DesenvolvimentoNegóciosNotíciaStartup

Empreendedorismo Digital e o novo conceito de liberdade geográfica

4 Mins read

Empreender tem sido um desafio nos tempos atuais, devido às consequências da pandemia e a situação econômica desfavorável em que o país se encontra. Porém, existe um setor que nunca para de crescer e que atualmente vem ganhando mais força no mercado: o empreendedorismo digital. 

Mesmo antes do surgimento do COVID-19, o empreendedorismo digital já vinha ganhando força, devido ao seu grande potencial de atrair clientes e facilitar as compras e o contato com as empresas. Ao invés dos clientes se deslocarem até as lojas para adquirir um produto, podem comprar o mesmo produto através do seu celular, tablet ou computador; inclusive podendo fazer pagamentos através do meio digital.  

Então, o empreendedorismo digital trouxe inúmeras possibilidades e vantagens para o consumidor e empreendedor, além de ser o foco de milhares de empresas que estão fazendo sucesso no mercado hoje em dia. Uma dessas vantagens que vem se popularizando é a liberdade geográfica.

Vamos conhecer um pouco sobre a relação entre o empreendedorismo digital e liberdade geográfica? Vem comigo!

O que é empreendedorismo digital?

O primeiro ponto importante é conhecer o que é de fato o empreendedorismo digital, antes de entendermos suas vantagens. 

Esse termo corresponde à modalidade de negócio que surgiu no mercado juntamente com o avanço da tecnologia, ou seja, é realizado através de meios digitais, geralmente dependente do recurso da internet, com o objetivo de vender produtos ou serviços sem a necessidade de uma loja física para captar clientes e realizar as transações. Por esse motivo, esse tipo de empreendimento simboliza a nova liberdade, já que o espaço que ocupa é apenas virtual.

Dentro dessa modalidade de negócios de liberdade geográfica podemos destacar a venda de produtos digitais como livros, cursos, filmes, serviços de tradução e suporte, serviços de design e programação, jogos, músicas, auxílio acadêmico e etc. 

Com o surgimento da pandemia, vimos que muitas escolas e faculdades passaram a ofertar o ensino à distância ou híbrido, na busca pela continuidade do processo de ensino. O número de alunos matriculados nessas modalidades aumentou muito e trouxe benefícios tanto para eles quanto para as instituições de ensino privadas. Esse é um bom exemplo de como o mercado pode se adaptar à atualidade e fazer uso do empreendedorismo digital em momentos de crise e fora dela. 

Além disso, produtos físicos também podem ser vendidos sob encomenda, para serem entregues aos consumidores após o pagamento no site ou aplicativo. 

Quais as vantagens do empreendedorismo digital?

Já sabemos que o empreendedorismo digital ocorre no meio virtual, mas se você pensa que essa modalidade de negócios a distância o cliente da empresa está equivocado! Uma das melhores vantagens desse tipo de negócio é poder ter um contato constante com o cliente, seja através de e-mails, chats, WhatsApp ou outros meios de contato.

O cliente vai sempre estar à um clique da equipe de vendas e os dados pessoais, das compras passadas e preferências podem ficar disponíveis através de um banco de dados da empresa digital, com prévia autorização do cliente, claro. Isso cria inúmeras oportunidades de contato da equipe de vendas com os clientes e um ambiente favorável para atuação da equipe de marketing. 

Outras vantagens do empreendedorismo digital são:  

  • Melhor qualidade de vida do empreendedor e funcionários; 
  • Baixo custo operacional; 
  • Horários flexíveis;
  • Vendas sem interrupção devido ao horário comercial;
  • Liberdade geográfica.

Nesse tipo de empreendimento, você poderá escolher qual horário trabalhar e lançar mão da tecnologia para atender clientes fora do seu horário de trabalho. Dessa forma, é possível ter mais tempo livre para realizar outras atividades do dia-a-dia.

Outro ponto de destaque é o baixo custo. Para que você comece a empreender no mundo digital precisará apenas de um computador, internet e muita criatividade. À medida que sua empresa crescer, poderá investir em outros recursos úteis como um sistema CRM para gerenciar os clientes e melhorias na plataforma de vendas e contato com os clientes. Por isso, mesmo que você não tenha um alto valor para investir no momento é possível começar seu negócio digital com liberdade geográfica

O que é liberdade geográfica e qual sua relação com o empreendedorismo digital?

Um dos melhores benefícios do empreendedorismo digital é a liberdade geográfica. Esse termo surgiu recentemente para definir as possibilidades de movimentos geográficos que o empreendedor digital poderá realizar como vantagem desse tipo de negócio. Para atuar no meio digital, não é necessário ter um espaço físico, como vimos anteriormente e por isso, aqueles que atuam nesse meio podem ter a liberdade de se deslocar para outras cidades, estados ou países com facilidade, sem ficar preso à um escritório. 

O empreendedorismo digital também abriu espaço de liberdade geográfica para pessoas que estão levando um estilo de vida de nômades digitais, que viajam o mundo todo e muitas vezes não tem residência fixa. Por isso, o empreendedorismo digital e liberdade andam de mãos dadas.

Para as empresas que atuam com entregas de produtos físicos, poderão contar com serviços de correios ou outras transportadoras para realizar a entrega dos produtos em nível nacional ou internacional. No caso dos produtos digitais, os serviços poderão ser oferecidos para clientes do mundo todo e você poderá também explorar a possibilidade de oferecer uma plataforma de vendas dos seus produtos em outros idiomas.

Sim! Esse é o emprego dos sonhos! Ser bem sucedido e poder viajar para onde e quando quiser é o desejo de muitas pessoas.

Postagens relacionadas
Desenvolvimento

Estratégias práticas para concretizar suas metas de vida e conquistas pessoais

3 Mins read
Todos nós sonhamos com algo que desejamos conquistar em nossa vida, desde metas profissionais até objetivos pessoais. Conseguir aquela promoção e ganhar…
MundoNotícia

Oportunidade Exclusiva: Armas de Fogo do Paraguai Disponíveis para Importação

2 Mins read
Oportunidades e Riscos: Importando Armas de Fogo do Paraguai Na esfera do comércio de armas, uma questão que tem despertado interesse é…
Negócios

Estratégias para melhorar a segurança em espaços públicos e on-line

3 Mins read
A preocupação com a segurança é algo que qualquer pessoa, naturalmente, tem. Antes, as pessoas tinham preocupação em como garanti-la no mundo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *