Existem diversos modelos de moto disponíveis no mercado. Conhecer as suas principais características e peculiaridades é essencial para escolher a melhor moto para as suas necessidades. Além de pensar em escolher o melhor capacete, apostando num capacete aberto para melhor visualização, escolher a moto mais indicada é fundamental para a sua rotina.
Pilotar uma moto não é uma tarefa simples, com tantos modelos de motocicletas disponíveis é preciso entender qual é o melhor momento para usar cada moto. Conhecer seu perfil e as características de cada tipo de moto é uma forma de escolher uma moto que se adeque as suas necessidades.
Confira abaixo quais são os principais modelos de motocicletas disponíveis no mercado brasileiro.
Street
As motos street são modelos produzidos para circular pelas cidades. Esse tipo de moto é voltado para quem trabalha ou passeia muito com a moto. Por ser um modelo bastante leve e resistente, além de contar com a garupa, as motocicletas street são excelentes opções para trabalhadores que utilizam a moto no dia a dia. Alguns exemplos de moto desse modelo são a Yamaha YBR 125 e a Suzuki GS 500.
Scooter
A Scooter é outro modelo bastante conhecido dos motociclistas brasileiros. Esse modelo tem opções bastante acessíveis e é mais voltado para o tráfego urbano. As scooters são motos de baixa potência, com câmbio automático e um espaço para transporte de encomendas. Quem tem pouco dinheiro para investir e quer uma moto pode apostar na scooter para começar a pilotar e até trabalhar com a moto.
Cub
Os modelos cub são intermediários entre a scooter e o Street. Esses modelos trazem motores mais simples com câmbio manual ou semiautomático, tem baixa cilindrada e também possuem espaço para guardar volumes.
Naked
As motos naked são modelos mais antigos de motocicletas, mas que seguem bastante atuais no mercado. Com inspiração em modelos esportivos dos anos 1970, as motos naked surgem como uma opção ousada para uso na estrada e em cidades. Em inglês naked significa “nua”, fazendo alusão a falta de carenagem na estrutura da moto, sendo um modelo mais simples em seu design.
Uma das principais características da naked é que ela permite que o motociclista fique em posição ereta, o que traz mais comodidade ao pilotar. A Kawasaki Z 750, Yamaha Axis 90, BMW R 1200 R e a Honda CB 500 F são alguns dos principais modelos de moto naked no mercado brasileiro.
Custom
As motos de modelo custom são tradicionais e clássicas. As primeiras motos do estilo surgiram nos anos 1950 e 1960 com os clássicos modelos da Harley-Davidson. O nome indica que as motos custom são modelos customizados, personalizados para diferentes estilos.
Em geral, as motos custom são inspiradas em modelos de moto americanas antigas. Os modelos são ótimas opções para quem gosta de viajar ou que sair para passear com a moto. Por ter bancos mais baixos, é possível ter muito mais comodidade para percorrer grandes distâncias.
Touring
As motos touring são modelos muito indicados para viajar. Entre suas principais características, essas motocicletas são maiores, com maior espaço para bagagens, bancos maiores e trazem um tanque de combustível maior, o que gera maior autonomia durante viagens. Além disso, as motos touring tem alta potência e por serem mais pesadas trazem mais estabilidade. A Kawasaki Voyager e a BMW K 1200 GT são modelos de motos touring bastante populares no Brasil.
Esportiva
As motos esportivas são modelos voltados para competições, mas que também podem ser usadas em estradas. Os modelos trazem uma estrutura de carenagem com maior aerodinâmica e pedaleiras projetadas para atingir altas velocidades. Uma característica do modelo é a posição de pilotagem do piloto, que fica deitado de bruços sobre o tanque de combustível na hora de pilotar.
Como vimos aqui, cada modelo de moto se adequa a diferentes tipos de necessidades. Os modelos trazem inspirações em motos antigas e tradicionais, além de novas apostas em modelos voltadas para atender necessidades de mercado com a produção de motos para trabalhar ou para viajar com maior comodidade.