Toda empresa precisa de um plano de marketing para divulgar a marca, os produtos e serviços que disponibiliza para o mercado consumidor.
Sem um plano adequado, com ajustes que se moldam ao modelo de negócios ao qual uma empresa está inserida, fica praticamente inviável aumentar as vendas, angariar clientes e se destacar perante os concorrentes.
Desse modo, um plano de marketing é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio.
Assim como você desenha linhas de trabalho nos departamentos, como produção, cobrança ou suporte técnico, o plano de marketing é o roteiro com estratégias para melhorar a comercialização de seu produto ou serviço.
O que é um plano de marketing?
Um plano de marketing é um relatório que descreve sua estratégia publicitária para seus produtos ou serviços, como a instalação de ar condicionado em Salvador, que pode ser aplicado no próximo mês, semestre ou ano.
Além de organizar as campanhas publicitárias que você deseja lançar, um bom plano de marketing envolve pesquisar seus concorrentes e entender seu público-alvo, encontrando a melhor forma de posicionar a marca como um todo.
Ambos os elementos são fundamentais para posicionar adequadamente sua organização no setor, assim como sua marca junto ao mercado consumidor.
Assim, para construir um bom plano, alguns passos podem ser seguidos, conforme descritos a seguir:
- Estude o mercado
Conheça o número total de empresas operacionais que oferecem o mesmo produto ou serviço que você, discuta a relevância em diferentes áreas geográficas e procure nichos de atendimento para se destacar com certa exclusividade.
Para isso, coloque em prática ações necessárias, como analisar e investigar o setor.
Também extraia dados econômicos e de faturamento, descubra fornecedores pontuais e que estejam alinhados à qualidade da sua marca.
- Analise a concorrência
Determine exatamente quem é sua concorrência direta, seja no segmento de assistência técnica Iphone São Paulo ou em uma padaria de bairro.
Para isso, faça investigações diretas e identifique exatamente informações como:
- Aprender com erros e acertos;
- Como funciona o negócio;
- Como e para quem vende;
- Quais as estratégias usadas.
No ambiente online é muito fácil seguir os passos de uma empresa ou negócio. Aproveite e inspire-se para melhorar suas ações.
- Conheça a si mesmo
Definir-se é essencial para se conhecer. Por isso, prepare um perfil corporativo que diferencie sua empresa, identificando características que deseja representar, seus diferenciais, desafios e oportunidades.
Essa informação também é importante para seus colaboradores, pois eles também representam a empresa e fazem parte de sua imagem; e pelos seus potenciais clientes, para dar um objetivo claro, bem estruturado e de imagem corporativa.
Identifique suas diferenças e expanda-as através de sua comunicação com cabeamento estruturado, afinal, online a mensagem se espalha de forma ainda mais ampla.
- Determine seu público-alvo
O público-alvo é o grupo de pessoas que pode estar mais interessado no produto ou serviço oferecido e, portanto, os clientes em potencial.
Assim, você deve ter clareza sobre qual é a sua audiência, definindo segmentos demarcados da população e analisando as características do alvo.
É importante desenvolver um retrato detalhado dos aspectos socioeconômicos do público-alvo com dados aspectos da vida, entre os quais:
- Faixa etária;
- Gênero;
- Grau de educação;
- Hábitos e hobbies;
- Local de residência;
- Preocupações e motivações;
- Renda familiar.
Também é preciso estabelecer a segmentação por outras variáveis, como se um cliente decide comprar nobreak ou usa os serviços de aluguel repetidamente, por exemplo.
O comportamento no ambiente online também deve ser observado, pois é preciso saber se compartilham informações, visitas repetidas, tempo médio, taxa de rejeição e consumo de conteúdo em sites e redes.
- Defina metas viáveis
O plano de marketing é a ferramenta ideal para organizar e desenvolver um roteiro com ações concretas e periodicidades. Isso ajuda a otimizar seus esforços e a ser realista quanto ao seu compromisso de tempo.
Corporações com matriz e filiais contam com um plano de marketing abrangente, pois reconhecem a importância da publicidade desde o princípio.
No caso de uma empresa de instalação de energia solar que está iniciando os negócios, de pequeno e médio porte, um plano de marketing direcionado e adaptado ajuda a orientar o caminho.
De forma ideal, é preciso elaborar um plano que não seja de longo prazo, nem muito imediato.
Um ano, como aconselharam muitos profissionais de marketing, pode ser excessivo. Para determinados segmentos produtivos, os planos trimestrais são ideais.
Isso porque os hábitos de consumo se transformam continuamente, e é importante avaliar e mensurar as ações realizadas em um plano para repetir as bem-sucedidas.
Além disso, você também pode desenvolver estratégias sazonalmente.
Um plano de marketing ajuda a se organizar. Existe uma gama de ferramentas no mercado que também auxiliam a ser mais eficiente no trabalho.
4 tipos de estratégia de marketing para os negócios
Dentro das principais categorias de marketing, existem diversas estratégias, com mais inovações a cada ano. Contudo, existem algumas específicas que se adequam aos mais diferentes nichos, trazendo resultados interessantes de forma mais frequente.
Assim, os 4 tipos a seguir podem ser vistos como as principais ações para uma empresa em crescimento aplicar para se posicionar.
Eles devem se complementar, cada um alimentando a outra para torná-los mais eficazes.
- E-mail marketing
Uma das maneiras mais simples de alcançar os clientes é diretamente por e-mail. Isso significa que você deve adquirir o endereço de e-mail deles, conforme a disponibilização do contato pelo próprio usuário.
Não adianta comprar um banco de dados de endereços de e-mail – isso porque tendem a ser pessoas desinteressadas no negócio, que vão apagar ou descartar suas mensagens, bem como é uma ação ilegal.
Assim, o que você precisa fazer é reunir os endereços das pessoas que mostram interesse interagindo de alguma forma com o negócio, seja procurando um produto ou perguntando mais sobre o serviço de manutenção de nobreak.
Para que isso seja possível, é preciso atrair a atenção de alguma forma, com ações como:
- Conteúdo exclusivo;
- Eventos;
- Presentes grátis;
- Vales-desconto.
Dessa forma, você pode criar uma lista de e-mails de pessoas já engajadas com sua marca. Uma vez que você tenha esse recurso valioso, alimente-o corretamente, enviando novos conteúdos e vantagens para retê-los e convertê-los.
- Estratégia de SEO
O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização de mecanismos de busca, é o processo de projetar páginas da internet de maneira que seja melhor classificada pelos principais mecanismos de pesquisa, como Google e Bing.
É tanto uma arte quanto uma ciência, envolvendo aspectos técnicos e de atração e experiência para o público.
Afinal, os mecanismos de busca estão em constante evolução quanto a critérios e algoritmos para promover melhores respostas ao público, e é preciso que seus canais se adequem a essas diretrizes.
Ao colocar um esforço significativo em SEO, você pode aumentar as chances de que as pessoas que procuram por telefones Voip preços, por exemplo, também possam encontrar o item de forma online e com mais facilidade.
Você também será capaz de aumentar o tráfego, o que, por sua vez, melhorará seu SEO e resultados.
- Presença nas redes sociais
A presença de rede social, de alguma forma, se mostra essencial para as empresas, sejam grandes ou pequenas. Porém, é preciso marcar presença online para não perder espaço para a concorrência.
Canais de rede social como Facebook, Twitter, Instagram e Youtube são a maneira mais fácil e eficiente de projetar a personalidade do seu negócio e estar próximo de seus clientes em potencial.
Os novatos em rede social geralmente cometem o erro de lançar diretamente no marketing, o que pode apenas alienar seu público.
O primeiro passo é simplesmente tornar sua presença conhecida, envolver-se com as pessoas em seus termos, projetar uma personalidade amigável, ser interessante e conscientizar as pessoas sobre o que você faz.
Depois de criar seguidores suficientes dessa maneira, você pode começar a introduzir um marketing mais aberto.
- Participação em eventos
Até pouco tempo atrás, os comerciantes que desejavam vender produtos iam ao mercado. E realmente, não mudou muito.
No entanto, isso pode ser alcançado de diferentes formas. Você pode fazer grandes progressos na construção de sua base de clientes aparecendo em eventos como festivais, feiras e demais ocasiões em que seus clientes possam estar presentes em grande número.
Por exemplo, se a sua empresa faz transformadores de tensão, uma feira industrial seria o ideal, ou se você vende equipamentos esportivos, pode patrocinar campeonatos e esportistas.
Nesses eventos, envolva as pessoas com sua marca por meio de brindes, lanches ou atividades. Também colete os endereços de e-mail de potenciais contatos. Você pode, então, prosseguir para o e-mail marketing.
Conclusão
Seu plano de marketing é um documento prático, que se transforma em uma lista de atividades a serem realizadas para comercializar seu negócio.
Ao longo do tempo, é possível ampliar as atividades de divulgação, refinando determinadas ações e criando orçamento para cada atividade.
Ao desenvolver e implementar este plano de marketing prático, você pode encontrar problemas com sua estratégia de marketing original, como o orçamento, ou se está usando os canais de marketing errados, e até mesmo focando no público errado.
Consequentemente, poderá ajustar o caminho e obter melhores resultados, otimizando a comunicação e a publicidade.
Para entrar nos trilhos, vale retornar ao princípio, perceber as descobertas quanto à sua estratégia e atualizá-la, para que ela seja constantemente refinada.
Por fim, mantenha a estratégia e o plano atualizados para ter uma estrutura apropriada para a marca de maneira ampla, promovendo um ciclo contínuo e dinâmico de ações e obtenção de contatos qualificados.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.