você também é um funcionário e precisa sustentar a si e aos seus dependentes.
Sendo assim, avalie suas opções e veja a possibilidade de reduzir o orçamento de algo para fazer outros investimentos. O raciocínio e o planejamento estratégico são essenciais nesse momento. Pense nas consequências dos cortes, caso eles sejam necessários, e esteja preparado para possíveis crises financeiras.
Valor para a empresa
Valor e preço são coisas totalmente diferentes. O valor de algo para a empresa pode ser crucial na hora de conseguir e manter clientes, assim como pode ser responsável pela perda de consumidores.
Essa decisão é importante para a empresa? Ela vale mais do que qualquer dinheiro? Se sim, você pode ter sua resposta, mas garanta que essa decisão combine com a mensagem que você quer passar ao seu público, seja interno, seja externo. Afinal, a reputação de uma empresa é de extrema importância e pode acabar com a imagem de um negócio ou alavancá-la, especialmente no mundo digital em que vivemos, no qual polêmicas viralizam a qualquer dia e momento.
Prioridades
Outro ponto de atenção é a prioridade dessa decisão na empresa. Tem algo mais prioritário que necessita ser resolvido naquele momento? Talvez você tenha sua resposta com a pergunta. Novamente, o planejamento estratégico se torna crucial nessa hora.
Uma vez que o orçamento e a mão de obra são finitos, é importante que você tenha uma ordem de priorização de atividades. Afinal, você não conseguirá colocar tudo em prática de uma única vez. Faça a lista de prioridades e veja quais necessidades imediatas você precisa suprir.
Ajuda no clima organizacional
O bem-estar de uma equipe deveria ser a prioridade número um de uma empresa. Isso porque, quando você mantém seu time inspirado e respaldado, o trabalho flui melhor, alcançando ótimos resultados.
Além disso, um bom clima organizacional pode despertar o desejo de aprendizagem dos colaboradores, transformando-os em especialistas na área de atuação, aumentando a qualidade do trabalho e tornando a empresa uma referência no mercado.
Por isso, na hora de tomar uma decisão, leve em conta o impacto que esta terá no clima organizacional da empresa. É algo que beneficiará os funcionários ou é algo que acabará prejudicando-lhes e deixando o clima tenso?