Marketing DigitalNegócios

Como fidelizar clientes com chat no site

6 Mins read

As estratégias para fidelizar clientes são cada vez mais importantes para as empresas que querem se destacar e vencer a concorrência. Trata-se da maneira como a organização retém os clientes no pós-venda.

Essa prática gera impactos diretos nos resultados obtidos, principalmente de longo prazo. Sabemos que conquistar clientes é muito importante, afinal, quanto mais pessoas souberem da existência do negócio, mais ele vai crescer.

Só que as estratégias para atrair consumidores, além de caras, também são mais difíceis, afinal, estamos falando de indivíduos que ainda não conhecem a marca, seus produtos e serviços.

Não é fácil convencer alguém a comprar quando essa pessoa já possui uma marca preferida para a solução que você vende ou não entende o valor da oferta. Por outro lado, fazer negócios com quem já comprou é muito mais fácil.

É aquele cliente que já experimentou seu produto, sabe como ele funciona, como resolve o seu problema, entre outras características relevantes. Existem várias formas de fidelizar e uma delas é o chat no site.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar o conceito de fidelização de clientes, a importância dessa estratégia e dar algumas dicas para que você consiga colocar em prática no chat do site.

O que é fidelização de clientes?

A fidelização de clientes nada mais é do que um conjunto de estratégias que fazem com que os clientes que já foram conquistados sejam retidos e voltem a comprar mais vezes.

Que isso seja possível, é fundamental que a marca conquiste a confiança das pessoas, algo que acontece por meio do atendimento diferenciado e a oferta de produtos e serviços de excelente qualidade.

O objetivo é garantir que o consumidor volte a fazer negócios com um fabricante de chapa galvanizada para portão e seja até mesmo capaz de aumentar o ticket médio de cada cliente fidelizado.

De acordo com Phillip Kotler, existem diferentes níveis de fidelidade e entendê-los é fundamental para perceber em qual estágio se encontram as pessoas que já compraram com você, e assim desenvolver maneiras de elevar o grau de fidelidade. São eles:

  • Clientes infiéis;
  • Clientes inconstantes;
  • Clientes divididos;
  • Clientes convictos.

Os clientes infiéis são aqueles que não têm preferência por marca, os inconstantes mudam de marca o tempo todo, os divididos compram entre 2 e 3 marcas diferentes e os convictos sempre preferem a mesma empresa.

É claro que o objetivo de toda a organização é conquistar clientes convictos, mas antes, precisa compreender a importância de começar a fidelizá-los, principalmente pelo chat do site institucional.

Importância de fidelizar clientes pelo site

Uma empresa de laudo maquina nr12 pode utilizar o chat de seu site para fidelizar clientes, uma estratégia fundamental para aumentar o sucesso das vendas.

O chat online é um recurso que utiliza o ambiente virtual para que a organização possa promover seus produtos e serviços.

Por meio desse canal, ela atende seus clientes e utiliza esse processo como um diferencial para o negócio. O uso da ferramenta para fidelizar clientes faz com que a corporação conquiste mais credibilidade em seu mercado.

Consequentemente, consegue aumentar a recorrência de vendas e gerar impactos diretos nos lucros. Se esse recurso é capaz de fazer tudo isso, não é difícil imaginar a importância de uma estratégia de fidelização por meio dele.

Independentemente do tipo de página que seu negócio usa, como uma loja virtual, um blog ou até uma landing page, é indispensável oferecer o atendimento ao cliente.

Esse setor é crucial para construir a reputação da organização, sendo o maior responsável por transmitir credibilidade, resolver problemas que os clientes possam estar enfrentando com aquisição, obter feedback e aumentar a satisfação.

Um fabricante de bateria heliar 100 amperes pode oferecer atendimento por meio de vários canais, mas quando se trata do chat online, saiba que este recurso se tornou essencial nos dias de hoje.

Isso porque o consumidor moderno está cada vez mais conectado e a plataforma possibilita comunicação em tempo real, além de oferecer funcionalidades que colaboram com o crescimento da marca.

Veja, por meio do chat online, sua empresa sempre estará aberta para que o cliente tire suas dúvidas, resolva eventuais problemas, dentre outras possibilidades e sua utilização traz diversos benefícios.

Por exemplo, é possível aumentar muito os níveis de satisfação, gerar ótimas oportunidades de vendas, melhorar a experiência do cliente e qualificar melhor os leads.

Em vista de tantas funções que essa plataforma pode cumprir, naturalmente, também se transforma em uma excelente ferramenta para fidelizar clientes. Ela conta com diferentes recursos que tornam esse processo possível.

Dicas para fidelizar com o chat online

Se um fabricante de sanca em isopor quiser investir em uma estratégia de fidelização pelo chat online, precisa investir em algumas práticas. São elas:

Conhecer os clientes

A primeira coisa que você precisa fazer é conhecer seus clientes, principalmente quem já comprou com o seu negócio mais de uma vez. Independentemente de qual seja o segmento da companhia, lembre-se de que eles esperam atendimento de qualidade.

Absolutamente todo tipo de mercado está extremamente concorrido, assim sendo, faz toda a diferença investir em maneiras de se destacar.

O atendimento por chat é uma delas, por conta disso, o consumidor vai notar que a sua marca possui um recurso a mais que facilita a vida dele e a comunicação entre vocês.

Fornecer respostas rápidas

As pessoas podem desistir de comprar se o atendimento demorar muito, afinal, o consumidor moderno tem pressa e não gosta de esperar. Ele enxerga no ambiente virtual um local onde pode ter suas solicitações atendidas com rapidez.

Se a empresa demorar muito para responder, é muito provável que o consumidor procure auxílio com a concorrência.

Agora, se um fabricante de viga ferro armado atender rapidamente, terá no chat online uma excelente ferramenta para fidelizar e reter os consumidores. Para isso, pode utilizar os chatbots e convites proativos.

Usar convites proativos

Já que mencionamos esses convites no tópico anterior, vale a pena falar um pouco mais sobre eles. O chat online possui um recurso de convite proativo que faz toda a diferença para as estratégias da marca.

Enquanto o cliente acessa o site da corporação, uma janela de conversa se abre automaticamente e traz para o visitante uma informação relevante, considerando as páginas que ele navegou na plataforma.

A marca consegue surpreender as pessoas com promoções, descontos e outras estratégias totalmente compatíveis com as necessidades delas.

Oferecer descontos

Um fabricante de sofá chaise longue 4 lugares deve usar os convites proativos para oferecer descontos exclusivos, algo que agrada absolutamente qualquer pessoa.

Da mesma forma como a corporação utiliza o e-mail marketing para enviar cupons de desconto, pode usar o chat online.

Configure as páginas do site onde deseja disponibilizar os cupons e conduza o cliente dentro do funil de vendas. Essa estratégia ajuda principalmente os compradores que estão em dúvidas sobre finalizar ou não a compra.

Personalizar o atendimento

O atendimento personalizado é crucial para a fidelização de clientes, principalmente no chat online. Você pode integrar este recurso com uma ferramenta CRM para que o atendente tenha acesso a todas as informações do contato e histórico de compras.

Uma clínica especializada em jato de plasma para melasma pode utilizar as informações para personalizar o atendimento, chamando o cliente pelo nome e identificar o comportamento de compra, agilizando a decisão final.

Integrar as plataformas

Você já sabe que o chat online é uma ferramenta muito eficiente para fidelizar as pessoas que compram com você e o quanto ele é popular como escolha por parte dos clientes.

Mesmo assim, é muito importante que a organização ofereça outras opções de canais, afinal, é uma forma de expandir as possibilidades de contato e permitir que o cliente tenha autonomia na hora de escolher como quer falar com a empresa.

Além do chat, um pet shop banho e tosa gato pode atender pelo telefone, por e-mail, nas redes sociais, aplicativos de mensagem, entre outros.

O importante é que todos eles ofereçam um serviço de qualidade, com respostas rápidas e que estejam integrados, ou seja, que funcionem juntos.

Se não houver essa integração, a equipe de atendentes pode se sentir um pouco perdida e é fundamental que uma solicitação que começou, por exemplo, no chat do site possa ser desenrolada em outros canais.

Se o cliente tiver que repetir o que ele quer ou qual é o seu problema, vai ficar desapontado e a empresa terá sua imagem prejudicada.

Considerações finais

O chat online é mais um recurso que o seu negócio pode usar para atender melhor os clientes e aproveitar para fidelizar as pessoas que já compram com você.

Por meio de ações simples como as que vimos anteriormente, a empresa utiliza essa plataforma para reter os consumidores, aumentar sua satisfação e fazer com que comprem novamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagens relacionadas
Marketing Digital

Criação de conteúdo no Instagram: Os segredos para engajar em 2024

6 Mins read
O Instagram continua evoluindo de forma dinâmica, impactando a maneira como marcas e criadores se conectam com seu público. Em 2024, entender…
Marketing Digital

Tendências de SEO em 2024: O Que Esperar para o Futuro e Como se Preparar

4 Mins read
À medida que a tecnologia avança e o comportamento dos consumidores evolui, o SEO (Search Engine Optimization) também se transforma. Em 2024,…
Marketing Digital

SEO em Plataformas Headless: Como Otimizar Seu Conteúdo

4 Mins read
Nos últimos anos, o conceito de plataformas headless ganhou destaque no cenário digital, especialmente entre desenvolvedores e profissionais de marketing. Com a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *