Marketing Digital

Funil de Vendas: Entenda como essa ferramenta vai otimizar seu dia

3 Mins read

Se você possui um negócio, ou pensa em começar um, você deve conhecer as ferramentas que irão te ajudar nessa caminhada, e o Funil de Vendas é uma delas. Sendo muito útil na área de marketing e vendas, essa ferramenta será de extrema ajuda no dia a dia de sua empresa, já que seus resultados serão melhores e otimizados.

Antes de entender a ferramenta em si, é sempre bom ressaltar a importância de uma boa gestão de vendas em qualquer negócio, já que é através dela que você conseguirá mais lucros e ainda conseguirá uma relação melhor com seus clientes.

Os sistemas de crm gratuitos também são úteis para a adesão de clientes.

Portanto, se quer ser um destaque no mercado atual, que é regido pela alta competitividade, você deve estar disposto a usar qualquer método para alcançar o maior nível possível de vendas, além de ter um relacionamento melhor com os colaboradores. Para isso, um crm gratis é muito bem vindo.

O que é funil de vendas e como funciona?

Se você ainda não conhece essa ferramenta, o primeiro passo é entender que ela é algo muito relevante em seu negócio, pois poderá lhe abrir diversas possibilidades, além de impactar em diferentes responsabilidades dentro do setor de vendas como:

  • Praticidade;
  • Otimização;
  • Agilidade;
  • Entendimento do processo de vendas.

O funil de vendas é um dos principais conceitos de marketing, já que é um modelo estratégico que tem como função mostrar a jornada inteira do cliente, desde o primeiro contato com a empresa, até o fechamento da venda.

Também é comum ser conhecido como pipeline de vendas.

Em suma, ele é uma representação do caminho que o cliente faz até concluir uma compra, o que normalmente não é visualizado facilmente.

O funil de vendas é algo inovador, pois não era comum as empresas se preocuparem em entender mais a fundo como é o processo completo de uma venda.

Esse tipo de ferramenta ajuda muito, pois além de entender e melhorar nas vendas, você ainda tem uma proximidade maior com o cliente, que pode ser visto nos melhores crm gratuitos.

Porém, vale lembrar que essa é uma ferramenta um pouco mais técnica, então você tem de entender ela antes de adicioná-la à sua empresa.

As vendas não são um processo homogeneizado, já que ocorrem por etapas, por isso, é fundamental que entenda quais são essas etapas e como elas funcionam.

As etapas são divididas em três: Topo do funil (ToFu), Meio do funil (MoFu) e Fundo do funil (BoFu).

A primeira etapa, a ToFu, é onde há o aprendizado e a descoberta do cliente, em relação com a sua empresa. Ou seja, aqui, o indíviduo ainda não tem um interesse direito em um produto, e acabou chegando por aqui pela primeira vez, de alguma forma.

É nessa hora que o especialista deve direcionar toda a atenção ao visitante da primeira viagem.

A segunda etapa, MoFu, é onde o especialista entende as necessidades e os problemas dos clientes, e passa a considerar uma solução para resolver o problema.

Nessa etapa, você não pode pressionar o seu cliente, mas sim disponibilizar qualquer ajuda que estiver em seu alcance, para que atraia a atenção dele, de forma inofensiva.

Por fim, a terceira etapa, BoFu, é quando há a decisão final de compra, onde o cliente já passou por todo o processo de conhecimento da venda, e deseja receber o contato final com um vendedor.

Aqui, você deve continuar agindo profissionalmente e mostrar que sua empresa é uma diferencial, finalizando a compra e satisfazendo o cliente. 

O funil de vendas é de suma importância para diversos setores em sua empresa, assim como o sistema para representante comercial gratis, por exemplo.

Importância de trabalhar com funil de vendas

Após entender como funciona o funil de vendas, é relevante conhecer qual a importância que o funil de vendas tem em sua empresa, já que traz diversos benefícios, além de te destacar no mercado competitivo.

A principal característica do funil de vendas, é que com ele você pode entender completamente o processo de comercialização, o que permite que você tenha uma maior proximidade com todo o setor de vendas, fazendo com que sua empresa esteja em maior harmonia internamente, já que há uma maior proximidade.

Além disso, você entende seu cliente de uma maneira que deixe ele confortável com a situação, já que não estará insinuando que ele é mais um, mas sim que é alguém importante para sua empresa, tratando-o com respeito e atenção.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Postagens relacionadas
Marketing Digital

Revolucionando o Atendimento: O Poder da Inovação nos Canais de Comunicação para Encantar seus Clientes

3 Mins read
A inovação no atendimento é essencial para garantir uma imagem positiva e conquistar a fidelidade dos clientes. Com o aumento significativo das…
Marketing Digital

Navegar e Comprar: A Jornada Perfeita do Cliente na Loja Virtual

4 Mins read
A jornada do cliente na loja virtual é um processo fundamental para aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Para criar uma…
Marketing DigitalNegóciosTecnologia

O que fazer para fidelizar o cliente?

3 Mins read
Fidelizar o cliente é um dos principais objetivos de qualquer negócio, pois significa que ele está satisfeito com o produto ou serviço…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *