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Saiba a importância do Marketing Omnichannel

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A sociedade em geral e o mercado consumidor conta com acesso a diversos dispositivos eletrônicos, como: smartphones, assistentes virtuais e televisores com acesso à internet. Essa acessibilidade abre portas para que o marketing omnichannel seja explorado nas mais diversas vertentes. 

Para ir além do fator decisivo quando um cliente se vê frente a diversas opções de consumo, as empresas devem oferecer produtos acessíveis e de qualidade, com preço competitivo em relação aos concorrentes.

Sendo assim, as marcas devem explorar ao máximo o marketing omnichannel, se mostrando presente em múltiplos canais para se destacar, e estar à disposição dos clientes, qualquer que seja o local em que eles se encontram, desde que seja aproveitado o momento mais oportuno.

Para colocar o cliente no centro de estratégia, a empresa deve promover experiências positivas, consistentes e integradas em cada ponto de contato ao longo da jornada do cliente. 

Venha entender melhor do que se trata o marketing omnichannel no texto a seguir!

O que é marketing omnichannel?

O marketing omnichannel é uma abordagem estratégica que oferece uma experiência de marca unificada em todos os pontos de contato com o cliente, e pode ser aplicada a partir da terceirização de limpeza, por exemplo. 

O objetivo é criar conexões superiores e de alta qualidade que impulsionam os clientes a agir.

Trata-se de conhecer os clientes, não importa onde eles estejam ou para onde vão, como uma marca consistente, com mensagem, experiência e autoridade. 

Mesmo que os clientes pulem de canal para canal, de dispositivo para dispositivo ou de pessoa para chatbot, eles podem fazer isso de maneira fácil e perfeita porque a empresa fornece a eles um ecossistema compartilhado e conectado.

A importância do marketing omnichannel 

De acordo com um estudo recente apresentado pelo PrestaShop, 87% dos clientes dizem que esperam uma experiência pessoal, devidamente personalizada, consistente com o que prega a marca, quaisquer que sejam os canais em que realiza a compra. 

Em outras palavras, eles não querem se contentar com nada menos do que uma experiência omnichannel em relação às marcas favoritas, com possibilidade de ganhar máquina de solda mig mag ao final de uma compra, por exemplo..

O significado dessa experiência de marketing é que os clientes se lembram de como se sentem depois de encontrar uma marca em diferentes pontos de contato.

Independente do local, horário, canal ou número de engajamentos e interações, o objetivo do marketing omnichannel é deixar os clientes em potencial com um sentimento positivo sobre a marca.

Esse sentimento é o que leva as pessoas a agir e comprar um produto, contratar um serviço e contar aos amigos sobre isso.

Consequentemente, as empresas que usam estratégias omnichannel e oferecem experiências de primeira classe veem os efeitos positivos.

Como ter sucesso com o marketing omnichannel

Com tantos canais, preferências do cliente e variáveis ​​desconhecidas, é um desafio controlar todos os aspectos da experiência enquanto consumidor. 

Há muito o que uma empresa de engenharia civil precisa fazer para oferecer uma experiência implementando diferentes canais de comunicação. 

De fato, o marketing omnichannel visa fornecer aos clientes uma experiência de marca positiva e unificada em todos os pontos de contato com o cliente. 

Isso parece diferente para cada organização, mas sempre envolve uma estratégia, somado a esforços que suportam:

  • Agilidade; 
  • Consistência;
  • Precisão;
  • Relevância.

Dessa forma, todo empreendedor pode ter sucesso com o marketing omnichannel seguindo dicas  que podem ajudar a obter resultados relevantes. 

  1. Tenha uma estratégia. 

A estratégia implementada por empresas de energia solar em fortaleza deve ser real, ou incluir um plano documentado que se possa compartilhar em todas as organizações.

Uma estratégia cuidadosa ajuda a empresa, como um todo, e as equipes de cada setor, a entender o propósito do programa de marketing omnichannel, onde concentrar esforços e como vencer. 

  1. Controle a marca. 

Uma parte importante de fornecer aos clientes uma experiência de marca unificada é ter uma aparência, uma sensação e uma voz consistentes. 

Estabelecer diretrizes de marca de um escritório contábil para que as equipes saibam exatamente como podem ou não aproveitar o visual e o conteúdo, como um todo, ajuda na estratégia de marketing omnichannel. 

Outra ideia é descobrir os processos, controles, pessoas e ferramentas que se precisa para conseguir isso. 

  1. Faça uma abordagem de CTA. 

Se parecer difícil reformular todo o programa de publicidade com uma iniciativa de marketing omnichannel ambiciosa e abrangente, o segredo é dar os primeiros passos.

Dessa forma, é preciso identificar  uma necessidade específica do cliente, como uma experiência de checkout mais perfeita, e desenvolver uma campanha em torno dela. 

A partir de então, à medida que se aprende e melhora, os próximos passos tendem a expandir os esforços. 

  1. Aproveite os dados

A relevância é uma grande parte do fornecimento de uma experiência superior ao cliente em todos os canais de comunicação. 

Se os clientes não se importam com o que a empresa está compartilhando ou dizendo, isso não se mostra como uma boa experiência. 

Por isso, é preciso recorrer aos dados de conteúdo para entender qual mensagem e materiais devem ser entregues, e em que momento mais apropriado.

Cada empresa pode personalizar as recomendações de consumo para conter e se propor a cuidar do assessoria trabalhista, entendendo os produtos com os quais os clientes se importam. 

Importante, nesse ponto, é não reter os dados em um único setor. 

De forma ideal, o melhor é compartilhar em toda a organização para que diferentes equipes possam ter compromissos relevantes e com base em informações.

  1. Aprimore os fluxos de trabalho. 

De uma forma abrangente, é preciso pensar nas pessoas internas e externas, assim como os processos e tecnologias que estão envolvidas para ajudar a oferecer uma experiência de cliente melhor e mais unificada. 

Para isso, é preciso avaliar quais fluxos de trabalho criativos e de marketing estão funcionando e não estão funcionando. 

A seguir, vem a implementação de um plano com objetivo de otimizar ineficiências, promover a colaboração e aproveitar melhor o marketing omnichannel.

Benefícios do marketing omnichannel para empresas

A implementação de um planejamento de marketing channel dentro de uma empresa resulta em diversos benefícios, muitos dos quais podem ser aproveitados por um longo tempo. 

  1. Sinergia entre departamentos e canais 

O marketing omnichannel é responsável por criar uma melhor sinergia ao envolver os clientes em qualquer canal de preferência. 

Por exemplo, um cliente pode comprar um suéter em uma loja online e visitar a loja física para devolvê-lo. 

Devido ao processo perfeitamente integrado, uma empresa pode extrair os dados do cliente em segundos e concluir a devolução em pouco tempo. 

Dessa forma, a organização reconhece a individualidade do cliente com experiências personalizadas online e no local.

  1. Visibilidade da marca 

O marketing omnichannel ajuda a colocar a mensagem da marca em todos os canais de maneira uniforme e oportuna, seja online, no celular ou na loja. 

Cada vez que um cliente em potencial encontra a marca, ele obtém uma experiência consistente e altamente personalizada. 

Isso leva a uma melhor visibilidade da marca e maior fidelidade do cliente.

  1. Coleta e análise de dados 

Ao implementar uma estratégia omnichannel, uma empresa de licenciamento ambiental pode coletar e integrar dados de clientes de canais e sistemas separados, como:

  • Carrinhos de compras, 
  • IDs de dispositivos;
  • Listas de e-mail;
  • Programas de referência e fidelidade; 
  • Redes sociais;
  • Sistemas de PDV.

Com a ajuda dessas informações, a empresa passa a ter uma visão 360° de cada cliente que se envolve com a marca. 

Usando os dados coletados, equipes de vendas e de marketing podem examinar os comportamentos, interesses e intenções dos clientes.

Com isso, passa a criar melhores campanhas de marketing e, finalmente, alcançar taxas de conversão mais altas.

  1. Melhor segmentação de clientes

A análise precisa dos dados de clientes ajuda a encontrar os leads ideais, e segmentá-los de acordo com a proposta de atuação no mercado. Essas informações permitem que se crie melhores campanhas de marketing. 

Por exemplo, se um cliente comprar uma calça em uma loja online, um anúncio sobre o produto idêntico em uma tela provavelmente irá incomodá-lo. 

Por esse motivo, a loja pode fazer upselling ou cross-selling com anúncios de jaquetas de couro, camisetas ou sapatos que combinem perfeitamente com a calça.

  1. O marketing omnichannel é rentável 

Graças aos insights adquiridos a partir da coleta de dados, uma empresa de terceirização de limpeza pode criar campanhas de marketing e usar recursos com mais eficiência. 

Ao interpretar os dados omnichannel, a equipe de marketing pode reconhecer quando e onde focar em canais específicos para obter maior ROI (Return Over Investiment), isto é, retorno sobre o investimento. 

Conclusão

O marketing omnichannel é uma maneira eficaz de aumentar as conversões, construir uma marca forte e memorável e criar experiências inesquecíveis para os clientes. 

Afinal de contas, o marketing é sobre pessoas e, em essência, o marketing omnichannel tem tudo a ver com construir confiança, aumentar o engajamento e impulsionar as vendas.

Até pouco tempo atrás, as marcas tinham poucas opções para interagir com os clientes. 

Hoje em dia, os canais são abundantes, e é por isso que o marketing omnichannel é um próximo passo natural para os esforços de marketing de qualquer empresa.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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