Meio ambiente

Por que o tratamento de semente é importante?

3 Mins read

Realizar o tratamento de semente é extremamente importante para garantir a qualidade necessária para a planta que nascerá naquela plantação, afinal, não é novidade como as sementes são materiais extremamente sensíveis a problemas como desastres naturais e pragas, fator este que costuma custar muito caro às plantações criadas.

Entretanto, ainda é perceptível como diversas plantações não realizam o tratamento de sementes de maneira adequada ou sequer executam. Dessa forma, as lavouras ficam suscetíveis a problemas como propagação de fungos nocivos, pragas e ervas daninhas, por exemplo.

O que é tratamento de semente?

O tratamento de semente se trata da aplicação de compostos químicos nas próprias sementes. Também pode ser feito com organismos biológicos ou com os dois componentes presentes caso necessário.

Esse método é tão eficaz que diferentes profissionais como agricultores, proprietários e até empresas de fertilizantes precisaram realizar muitos estudos para compreender as implicações do tratamento de sementes na plantação.

Por que ele é importante?

A importância do tratamento de semente é justamente fornecer maior proteção contra patógenos e pragas que podem prejudicar o desenvolvimento adequado da planta. Consequentemente, é importante aplicar na prática justamente para evitar que os problemas afetem a produtividade e a rentabilidade daquela plantação.

Junto a isso, o fato do custo do tratamento ser relativamente pequeno em comparação a outros métodos de proteção o torna ainda mais importante, principalmente para os que não possuem muito dinheiro para aplicar nas plantações.

Benefícios do tratamento de semente

O primeiro benefício do tratamento de semente é a maior proteção proporcionada para a lavoura contra pragas e microrganismos, por exemplo. Como existem muitos desses seres que atacam as sementes, é preciso investir na segurança delas para que a plantação não seja comprometida.

Outro benefício muito importante dessa prática é o enraizamento mais poderoso por parte da semente. Assim, há uma maior eficácia na absorção de água e nutrientes pela futura planta mesmo em períodos de seca, evitando assim possíveis perdas em tempos posteriores.

Tipos de tratamento de semente

Existem diferentes tipos de tratamento de sementes por conta da grande variedade existente tanto de solos como dos materiais para plantio. Ao observar o mercado, destacam-se os seguintes tratamentos:

• Tratamento convencional;
  • Tratamento com fungicidas;
  • Tratamento industrial;
  • Fortificação;
  • Peletização;
  • Perfuração de fluidos.

A maioria dos tratamentos listados são bastante eficazes nas mais diversas plantações e cada um deve ser estudado isoladamente a fim de checar se é interessante o uso em determinado contexto.

De todo modo, todos os tratamentos citados possuem o mesmo objetivo de tornar a semente mais resistente a diferentes agentes que podem prejudicá-la. Com isso, escolhendo o método correto é possível tornar a sua planta extremamente eficaz e proporcionar os resultados desejados à lavoura.

Como escolher o tratamento de semente adequado

Para escolher o tratamento de semente adequado é preciso conhecer, primeiramente, as sementes que sua plantação receberá. Estude as composições delas atentamente e compreenda os compostos presentes nela para saber as características que o tratamento precisa proteger.

Após isso, é necessário ter certeza dos compostos que devem ser utilizados para o tratamento. Novamente, estude adequadamente os produtos para a futura aplicação e tenha atenção para a dosagem recomendada para não prejudicar a semente.

Dicas para fazer o tratamento de semente de forma adequada

Escolher cuidadosamente o tratamento de semente é extremamente importante por considerar as características de sua plantação. Portanto, conte com ajuda profissional para analisá-la cuidadosamente e, junto a isso, execute as outras dicas:

• Equipamentos de proteção adequados;
  • Dosagem adequada;
  • Qualidade para a mistura;
  • Volume de calda;
  • Uniformidade para o tratamento;
  • Contar com produtos de qualidade.

Todas essas dicas listadas vão garantir que o tratamento apresente a eficiência que sua lavoura precisa. A última recomendação pode ser feita através de sua visita na Rigrantec, que contém um catálogo bem amplo e com as características desejadas para cumprir com os mais diversos objetivos nas lavouras.A nossa experiência ampla de atuação no mercado nos permitiu criar produtos que cada vez mais auxiliam os diferentes profissionais da agricultura, sejam empresas de fertilizantes, cultivadores e derivados. Contar com as nossas soluções, portanto, vai garantir muita qualidade na sua lavoura e, consequentemente, os resultados que você deseja!

Postagens relacionadas
Meio ambiente

Desvendando os Segredos do Ácido Fúlvico - Para Que Serve e Como Potencializar seus Benefícios

4 Mins read