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6 dicas de como ser um bom líder

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Algumas pessoas acreditam que ser líder é apenas comandar uma equipe, dar ordens a outras pessoas ou simplesmente assumir o papel de chefe. Embora esses conceitos sejam comuns, cada profissional tem uma opinião.

O fato é que o líder é uma figura muito importante dentro das empresas e pode atuar de maneiras diferentes, visto que existem vários tipos de lideranças dentro das organizações.

Espera-se que uma equipe trabalhe em prol do mesmo objetivo, para isso, é necessário que todos os seus membros estejam alinhados e executem as tarefas necessárias.

O líder tem o papel de organizar um grupo de pessoas para que elas trabalhem com foco nas atividades que precisam ser realizadas, buscando sempre alcançar as metas e objetivos.

Se você parar para analisar esse conceito, vai perceber que o líder não é alguém que fica dando ordens o tempo todo ou que simplesmente segue um roteiro para comandar os liderados.

Ele atua junto com a equipe e incentiva os profissionais no dia a dia, pois o foco também é desenvolver essas pessoas.

Neste artigo, você vai entender mais a fundo o que é ser um líder, quais são as principais características desse profissional e conhecer algumas dicas para desempenhar uma boa liderança.

Definição de líder

Antes de compreender o que é ser um líder, é importante compreender o conceito de liderança. Trata-se da capacidade de conduzir um grupo de pessoas para alcançar resultados, motivando e influenciando os membros de maneira positiva e ética.

O líder vai fazer com que os demais profissionais contribuam voluntariamente e de maneira entusiasmada com as tarefas propostas. É uma competência importante para os gestores e fundamental para as organizações.

Ser líder em uma gráfica de cartão de visita moderno, ou em qualquer outra empresa, é ser capaz de interceder na maneira como as pessoas agem e pensam.

Ele não exige que determinados comportamentos sejam seguidos, mas atua como protagonista e de maneira confiante, despertando a reflexão do grupo.

Por meio do autoconhecimento e da observação, os membros da equipe repensam suas crenças e condutas e conseguem se desenvolver melhor.

Liderar pessoas é uma missão nobre e é muito fácil identificar o líder dentro do ambiente corporativo. As hierarquias são estabelecidas com pessoas que assumem posição de liderança e aquelas que seguem os líderes.

Porém, isso não acontece apenas dentro das empresas, na verdade, o líder é necessário em muitos outros grupos da sociedade, como:

  • Famílias;
  • Projetos sociais;
  • Associações informais;
  • Bairros;
  • Grupos de amigos.

A liderança é algo natural e que surge espontaneamente em algumas pessoas, entretanto, pode ser aprendida ao longo da vida.

Principais características dos líderes

Se uma empresa de pintura de fachada predial quiser escolher um bom líder para sua equipe, pode observar as características que esses profissionais apresentam.

Uma delas é que essas pessoas nunca param de estudar, pois sabem que para assumir uma liderança, precisa obter conhecimentos e experiências na área em que atua.

Elas investem em conhecimentos específicos e procuram se manter atualizadas. Gostam de saber mais sobre liderança, em si, e outros assuntos relacionados, como desenvolvimento pessoal, psicologia, gestão de pessoas, entre outros.

A disciplina é outra característica muito marcante, algo fundamental porque pessoas nessa posição possuem várias obrigações e ainda precisam acompanhar as atividades realizadas pelos liderados.

Para que seja possível fazer tudo isso, é necessário garantir a qualidade dos padrões, adquirir conhecimentos e colocá-los em prática.

O verdadeiro líder sabe agir de maneira ética, honesta e se dedica totalmente ao trabalho, tendo como objetivo garantir padrão de qualidade. Ele também procura desenvolver um bom relacionamento interpessoal, ser pontual e criativo.

Muito mais do que exigir que os demais cumpram suas obrigações, ajuda as pessoas a evoluírem, estimula a aquisição de conhecimento e incentiva os profissionais a melhorarem continuamente.

O líder de uma empresa de reciclagem de placas de circuito se comunica de maneira clara e objetiva, tanto de maneira oral quanto escrita.

Saber se comunicar com clareza é imprescindível para evitar que alguém saia de uma reunião com dúvidas ou que surja algum tipo de desentendimento.

Ele possui uma grande capacidade de compreender a subjetividade das pessoas, sabe que existe a diversidade e que ela é responsável por enriquecer o grupo. Por essa razão, consegue lidar com cada membro e atribuir tarefas compatíveis com seu perfil.

Mas isso só é possível porque o líder tem poder de observação, sensibilidade e empatia. Ele se mostra sempre acessível e está disponível para tirar as dúvidas dos liderados, durante a realização das atividades.

Não está sempre ao lado das pessoas para não perder autonomia, mas se mostra sempre por perto, caso alguém precise de alguma coisa.

Dentro de um fabricante de rastreador para carros, o líder deve oferecer feedback constante para os colaboradores, além de se mostrar tolerante e agir com transparência.

O profissional sabe a importância de fazer correções em particular, sem alterar o tom de voz ou demonstrar emoções. Ele sabe elogiar os colaboradores e entende a importância de fazer isso em público, desde que a equipe esteja de acordo.

Saiba como se tornar um bom líder

A liderança é algo natural, mas também pode ser aprendida ao longo do tempo. Se você se encontra nessa posição no momento e quer melhorar o próprio desempenho, algumas dicas para se tornar um bom líder são:

1. Tenha foco no dia a dia

O principal objetivo de uma boa liderança é construir uma equipe notável e desenvolver a próxima geração de líderes, profissionais que serão capazes de superar seu próprio desempenho.

Para gerenciar diariamente a equipe, é necessário lidar com recursos limitados, como tempo e dinheiro. Nesse contexto, o líder de uma empresa de cinegrafista para eventos deve colocar as áreas certas em destaque.

Procure analisar se elas trazem uma visão de longo prazo e se você analisa o tempo em relação aos efeitos e retornos do dia a dia.

Faça um acompanhamento mensal para ver quanto tempo foca ou não nas prioridades, pois isso vai ajudar a reorganizar a maneira de lidar com as tarefas diárias.

2. Defina valores e padrões

Os líderes e colaboradores precisam se unir para praticar padrões comuns, e valores importantes podem ser integrados para formar uma boa liderança, como no caso da verdade e da integridade.

Com base na verdade e tendo um bom autoconhecimento, o líder e sua equipe serão capazes de desenvolver a capacidade de compaixão e, com isso, adotar uma mentalidade mais generosa e sem julgamentos.

A integridade ajuda a transformar o significado de sucesso, considerando que uma boa liderança se sente satisfeita ao ver sua equipe crescer e superar expectativas.

3. Seja um bom exemplo

A imagem do líder de um fabricante de sacola plástica personalizada 40×50 serve de inspiração para os demais colaboradores, mas isso não deve ser confundido com um manual de regras.

As pessoas vão se sentir inspiradas dentro da equipe se o ambiente for respeitoso e se todos tiverem liberdade para serem como são.

4. Seja organizado

Ser organizado é fundamental para qualquer profissional, mas principalmente para aqueles que querem melhorar seu desempenho.

A organização permite manejar todas as responsabilidades de maneira eficiente e atender a prazos, por meio de uma produção de qualidade.

A partir do momento em que uma pessoa se torna líder em uma casa de repouso, a organização se torna ainda mais importante, pois ajuda a tratar todos os assuntos e priorizar tarefas.

5. Faça perguntas

Fazer perguntas sinceras é muito importante para adquirir sabedoria, conhecer melhor os membros da sua equipe e desenvolver uma boa liderança.

É fundamental abrir espaço para que as pessoas possam expressar suas opiniões e mostrar suas ideias, afinal, os colaboradores, muitas vezes, sabem como ajudar a empresa e colaborar com seu crescimento.

7. Oferecer feedback constantemente

Independentemente da sua área de atuação, os colaboradores estão sempre interessados em saber se estão realizando suas atividades corretamente e se o desempenho é suficiente.

O líder de um fabricante de porta de correr deve dar dicas de aprimoramento e parabenizar os membros da equipe quando desempenham bem suas tarefas ou apresentam uma ideia para o negócio.

É uma forma de mostrar para a equipe que os profissionais são valorizados e que você está disposto a ajudá-los em seu crescimento e desenvolvimento.

Considerações finais

O líder é fundamental dentro das empresas, independentemente do segmento em que elas atuam. São profissionais que sabem lidar com pessoas e dominam as tarefas e funções de sua equipe.

Mais do que organizar a rotina e comandar o grupo, o líder é alguém que colabora com o crescimento de todos e está sempre disposto a auxiliar seus liderados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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