Se tem uma coisa que os felinos são bons por natureza é cuidar da própria higiene. Em momentos em que a caixa de areia está suja, eles inclusive se recusam a fazer uso do local, o que pode gerar desconforto não só para o dono na hora de ter que limpar, mas para o animal que sai da sua rotina de higiene.
Mas essa é apenas uma das causas que pode fazer com que os gatos acabem urinando em locais indevidos, e entender o que pode estar ocasionando o estresse no animal é o ponto chave para resolver o problema.
Este conteúdo reuniu algumas dicas essenciais para você identificar o problema e evitar que gatos façam xixi pela casa. Confira!
Demarcação de território
Assim como os cachorros, os gatos podem ser ciumentos e extremamente territorialistas. Isso pode acontecer após uma mudança de casa, depois da chegada de um novo animal no ambiente ou até mesmo com a presença de pessoas estranhas.
Para saber se o motivo do xixi fora do lugar é algum desses, basta observar o comportamento do animal: a urina é eliminada em forma de spray e na vertical, além do odor bem mais forte que o comum. Eles podem agir dessa forma quando não castrados, buscando parceiros sexuais, ou quando castrados, pelos motivos listados acima.
Caixa de areia suja
Os gatos são um dos animais que mais se preocupam com a própria higiene, mesmo que para muitos o uso da própria língua para limpar o corpo seja algo estranho. Quando a quantidade de caixas de areia é inadequada ou a areia está suja, é bem comum que os bichanos façam suas necessidades fora do local.
Nesse caso, vale garantir a troca de areia regularmente, e, se o problema persistir, prestar atenção aos demais comportamentos do animal, que podem indicar algum problema de saúde ou desconforto com o tipo de areia, por exemplo.
Filhote em processo de adaptação
Mesmo adotados após um período de desmame, os filhotes de gato precisam se adaptar ao novo ambiente, que pode ou não ter mais animais e pessoas. Durante esse processo, além de miar incansavelmente, os filhotes podem fazer xixi em outros lugares da casa que não a caixa de areia.
Aqui só é preciso ter paciência para que o animal se acostume a usar a caixa de areia, assim como a presença de outros gatos. O indicado é tentar manter a caixa de areia e outros itens de uso do gato em locais mais ou menos iguais aos anteriores, em caso de mudança, facilitando que ele reconheça de forma mais rápida e se acostume com o ambiente.
Período de acasalamento
Quando filhote, é o período ideal para castrar o animal, pois isso também evita que ele use a urina fora do local adequado para atrair parceiros durante o período de acasalamento. Tanto machos quanto fêmeas emitem odores para chamar atenção de outros gatos, e seu comportamento também fica alterado, com maior interação com objetos e humanos.
Na maioria dos casos não há necessidade de levar seu gato até o veterinário. Caso o animal não se acostume com a caixa de areia e continue fazendo xixi pela casa, um profissional poderá indicar um outro tipo de spray ou produto que ajude a ensinar o gato a utilizar o local.
Assim como todo ser vivo sem habilidade de fala, os gatos demonstram sinais pelo seu comportamento, então é sempre válido prestar mais atenção em qualquer mudança que seja perceptível, especialmente quando envolve a rotina rígida de higiene desses animais.