Uncategorized

Qual é a função do relé?

3 Mins read

‌O relé foi projetado em 1830, por Michael Faraday e esse componente possui inúmeras aplicações em circuitos elétricos, especialmente para ligar ou desligar dispositivos, interruptores que possuem alta capacidade de corrente e tensão. 

O termo relé vem do francês e pode ser traduzido como ‘transmitir’, sendo esta palavra uma referência direta a capacidade desse componente agir como interruptor através da transmissão de corrente elétrica. 

Qual é a função do relé?

A função básica de um relé é controlar um circuito com um sinal por meio de uma chave controlada por corrente ou tensão. É um componente que atua como interruptor para acionar ou parar a ação de um circuito. 

Apesar de serem antigos, os relés evoluíram da versão eletromecânica (primeira geração) para a versão sólida (segunda geração) e a digital (terceira geração) passando por modificações de aprimoramento entre uma geração e outra. 

Para que serve?

Os relés servem para realizar automações residenciais e comerciais, como, por exemplo, acionar lâmpadas e janelas eletrônicas, portões eletrônicos, para proteção e movimento de portas de elevadores, no tratamento de água, no processamento de alimentos, entre outras funcionalidades.

Como funciona o relé?

A forma de funcionamento de um relé não é complexa. Basicamente, quando uma corrente circula pela bobina, é gerado um campo eletromagnético que atrai vários contatos. Tais contatos são responsáveis por abrir e fechar os circuitos. 

Um relé é formado pelos seguintes componentes: bobina de cobre, uma armadura fixa, outra armadura, mas móvel, contatos (NA e NF), mola de rearme e terminais de alimentação. A parte mais relevante é a bobina, responsável por atrair a armadura móvel e alterar o estado dos contatos. 

Ao interromper a corrente elétrica que passa pela bobina, o campo eletromagnético também é interrompido, em outras palavras, os contatos voltam para suas posições originais. Os relés possuem configurações para os contatos, que podem ser o normalmente aberto (NA) ou normalmente fechado (NF). 

Os contatos NA são aqueles que se encontram abertos quando a bobina não está devidamente energizada e se fecham quando a bobina ganha corrente (é energizada). O NF é o contrário, os contatos se abrem quando a bobina é energizada.

Onde utilizar o relé?

Os relés, em geral, são usados em quadros de comandos, lâmpadas e eletrônicos, promovendo a função de ligar e desligar. Podem ser usados também no local que seja necessário fazer controle de temperatura, usado também em elevadores e usinas hidrelétricas. 

O uso do relé depende do seu tipo, pois existem no mercado diferentes tipos de relés para funções diversas. É o que vamos tratar no tópico a seguir, pois é imprescindível conhecer os principais modelos de relé com suas distintas atuações.

Tipos de relé

Existem três tipos de modelos principais de relé que são temporizadores, térmicos e de proteção. Cada tipo tem suas funções e características peculiares, que o tornam diferentes uns dos outros.

O relé temporizador permite ajustar o tempo para que seus contatos possam se abrir ou fechar. Esse modelo é frequentemente usado em quadros de comando, lâmpadas e outros eletrônicos que sejam possíveis ligar e desligar.

O relé térmico é usado para fazer o controle de temperatura, por isso, é muito utilizado em ar condicionado e incubadoras, por exemplo. Já o relé de proteção é capaz de medir o isolamento, tensão e sequência de fase, e é acionado de acordo com as correntes elétricas que podem ligar ou desligar o dispositivo. Para achar a opção ideal para seu projeto, a Eletrogate oferece as melhores soluções em componentes eletrônicos, sensores e módulos. No site da Eletrogate você pode conferir todos os produtos e contar com uma equipe que entende do assunto.

Postagens relacionadas
Uncategorized

Como curar um coração ferido? Veja dicas com Pai Antônio de Ogum

2 Mins read
Curar um coração ferido é uma jornada pessoal e muitas vezes complexa, que pode ser facilitada com o apoio de práticas espirituais…
Uncategorized

Como encontrar seguro de vida com melhor custo-benefício?

3 Mins read
Descubra como contratar seguros de vida baratos e quais os prós e contras que devem ser considerados para acertar na escolha. Confira!
Uncategorized

Como calibrar os pneus corretamente?

3 Mins read
Não importa se o seu carro possui pneus aro 16, 17, 19, ou qualquer outro, realizar a calibragem correta desses componentes é…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *