Cotidiano

Mudanças climáticas: protegendo seus pets das temperaturas extremas

3 Mins read

Durante a pandemia, a adoção de animais domésticos apresentou um crescimento no Brasil. Afinal, ao longo do isolamento social, as pessoas encontraram nos bichinhos verdadeiras companhias. Logo, esses peludos se tornaram membros da família. Portanto, assim como nos preocupamos com os nossos entes queridos, tais seres também merecem atenção redobrada, especialmente em cenários de variações climáticas. 

Isso porque as mudanças do tempo podem afetar significativamente a saúde e o conforto dos nossos amigos de quatro patas. Assim, é importante ficarmos de olho e sabermos como nos preparar para enfrentar tanto o frio quanto o calor. Daqui para frente, por exemplo, é bacana investir em uma roupa para cachorro, um bom abrigo e, até mesmo, em alternativas que garantam a hidratação do pet no dia a dia. 

Assim, te convidamos a continuar acompanhando esta leitura e entender, em poucos passos, como colocar essas recomendações em ação. É só conferir e se atualizar. Vamos lá?

Cuidados para proteger o pet no frio

Em 2023, o inverno no Brasil não foi tão rigoroso assim, especialmente por conta do El Niño — um fenômeno conhecido por fazer com que a atmosfera fique mais quente. Contudo, e mesmo nesse cenário, existem regiões do país, como o Sul e o Sudeste, em que os termômetros podem apresentar níveis baixíssimos, causando sofrimento não somente aos seres humanos, mas principalmente aos animais. 

Sendo assim, o primeiro cuidado é garantir que o pet tenha um abrigo adequado, ainda mais se ele estiver instalado na área externa da casa. Um canil ou uma casinha, bem isolados e à prova de vento, são essenciais nessas condições. 

Também é bacana oferecer ao peludo uma caminha quente e confortável, elevada do chão para evitar o contato direto com o piso gelado. Almofadas e cobertores isolantes são excelentes artigos para mantê-los aquecidos nessas situações. 

Por último, e não menos importante, as roupinhas especiais para cães e gatos são excelentes. Além de serem estilosas e fofinhas, essas peças oferecem isolamento extra e mantêm o animal sempre protegido, durante o dia e à noite.

Cuidados para proteger o pet no calor

Como falamos, 2023 está sendo um ano pautado por fenômenos climáticos — e a tendência é que esses acontecimentos sejam cada vez mais frequentes. Em algumas cidades, por exemplo, os termômetros atingiram 45ºC, apresentando risco à vida da população e também dos pets. 

Com isso em mente, o ideal é adotar algumas medidas capazes de refrescar o bichano, promovendo mais conforto e bem-estar em diferentes situações. A mais importante delas? Hidratação constante. No dia a dia, garanta que o seu animalzinho tenha acesso à água fresca e limpa. Se quiser mais praticidade, o uso de fontes automáticas são ótimas saídas para assegurar que o peludo nunca passe sede. 

Outro ponto interessante é observar o horário dos passeios, evitando as caminhadas nos períodos de temperaturas elevadas e dando preferência por atividades pela manhã ou no fim da tarde. O motivo é um só: superfícies quentes demais, como o asfalto e a areia, podem acabar queimando as patinhas do animal. 

Já para os tutores que têm o costume de levar o pet para passear de carro, a indicação é nunca deixar o bichinho dentro do veículo em dias quentes. Ainda que as janelas estejam abertas, a temperatura dentro do local pode aumentar rapidamente e, com isso, tornar todo o espaço perigoso para o peludo. Combinado?

Mais dicas rápidas para ter no radar 

  • Sempre tose o bichinho durante os climas quentes. 
  • Mantenha a alimentação do bichano em um local coberto e ventilado. 
  • Garanta que a vacinação do pet fique em dia. 
  • Identifique o pet com uma coleira ou placa específica. 
  • Leve o seu amigo de quatro patas a consultas regulares no veterinário. 

Postagens relacionadas
Cotidiano

Qual é a matéria-prima do masterbatch?

2 Mins read
O masterbatch é um produto muito utilizado na indústria de plásticos, pois permite colorir e adicionar propriedades aos termoplásticos de forma prática…
Cotidiano

Quais os principais cuidados com pets idosos?

3 Mins read
Afinal, pets idosos precisam mesmo de farmácia veterinária 24 horas delivery? É normal ter muitas dúvidas sobre os cuidados com os bichinhos…
CotidianoMundoTravelViagem

Saiba quem pode fazer intercâmbio de estudos e demais detalhes sobre o assunto

4 Mins read
Os programas de intercâmbio de estudos são uma forma incrível para os estudantes expandirem seus horizontes acadêmicos e culturais. Eles oferecem a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *