O principal ativo de uma empresa não são suas ações ou tecnologia, mas os profissionais que nela trabalham. Desenvolver colaboradores eficientes, dedicados e qualificados é uma das estratégias essenciais para o sucesso de um negócio.
Afinal, os funcionários da empresa são os responsáveis pelas atividades da organização, garantindo a qualidade da cadeia produtiva, produtos ou serviços. Logo, pode-se dizer que os colaboradores funcionam como o combustível para a empresa.
Por isso, é fundamental que você, dono de uma empresa e a equipe de gestão de recursos humanos, tenham um cuidado especial no desenvolvimento dos membros da sua corporação.
Dessa maneira, será possível reter funcionários, ter melhores resultados e, consequentemente, um destaque positivo no mercado.
Neste artigo, vamos te contar sobre a importância de desenvolver talentos na sua empresa e como fazer isso acontecer. Continue lendo!
Por que os colaboradores são um dos principais pilares da empresa?
Uma das tendências de gestão de pessoas em startups — e até mesmo em empresas mais tradicionais —, cada vez mais estabelecidas no mercado, é a valorização do capital humano.
Essa tendência lida com os funcionários não apenas como uma força de trabalho, mas como um parceiro vital para o sucesso de uma empresa.
Seja na parte gerencial, operacional ou estratégica, o poder das pessoas faz o negócio avançar: afinal, proprietários e gestores não podem fazer tudo sozinhos.
Por isso é importante valorizar as pessoas da sua empresa e investir na gestão de pessoas.
Ao fazer um curso de empreendedorismo ead, é possível descobrir que torna-se benéfico a longo prazo afastar um pouco o foco dos processos e olhar para a própria empresa, pensando em estratégias para atrair os profissionais mais adequados, desenvolver suas habilidades e competências, reter talentos e evitar a temida rotatividade de pessoas.
É dessa forma que um bom processo de desenvolvimento dos colaboradores agrega força ao desempenho de uma empresa.
Além disso, é importante dizer que, ao ter um time especializado em gestão de pessoas faculdade, os resultados financeiros também podem ser observados.
O processo de desenvolvimento de pessoas na empresa
Ninguém nasce sabendo, mas como já citamos alguns exemplos acima, é possível ter conhecimentos prévios ao realizar um curso de formação.
Por exemplo, caso você queira ingressar no setor de comunicação para criar estratégias que gere mais lucro para o seu negócio, procurar por curso gestão de marketing e vendas pode fazer com que você aprenda a como desenvolver o atendimento ao cliente e pensamento estratégico.
Mas o aprendizado não fica apenas na teoria.
De acordo com especialistas em desenvolvimento pessoal, a maioria dos profissionais aprende com base na própria experiência, no sentido de que algumas habilidades só podem se desenvolver em pessoas com tempo e oportunidade.
Logo, para você conseguir ter melhores resultados e conseguir desenvolver as pessoas, é necessário unir os aprendizados teóricos com formações em gestão de pessoas ead, ou presencial e, também, incluir as suas experiências e a do seu time de Recursos Humanos.
As empresas podem ajudar nesse processo, abrindo portas para que os funcionários possam melhorar potencialmente suas habilidades.
No entanto, esse processo significa não apenas estimular os colaboradores a buscarem capacitação profissional, mas também estimular seu crescimento pessoal e o aprimoramento de suas competências e habilidades.
Isso inclui olhar além da posição atual do funcionário e considerar o papel que o profissional quer desempenhar onde ele pode se destacar e trazer mais resultados.
Por isso, o desenvolvimento de nossos colaboradores auxilia que a sua equipe continue progredindo e, assim, tornando-a cada vez mais eficiente, adaptando-se ao seu campo de atuação.
A importância do processo de desenvolvimento de pessoas
As empresas que valorizam e aplicam estratégias eficazes para desenvolver seus colaboradores têm uma enorme vantagem competitiva. Esse processo afeta vários aspectos da instituição como:
- Recrutamento e seleção;
- Retenção dos colaboradores;
- Crescimento organizacional;
- Destaque no mercado.
Confira o detalhamento de cada tópico:
- Seleção e recrutamento
Primeiro, o processo de seleção de um novo funcionário começa pela avaliação de fatores além da experiência e das habilidades, em simultâneo, em que analisa as características comportamentais dos profissionais.
Aqui, é verificada sua compatibilidade com funções e valores da empresa, tornando o recrutamento mais seguro.
Uma tendência nessa direção é a “contratação às cegas”, uma nova forma de reduzir o risco de discriminação, mesmo que seja uma discriminação involuntária de candidatos.
Ou seja, a pré-seleção dos candidatos é feita sem olhar fotos, gênero e até mesmo, a idade do colaborador.
- Retenção de talentos
Embora o foco esteja nas pessoas, também é preciso desenvolver estratégias para reter os talentos da empresa, valorizando sua experiência e habilidades internas.
O próprio trabalho de desenvolvimento pessoal e profissional incentiva os funcionários de alto desempenho a permanecer na organização, evitando a rotatividade de pessoal.
De acordo com as técnicas de gestão de marketing e comunicação, uma empresa é capaz de reter os funcionários e clientes, quer dizer que possui boas estratégias e a sua cultura é aprovada pelos que a conhecem.
- Crescimento organizacional
O desenvolvimento de pessoas permite que os funcionários aprendam novas habilidades que impactam positivamente seu trabalho.
Dependendo do resultado, isso possibilita que você seja promovido a um cargo ou realocado para um campo onde seus talentos possam ser melhor utilizados.
Logo, os resultados da empresa se potencializam e, além de técnicas de
gestão de marketing e branding, a ação de desenvolvimento das pessoas que fazem parte da empresa, também tem influência direta na lucratividade.
- Destaque no Mercado
Como você pôde ver, a popularidade de uma empresa está altamente ligada ao grau de contentamento dos funcionários.
Portanto, podemos dizer que, quanto mais desenvoltos e satisfeitos os colaboradores da sua empresa estiverem, melhor serão os resultados.
Um dos pontos principais é o destaque no mercado. Sendo possível ser reconhecidos pela qualidade do produto e/ou serviço entregue e também, na gestão de equipes.
Bom para os funcionários, melhor para a empresa
Uma empresa que valoriza seus colaboradores acaba entregando produtos de qualidade ainda melhor e o atendimento tende a ser mais eficiente.
Afinal, se os funcionários estiverem mais felizes, eles trabalharão mais focados e mais produtivos.
Isso fortalece a imagem da marca, portanto, aumenta seus lucros. Por isso, podemos dizer que, a reputação da sua instituição como empregadora, se bem vista, pode ajudar a atrair novos talentos.
Quem não investe em seus funcionários está perdendo oportunidades de fazer com que seus colaboradores produzam mais e com qualidade, trazendo novas ideias para melhorar os processos e a própria organização, além de arriscar perder essas ideias para outras empresas que valorizam seus talentos da casa.
Como desenvolver os funcionários da empresa?
Auxiliando na implementação de ações para valorização dos talentos da própria empresa, é possível contratar um profissional de coaching (formado e bem indicado para tal papel), uma pessoa que pode ajudar no desenvolvimento pessoal e dentro da profissão.
Porém, além dessa possibilidade, existem algumas estratégias e ideias simples que podem impactar na gestão de pessoas da sua empresa:
- Conduzir
Os gerentes são a conexão mais próxima que uma empresa tem com seus funcionários.
Por conta dessa relação direta, é importante que os líderes saibam como desenvolver os membros de sua equipe pessoal e profissionalmente e fornecer feedback construtivo sobre seu desempenho na tarefa e seu comportamento na organização.
Por isso, o treinamento contínuo com os gestores da sua empresa é fundamental para que eles sejam bons modelos para a equipe e saibam extrair o melhor de cada colaborador.
- Cursos e Treinamentos
Além do aspecto pessoal, também é importante proporcionar aos colaboradores oportunidades de aumentar seus conhecimentos em sua área de atuação.
Incentive cursos e a participação em treinamentos e outros eventos do seu setor, para que os colaboradores estejam cientes das novidades e boas práticas e tragam essas informações para o seu dia a dia.
Uma maneira de incentivar esse aprendizado contínuo é desenvolver um plano de trabalho e remuneração. Com isso, o profissional estará altamente motivado a buscar capacitação para progredir na carreira, tudo de forma clara e transparente.
- Experiências diversificadas
Uma experiência simples, mas que aprimora o conhecimento dos funcionários, é permitir que eles trabalhem por um período de tempo em outras funções e departamentos.
Dessa forma, eles podem aprender diferentes habilidades, como negociação, organização e comunicação, e entender a empresa e seu funcionamento como um todo, além de compreender a importância de cada colaborador para o seu sucesso.
- Gamificação
Uma forma inovadora de desenvolver colaboradores é adotar a gamificação. Essa estratégia combina a diversão do jogo com o aprendizado de conteúdos e o incentivo a determinados comportamentos.
A gamificação pode ser aplicada em treinamentos empresariais, integração de novos funcionários e realização de tarefas rotineiras para tornar todas essas atividades mais dinâmicas e envolventes, tornando seus funcionários mais produtivos.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas